Depois de montar e estruturar o negócio, uma das principais dúvidas de muitos fisioterapeutas é “como fazer minha clínica crescer?”. Para responder a essa pergunta é fundamental ter um ótimo conhecimento do seu negócio, entendendo quem forma o seu público-alvo e quais são os principais diferenciais que você oferece a essas pessoas.
Quanto mais você entender o seu mercado e as necessidades dos seus pacientes, mais fácil será pensar em estratégias simples, mas que tragam um ótimo retorno, melhorando o número de atendimentos e organizando melhor a sua gestão.
Ficou interessado? Veja as dicas que separamos!
1. Realize ótimos atendimentos
O atendimento humanizado é algo que pode diferenciar de forma significativa a sua clínica, fazendo com que os seus pacientes se sintam mais satisfeitos com o seu serviço e aumentando as chances de indicá-lo para amigos e parentes.
Por isso, sempre trabalhe de forma a encantar os seus pacientes, atendendo cada um de forma única, explicando sobre o problema que ele apresenta, as técnicas de tratamento que você usará, a importância da colaboração do paciente e o tempo médio em que será possível notar melhoras.
Além disso, não se esqueça do poder do pós-atendimento. Quando seu paciente tiver alta, aguarde uns dias e faça contato com ele. Uma ligação telefônica já será suficiente, questionando se ele ficou satisfeito com o atendimento que recebeu, o que poderia ser melhorado, se está se sentindo bem e se as dores reduziram, entre outras questões.
Esse cuidado diferenciado fará com que seu paciente se sinta especial e importante para você e para a sua clínica e, com certeza, fará com que ele se lembre da sua marca quando precisar de auxílio novamente ou para indicá-la a outras pessoas.
2. Faça treinamentos constantes
Quanto mais você e os seus colaboradores estiverem atualizados, melhor será para prestar um atendimento de excelência aos pacientes. Por isso, investir em treinamentos e cursos de especialização é de extrema importância, conhecendo novas técnicas e possibilidades de serviços que o diferencie da concorrência.
Porém, não foque apenas no ramo da fisioterapia e da saúde. Se é você quem gerencia o seu próprio consultório, vale a pena adquirir outros tipos de conhecimento, como matemática financeira, marketing pessoal, gestão de pessoas, entre outros.
Tudo isso é capaz de agregar no seu dia a dia, na motivação dos seus funcionários e na forma como as pessoas percebem a sua clínica e confiam na sua marca.
3. Tenha uma boa equipe e saiba delegar tarefas
Para fazer uma clínica crescer é indispensável ter uma boa equipe de funcionários, afinal, será difícil você conseguir realizar os atendimentos, trabalhar na recepção e desempenhar todas as funções necessárias.
Na hora de contratar, busque por colaboradores que tenham uma visão parecida com a sua e que estejam de acordo com o que a sua clínica representa. Por exemplo, se você quer que o seu consultório seja conhecido por usar técnicas modernas, busque por pessoas que também tenham a motivação de continuarem estudando e se especializando.
Quanto mais seus colaboradores se identificarem com a sua clínica, mais motivados eles trabalharão, melhorando o atendimento que prestam aos seus pacientes. Não se esqueça, ainda, de oferecer treinamentos periódicos e de criar rotinas para cada função.
Nesse processo também é fundamental saber delegar tarefas, evitando centralizar todas as decisões em você, algo que pode trazer morosidade ao seu dia a dia.
Se você tem uma equipe bem treinada, alinhada com a cultura empresarial e de confiança não será difícil delegar tarefas, e você terá mais tempo para gerenciar a sua clínica.
4. Pense também no lado financeiro
O crescimento sustentável é o que as empresas buscam. Isso significa conseguir crescer, mas sem colocar em risco a qualidade do serviço que prestam e nem a vida financeira da clínica.
Porém, para conseguir esse objetivo, é fundamental ter um controle preciso de tudo o que entra e sai em termos de dinheiro do seu consultório, evitando contrair dívidas, financiamentos e créditos que você não conseguirá pagar.
Entender todos os custos fixos e variáveis do seu negócio é essencial para você poder fazer um planejamento financeiro, prevendo a receita média de cada mês e trabalhando dentro desse limite.
Não se esqueça, ainda, de fazer uma reserva para emergências, garantindo que nenhum problema coloque em risco o seu financeiro. Algumas dicas essenciais nesse quesito são:
- separe as contas da clínica e as pessoais e evite tirar dinheiro do caixa em benefício próprio ou “socorrer” a empresa em momentos complicados;
- defina um pró-labore para você e para os sócios;
- faça um bom fluxo de caixa e tenha controle das entradas e saídas diárias;
- saiba quais são os seus custos fixos e variáveis e fique de olho para que nenhum suba mais do que o esperado;
- saiba qual é a sua margem de contribuição para cada serviço que presta e entenda se ela é suficiente para pagar os funcionários, quitar as dívidas, pagar os impostos e ainda ter dinheiro para reinvestir no seu negócio;
- faça um planejamento financeiro anual baseado nas suas métricas mês a mês e fique de olho para que tudo esteja de acordo com o planejado, pensando em medidas para reverter meses de baixa antes mesmo que eles se instalem.
5. Tenha um bom networking
Muitos fisioterapeutas conseguem atrair pacientes por indicações, e isso também acontece por meio da recomendação de outros profissionais da área da saúde, como médicos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, psicólogos etc.
Assim, é fundamental manter um bom relacionamento com essas pessoas. Quanto mais profissionais conhecerem o seu trabalho e atestarem a sua qualidade, mais pacientes você receberá, fazendo com que a sua clínica cresça.
Existem muitas maneiras de trabalhar o seu networking, como participando de feiras e congressos da sua área, dando palestras sobre temas que você domina, participando de grupos de discussão nas mídias sociais, fazendo parcerias, entre outras.
6. Invista no marketing
Sabe aquela máxima do “quem não é visto não é lembrado”? Apesar de antiga, ela continua sendo muito verdadeira. Se ninguém conhece a sua clínica e nem sabe dos seus diferenciais, como poderão ir até ela?
Ter um bom planejamento de marketing é fundamental para fazer a sua clínica crescer. Por isso, separe uma quantidade de dinheiro para investir nessas estratégias e sempre fique de olho no seu público-alvo, determinando as melhores ações de acordo com as características dessas pessoas.
E, claro, não se esqueça do poder da mídia espontânea, ou seja, daquela que é feita sem que você tenha que pagar por um anúncio publicitário, como a participação em jornais, revistas, programas de TV etc.
7. Tenha uma clínica bem equipada
Por último, mas não menos importante, não se esqueça de investir em bons e modernos equipamentos, garantindo que você terá tecnologia suficiente para prestar ótimos atendimentos. Uma clínica bem equipada favorece a plena recuperação dos seus pacientes e torna mais fácil o dia a dia dos seus fisioterapeutas.
Outra dica importante é tentar sempre renovar os equipamentos da sua clínica, buscando aqueles que estejam de acordo com os novos protocolos e tratamentos que você oferece, reciclando a sua prática.
Agora ficou mais fácil responder a pergunta “como fazer minha clínica crescer”, certo? Aproveite e leia este post com algumas dicas de aplicativos que podem ajudar na gestão do seu consultório!