Veja como oferecer um serviço que encante os seus pacientes

Somente ser um fisioterapeuta qualificado não é mais o suficiente para garantir o sucesso na carreira e a satisfação dos pacientes atendidos. O mercado está repleto de bons profissionais, que podem oferecer todo o tipo de atendimento fisioterapêutico que as pessoas necessitam. Para se destacar, é preciso inovar e buscar formas de diferenciar a assistência oferecida.

O paciente da atualidade precisa se sentir importante e bem-cuidado, além de alcançar os objetivos que pretendia com o tratamento. A soma desses aspectos faz com que ele saia satisfeito e encantado, e indique o fisioterapeuta para parentes e amigos.

Se você busca impressionar seus pacientes e quer saber novas formas de como oferecer um serviço de qualidade, acompanhe este texto e conheça algumas ações que podem ser aplicadas na sua rotina. Confira!

Otimize o tempo de atendimento

O tempo de atendimento é um aspecto crucial na assistência fisioterapêutica. É preciso encontrar um equilíbrio para que todas as necessidades do paciente possam ser supridas, mas sem prejudicar o ritmo de consultas diárias, seja para um profissional que faz atendimento individual ou coletivo, em um consultório próprio ou em uma clínica de fisioterapia.

É impossível oferecer um atendimento com real qualidade em um tempo muito curto — o que também faz com que o paciente não se sinta bem-atendido. Não adianta tentar consultar o máximo de pessoas possíveis de uma vez, pois, com certeza, o padrão da assistência será afetado.

Por outro lado, um atendimento muito longo atrapalha e diminui o tempo dos próximos pacientes. O profissional deve definir um período médio de consulta de acordo com o tipo de procedimento ou atividade que é realizado, mas sempre se lembrando de que casos especiais podem demandar mais tempo.

Disponha tempo suficiente para fazer seu trabalho da melhor forma possível, porém sem gerar prejuízo para a clínica ou para si mesmo.

Preze pela qualidade dos materiais

O atendimento fisioterapêutico muitas vezes depende do uso de materiais e equipamentos, principalmente para os exercícios de reabilitação. Dessa forma, a qualidade do serviço oferecido está diretamente ligada à qualidade dos materiais que são utilizados.

Principalmente no início da carreira, os valores recebidos pelos profissionais podem ser incompatíveis com os custos de mercado dos equipamentos utilizados na prática. Mas não desanime. É possível realizar um atendimento de muita qualidade com materiais mais simples, porém muito práticos, como os pesos, as barras e os diferentes tipos de bolas utilizados na fisioterapia. Pesquise bastante e descubra quais são as melhores alternativas dentro do seu orçamento.

É melhor utilizar esses materiais inicialmente do que adquirir equipamentos complexos por preços muito baixos, que podem não ter boa qualidade. Afinal, o conhecimento do profissional e a confiança que passa durante a consulta também contam muito para o paciente.

Busque atualização constante na área

A fisioterapia, assim como todas as áreas de conhecimento da saúde, está em constante desenvolvimento, principalmente por causa da inovação e descoberta de novas técnicas, equipamentos, procedimentos, tratamentos e medicações. O profissional deve ter a consciência de que a graduação é apenas o primeiro passo de sua carreira, que será sempre permeada por estudos.

O fisioterapeuta que deseja oferecer o cuidado mais atualizado e seguro deve buscar sempre atualizar-se, por meio de pós-graduação, cursos, palestras e congressos. Isso demonstra a sua preocupação em conhecer as novidades e aplicá-las no dia a dia da assistência.

Assim, a atualização é uma poderosa ferramenta para o profissional de fisioterapia que deseja se posicionar com destaque no mercado de saúde. O aprendizado permanente é essencial para aprimorar sua assistência fisioterapêutica e ir além das expectativas dos pacientes que são atendidos.

Invista em um atendimento humanizado

A humanização do atendimento em saúde é uma postura que tem sido adotada não só pelos profissionais de fisioterapia, mas também por enfermeiros, médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde. É uma forma de atendimento que leva em consideração o fato de os pacientes não serem apenas doenças ou problemas de saúde, e sim pessoas carregadas de emoções e sentimentos que influenciam em sua condição.

Muitas vezes, os profissionais se apegam às questões técnicas do atendimento, com foco apenas em “consertar” os problemas apresentados pelo paciente. Porém, a assistência em saúde deve valorizar o indivíduo como um todo.

O paciente deve ser acolhido e amparado antes, durante e após o atendimento fisioterapêutico. Vale lembrar que grande parte das pessoas assessoradas passam ou passaram por um momento de sofrimento físico e emocional, que requer maior cuidado dos profissionais que os atendem.

É por isso que o processo de humanização deve estar presente desde a chegada do paciente à clínica, durante o atendimento e após seu término. Foque em transmitir a sensação de acolhimento, escutar o paciente com atenção e interagir com ele.

Dessa forma, as chances de satisfação, fidelização e indicação do paciente aumentam muito.

Busque a opinião dos pacientes

Até aqui, listamos algumas ideias para encantar seu paciente por meio do oferecimento de um serviço de qualidade. Porém, apenas o próprio paciente pode confirmar se as estratégias são eficazes e se ele se sente realmente satisfeito com o atendimento. Por isso, um dos passos mais importantes é buscar a opinião dele sobre a assistência oferecida, e há várias formas de fazer isso.

Um jeito mais simples é perguntando diretamente para ele ao final do atendimento. Pergunte como ele se sente, se está satisfeito, o que poderia ter sido melhor.

Se acredita que o paciente pode se sentir inibido em falar pessoalmente, entregue um questionário para ser preenchido após o atendimento. Pergunte sobre questões relacionadas à equipe do consultório ou clínica, à sala de espera, aos equipamentos utilizados, o tipo de tratamento instituído etc. Outra opção, ainda, é enviar o questionário por e-mail, que também é uma boa forma de manter a relação pós-atendimento.

O próprio paciente dará o caminho para melhorar o serviço e aumentar a qualidade, de acordo com suas expectativas e experiência.

Oferecer um serviço de qualidade é o melhor caminho para encantar os pacientes da sua clínica ou consultório de fisioterapia. Lembre-se de que, para se diferenciar e se destacar, é preciso que o paciente perceba valor no serviço oferecido e se sinta valorizado.

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