Devo me preocupar com a fidelização de pacientes da minha clínica de fisioterapia?

Um dos maiores desafios das clínicas de fisioterapia, e de outros serviços de saúde, é o de fazer os pacientes retornarem para uma segunda consulta e seguirem o atendimento no mesmo estabelecimento. Para isso, é preciso investir em diferentes estratégias, que não envolvem somente a assistência direta ao indivíduo.

É preciso buscar conhecimentos de outras áreas, como o marketing e a propaganda, para fidelizar seus pacientes, o que trará, também, novas pessoas por indicação direta.

Mas afinal, o que é a fidelização de pacientes? Qual é a sua importância? Como fazê-la? Acompanhe o post para saber mais!

O que é a fidelização de pacientes?

A fidelização de pacientes está relacionada com a construção de uma relação de confiança entre eles, o especialista de saúde e seu estabelecimento.

O indivíduo fidelizado passa a procurar atendimento sempre na mesma clínica de fisioterapia e confia nos profissionais que o atendem, de forma que seguem o tratamento e o indicam para amigos e parentes. Porém, eles não se tornam fiéis de um dia para o outro, e nem apenas devido à qualidade do serviço fisioterápico em si.

Esse processo requer esforço por parte da clínica, para criar uma boa experiência de atendimento desde a chegada do paciente na sala de espera até após a sua consulta.

Qual é a importância de ter ações para fidelizar?

Em um mercado de saúde amplo e com grande concorrência, fidelizar pacientes é a melhor estratégia a fim de manter o fluxo de atendimento na clínica e ter mais meios para receber novas procuras.

Para que o consultório de fisioterapia seja o número 1 do indivíduo não basta que ele seja bom, mas sim que ele seja relevante para aquele paciente específico. No sentido de que isso aconteça, é preciso cativar e conquistar a pessoa com diferentes ações, que serão o diferencial da clínica.

O aumento no número de pacientes fidelizados é o reflexo de que o estabelecimento está construindo um bom relacionamento com eles, a ponto de que façam questão de serem atendidos sempre no mesmo local.

Outro fator importante é que a fidelização implica em redução de custos para a clínica. Manter os pacientes anteriores custa bem menos que conquistar novos — o que depende de ações de marketing e propaganda mais complexas e a longo prazo.

As vantagens de se ter pacientes fiéis são:

  • eles indicam a clínica mais vezes e com maior confiança;
  • eles ficam mais propensos a seguir o tratamento de forma correta e melhorar a sua saúde;
  • a clínica fica com uma boa reputação na área de fisioterapia;
  • a agenda do consultório se mantém sempre cheia.

Como fidelizar pacientes da clínica de fisioterapia?

Agora que você entendeu a importância de investir nas ações de fidelização, traremos algumas dicas de como aplicá-las aos pacientes da sua clínica de fisioterapia. São práticas simples de serem aplicadas, que são diferenciais e podem trazer muitos benefícios para o crescimento do negócio

Em primeiro lugar, é preciso que a clínica garanta a capacidade do atendimento de todos os fisioterapeutas que atuam nela, além da qualidade dos produtos e materiais utilizadas durante as sessões. Esse é o passo principal e mais básico para garantir a fidelização.

Um trabalho em saúde bem-feito gera credibilidade, reconhecimento e gratidão dos pacientes. Produtos e materiais seguros e com qualidade ajudam nesse processo, e demonstram seriedade dos profissionais.

Programas de fidelidade e campanhas

Todas as pessoas adoram ganhar vantagens ou prêmios ao serem atendidas em algum local, o que não é diferente para os pacientes da clínica de fisioterapia. Crie programas de fidelidade e campanhas que ofereçam benefícios para os regulares e divulgue os resultados.

Para isso, é interessante que a clínica estabeleça parcerias com outras instituições que poderiam oferecer regalias. Alguns exemplos de campanhas e programas são:

  • após 10 ou 20 sessões de fisioterapia, o paciente ganha uma massagem relaxante na própria clínica ou em uma associada;
  • sorteio de dia dos pais (e outras datas comemorativas) com prêmios extras ou serviços próprios;
  • benefícios (desconto, parcelamento de pagamento, sessão gratuita) para os pacientes que indicam pessoas para o estabelecimento.

Marketing digital

O uso do marketing digital na área da saúde tem crescido, como uma estratégia para que os profissionais e suas clínicas ganhem destaque no mercado e mantenham a relação com seus pacientes. As ferramentas utilizadas podem também atrair novas pessoas e desenvolver a imagem do negócio.

Essa prática ajuda a fidelizar o público pois inclui formas de estreitar a relação, mesmo quando ele não está sendo atendido. As ações de marketing digital para a clínica de fisioterapia incluem a criação de:

  • fanpage no Facebook, com divulgação de campanhas e notícias da clínica;
  • site da clínica, com informações sobre os serviços prestados e horários de atendimento;
  • com oferecimento de conteúdo relevante para o paciente (dúvidas sobre a fisioterapia, tipos de tratamento).

Ambiente e conforto

A relação criada entres os fisioterapeutas e os outros profissionais da clínica e os pacientes é muito importante para a fidelização, mas não é o único aspecto que deve ser levado em consideração. A qualidade do ambiente físico do estabelecimento conta muito para melhorar ou piorar a experiência do indivíduo.

É preciso criar um local acolhedor e aconchegante, para que as pessoas se sintam bem, mesmo quando passam por um momento difícil de saúde. Essa boa sensação aumenta a chance de que o paciente queira voltar para ser atendido novamente.

Para isso, deve-se investir em móveis e aparelhos confortáveis e visualmente agradáveis, na sala de espera, no consultório e na sala de fisioterapia. Além disso, todos os itens devem estar limpos e organizados.

Relacionamento pós-atendimento

A relação com o paciente não acaba ao final da sessão de fisioterapia. A clínica deve investir em ações de pós-atendimento para todas as atividades exercidas. Essas práticas devem incluir:

  • contato para saber de informações de saúde específica do paciente (pós-operatório, volta à prática de exercícios físicos);
  • e-mails ou mensagens com recados de feliz aniversário e feliz natal;
  • mensagens indicando que está no tempo certo para que ele volte a ser atendido.

As ações de relacionamento pós-atendimento mostram que o profissional está presente e se preocupa, o que conta muito para sua fidelização.

Trouxemos algumas dicas de como pode ser feita a fidelização de pacientes da clínica de fisioterapia, mas existem diversas outras que podem ser aplicadas, que combinem com seu tipo de atendimento e seu público. O importante é sempre buscar formas de inovar e de conquistar as pessoas.

E você, utiliza alguma estratégia para fidelizar os pacientes da sua clínica? Então, deixe um comentário no post e compartilhe com a gente a sua experiência!