Principais eventos de Fisioterapia que acontecem no Brasil

Os conhecimentos na área de fisioterapia, e na saúde em geral, estão em constante avanço, com o surgimento de inovações em técnicas, procedimentos, medicações e conceitos. Portanto, é preciso que os profissionais busquem formas de se atualizarem, mantendo um contato contínuo com as novidades para garantir um cuidado seguro e moderno para os pacientes.

Nesse contexto, a participação em eventos de fisioterapia é uma das melhores formas dos profissionais fisioterapeutas trocarem conhecimentos e terem acesso a conteúdos relevantes e atualizados da área. Além disso, é uma maneira de firmar contato e parcerias com profissionais e acadêmicos de outras áreas e instituições.

Para que você fique por dentro do assunto, listamos os principais eventos de fisioterapia que acontecem no Brasil. Acompanhe!

Congresso Internacional de Fisioterapia

O Congresso Internacional de Fisioterapia é organizado pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia (SBF), e sua próxima edição acontecerá em setembro de 2018, em Fortaleza/CE. O Ceará tem se destacado como um grande polo de formação em fisioterapia, o que contribui para que o congresso fosse marcado para acontecer no estado.

O evento vai reunir congressistas nacionais e internacionais, que compartilharão seus conhecimentos atuais aplicados à realidade clínica e acadêmica, e terá a participação de profissionais, professores e acadêmicos.

Serão 4 dias de evento, com palestras, mesas redondas, conferências e workshops, que abordarão temas inovadores, como: ultrassonografia musculoesquelética, terapia manual nas cefaleias, inovações em eletroterapia clínica, entre outros.

Congresso Brasileiro de Fisioterapia

O Congresso Brasileiro de Fisioterapia é um dos maiores eventos da área que acontece no Brasil, e já reuniu mais de 2000 participantes nas últimas edições. A próxima edição será a 22ª e acontecerá em maio de 2018, em Belo Horizonte/MG.

O tema central do evento será “Fisioterapia: Ciência na prática clínica”, com foco na evidência científica das práticas do fisioterapeuta. O objetivo é de estimular os profissionais a adotarem uma prática baseada em evidências e, assim, oferecer um cuidado de qualidade e seguro.

O congresso trará palestrantes nacionais e internacionais, com mesas de discussão integradas e apresentação de trabalho científicos com temais atuais e de relevância. A programação contará ainda com cursos pré-congresso e espaço de inovações tecnológicas.

Congresso Nacional de Fisioterapia e Saúde Funcional

O Congresso Nacional de Fisioterapia e Saúde Funcional reúne profissionais e conhecimentos da área de fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e medicina. O seu objetivo é o de desenvolver atividades científicas que reúnam e criem interação entre profissionais e acadêmicos da fisioterapia e das áreas afins.

A próxima edição acontecerá em Campina Grande/PB, em 2019. A última edição também aconteceu na cidade e reuniu cerca de 1000 congressistas, de forma que o evento configura-se como um dos principais do cenário de fisioterapia no país.

Serão realizadas palestras, mesas redondas e workshops com temas relacionados a prevenção, diagnóstico, reabilitação e manutenção da saúde funcional.

Congresso Internacional de Fisioterapia em Coluna Vertebral

A 4ª edição do Congresso Internacional de Fisioterapia em Coluna Vertebral (CONIFIC) acontecerá em novembro de 2018 na cidade de São Paulo. A cidade foi escolhida devido às suas referências históricas, acadêmicas e profissionais que envolvem a fisioterapia na região.

O congresso tem o objetivo de fomentar a discussão sobre a essência e as características da formação e do exercício profissional do fisioterapeuta que atua no acompanhamento e tratamento da coluna vertebral. A ideia é criar um espaço de debate e contribuição entre profissionais, docentes e acadêmicos, e ainda com as outras áreas de saúde.

Serão realizados diversos minicursos voltados para a área nos dias que antecedem o início do congresso.

Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia

A última edição do Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia aconteceu em conjunto com o Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia em setembro de 2017. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO). Ainda não há data para a próxima edição, mas o evento costuma ocorrer a cada 2 anos.

O evento é destinado a docentes, estudantes, profissionais de serviços, gestores e entidade envolvidas com a fisioterapia e seu ensino. São expostos conhecimentos relativos a formação em fisioterapia em diferentes âmbitos (graduação, pós-graduação, especialização, residência).

O tema da última edição foi “Formação em Fisioterapia: implicações para o acesso à atenção integral e resolutiva em saúde”.

Congresso Brasileiro ABRAFITO

A ABRAFITO é a Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-ortopédica, e organizou, em agosto de 2017, o I Congresso Internacional e II Congresso Nacional ABRAFITO, em Brasília-DF. Ainda não há data para a próxima edição, mas as notícias podem ser acompanhadas no site da associação.

O evento tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos e discutir avanços científicos, clínicos e tecnológicos da Fisioterapia Traumato-ortopédica, com foco na prática baseada em evidências.

A última edição teve sua programação científica dividida em blocos de concentração de pesquisas (membros superiores e inferiores, coluna, recursos terapêuticos, dor, terapia manual, trauma de trânsito). O evento contou com palestrantes nacionais de diversas regiões do país e internacionais, com representantes da Europa e da América do Norte.

Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva

A Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) organiza diversos eventos da área, e um dos principais é o Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (SULBRAFIR). O evento acontece a cada 2 anos, e é o maior da área realizado no sul do Brasil. A última edição aconteceu em Curitiba em outubro de 2017.

A cada edição, a comissão organizadora busca organizar a programação científica de forma a reunir temas atuais que correspondam à expectativa dos acadêmicos e profissionais que atuam na área de fisioterapia respiratória, cardiovascular e em terapia intensiva.

O objetivo é o de discutir temas, dividir experiências entre os profissionais de diferentes áreas e regiões, debater abordagens variadas e aprofundar o conhecimento na área.

Todo ano as associações, comissões e grupos de fisioterapia pelo Brasil organizam diversos eventos, voltados para todas as subáreas da fisioterapia. Dessa forma, todos os profissionais têm a oportunidade de atualizar e aprofundar seus conhecimentos, aprender novas técnicas e conceitos e trocar experiências.

E aí, gostou de saber mais sobre os eventos de fisioterapia que acontecem no Brasil? Gostaria de ler mais textos como este? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as atualizações!