Estúdio de Personal: Entenda o Crescimento Dessa Área

O estúdio de personal é um ramo que tem crescido bastante em todo o país. E isso se deve a muitos motivos, como os valores mais acessíveis e a possibilidade de o aluno ter um retorno mais rápido e satisfatório.

No ramo do Pilates, essa também é uma tendência. Embora um estúdio de Pilates já seja mais personalizado do que uma academia, por trabalhar com uma quantidade menor de alunos, existem outras maneiras de tornar o seu serviço ainda mais exclusivo.

Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é o estúdio de personal e como ele funciona?

Para muitas pessoas, o personal training era uma possibilidade ainda distante, principalmente devido aos preços praticados. Porém, elas também andavam insatisfeitas com o serviço prestado pelas academias tradicionais, devido ao grande volume de alunos, o que acabava inviabilizando a atenção mais personalizada.

Notando essa demanda, muitos profissionais começaram a investir no estúdio de personal. Uma área montada como uma academia e com instrutores para turmas pequenas e com objetivos similares.

Isso significou mais economia aos alunos e também ofereceu a eles a possibilidade de terem um treino mais personalizado e uma atenção mais específica, com resultados mais rápidos e satisfatórios.

Apesar de ter surgido no ramo da Educação Física, o conceito não se prendeu a essa área e hoje é possível encontrar estúdios de personal em vários segmentos, como no Pilates.

Como unir o Pilates a um estúdio de personal?

Como dissemos, além das modalidades tradicionais, como a musculação, a ideia do estúdio de personal tem se ampliado para vários ramos.

É possível ter um negócio nesse segmento atuando apenas com Pilates, oferecendo aulas mais personalizadas e a grupos ainda menores ou com alunos VIP e também aliar o Pilates a outras modalidades, como funcional, musculação, yoga etc.

Essa multidisciplinaridade, inclusive, pode ser um fator interessante de diferenciação do negócio, permitindo ao aluno escolher entre mais modalidades e ter um acompanhamento mais completo, com equipes com formações diversas.

Quais são as vantagens de um estúdio de personal?

Serviço exclusivo

Quem procura esse tipo de espaço, geralmente está em busca de um serviço exclusivo. E é exatamente isso que você deverá oferecer, sempre focando na experiência do seu aluno — que deverá ser a melhor possível.

Trabalhando em um estúdio de personal, você conhecerá mais de perto os seus alunos, podendo criar treinos que realmente foquem nos objetivos de cada um.

A atenção diferenciada passa por todos os pontos, desde a avaliação física, até o acompanhamento dos exercícios, criando um vínculo maior, potencializando os ganhos e aumentando a taxa de fidelização.

Parceria com outros profissionais

Além de oferecer as aulas de Pilates, você também poderá trabalhar com opções diferentes, como musculação, funcional, corrida, yoga etc.

Para os alunos, esse é um benefício importante, pois é uma oportunidade de variar as atividades e conseguir desenvolver globalmente suas capacidades físicas. E para você, como profissional, é a chance de estar em contato com pessoas de outros ramos, expandindo seus conhecimentos.

Porém, é importante nunca perder o foco do que os seus alunos desejam e nem oferecer serviços que não agreguem valor ao seu espaço, sempre buscando parceria com profissionais sérios.

Maximização dos lucros

Em um estúdio de personal, os custos com aparelhagens são reduzidos, afinal, você atenderá pequenos grupos por vez e não precisará de vários equipamentos semelhantes. Além disso, o aluguel também será menor, já que é possível trabalhar em ambientes reduzidos.

Outro ponto positivo é que as aulas, por serem personalizadas, têm um valor por hora maior. Com um serviço que realmente consiga encantar seus alunos, você conseguirá maximizar seus ganhos quando comparado a um estúdio tradicional.

Porém, é sempre fundamental ter um bom fluxo de alunos e uma boa opção de horários, garantindo um faturamento interessante.

Como abrir um estúdio de personal?

Você poderá tanto abrir um estúdio personalizado que trabalhe apenas com Pilates quanto incluir outras opções, trabalhando em parceria com profissionais de outras áreas.

Independentemente da opção que escolhida, é preciso ter atenção nos pontos que listamos abaixo.

Localização

Como em qualquer negócio, a localização é um fator extremamente importante. Lembre-se de que um estúdio de personal é um serviço muito mais exclusivo — e, portanto, com um valor de hora-aula superior a uma academia ou a um estúdio de Pilates tradicional.

Isso significa que as pessoas que residem próximas do local escolhido devem entender essa diferenciação e estar dispostas a pagar por ela.

Além disso, existem outros pontos que você precisa considerar, como facilidade de acesso, estacionamento, segurança e, claro, o quanto o bairro e o entorno ajudam a valorizar o seu negócio.

Público-alvo

Será que onde você pretende abrir o seu estúdio de personal realmente existe demanda para isso? As pessoas pagariam por esse serviço? E até quanto elas estão dispostas a pagar por ele? Quem são essas pessoas e o que elas esperam de um serviço personalizado?

Responder a essas e outras questões ajuda você a definir melhor quem é o seu público-alvo e o que ele está buscando, pensando em serviços e facilidades que estejam dentro dessas necessidades, aumentando as chances de sucesso do seu empreendimento.

É a partir dessa pesquisa, inclusive, que você entenderá até quanto poderá cobrar pela hora-aula e analisar se esse valor é suficiente para pagar os seus custos fixos e variáveis, o seu pró-labore e dos seus sócios (se for o caso) e ainda dar lucro. Caso contrário, talvez seja melhor rever alguns pontos do seu planejamento.

Investimentos

Embora um estúdio de personal necessite de uma quantidade menor de equipamentos, você ainda terá que investir neles. A quantidade e os tipos dependerão muito dos serviços que você oferecerá.

Se a ideia é fazer um espaço misto, oferecendo Pilates e funcional, por exemplo, é possível se aproveitar de equipamentos em comum das duas modalidades, como as bolas suíças e até realizar alguns exercícios de funcional nos próprios equipamentos de Pilates. Agora, se você também for oferecer musculação, deverá ter outras opções.

É fundamental ter o básico para que seus alunos não sofram com a deficiência de equipamentos e o seu serviço não passe a ser visto como incompleto.

No que diz respeito ao Pilates, o básico para um estúdio de personal com cerca de 15 m² é ter, pelo menos, um de cada destes aparelhos: Ladder Barrel, Cadillac e Reformer. Se o seu espaço for maior, você poderá incluir a Chair.

Não se esqueça dos acessórios, como bola suíça, disco de rotação, disco de equilíbrio, faixas elásticas e fita de suspensão.

Coloque na ponta do lápis todos os seus custos fixos e variáveis (incluindo o pró-labore seu e dos sócios) e a margem de lucro. Assim, você conseguirá definir um valor de hora-aula e analisar se ela é realmente vantajosa e se é aceita pelo seu público-alvo.

Quanto mais diferenciação você trouxer para o seu estúdio de personal, mais caro poderá cobrar, agregando possibilidade de outros serviços e, claro, prestando um atendimento diferenciado, como uma boa avaliação física, uma recepção com água, café, lanches, um espaço decorado de forma convidativa etc.

Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes diretamente no seu e-mail!