Como definir corretamente o preço da aula de pilates?

Para quem pensa em montar um estúdio ou para quem já tem um, existe um assunto que sempre é importante: as formas de definir o preço da aula de pilates.

Afinal, é com esse valor que você deverá pagar as suas despesas, o seu pró-labore e dos demais funcionários e ainda ter lucro para continuar investindo no seu negócio.

Você acha que desvendar esse mistério é um bicho de sete cabeças? Então, continue a leitura e veja as dicas práticas que separamos!

Entenda a diferença entre valor e preço

Antes de tudo, é fundamental que você busque sempre agregar valor ao seu serviço, evitando participar da guerra de preços e tornando o seu espaço diferenciado, aumentando a sua margem de lucro.

Você sabia que existem diferenças significativas entre valor e preço? O valor não é o serviço que você vende e muito menos o quanto o seu cliente tem que desembolsar por ele, mas sim os benefícios percebidos pelo consumidor e que o levam a ser seu aluno em vez de ir para a concorrência.

Quanto mais valor o seu aluno enxerga no seu estúdio de pilates, maior é o preço que ele está disposto a pagar.

Por que as pessoas compram um Iphone por um preço alto, mas se recusam a pagar o mesmo por outro smartphone? Porque acreditam que o Iphone tem esse valor agregado, já que traz outros benefícios que a concorrência não oferece.

Com o seu estúdio de pilates deve ser igual. Quanto mais você buscar se diferenciar da concorrência, oferecendo serviços e cuidados exclusivos para o seu aluno, maior será o valor percebido e maior poderá ser o seu preço.

E o que isso significa? Significa ter um bom entendimento de quem é o seu público-alvo, identificar o que essas pessoas desejam e oferecer isso a elas, como: aulas exclusivas para uma faixa etária, atendimento personalizado, estacionamento próprio, descontos para grupos, boa localização, ambiente agradável e aconchegante, equipamentos modernos etc.

6 pontos essenciais para a definição do preço da aula de pilates

Agora que você já entendeu o quanto é fundamental diferenciar os seus serviços e oferecer valor aos seus alunos, veja outros pontos essenciais que devem ser colocados na ponta do lápis antes de fechar o valor da mensalidade ou da hora-aula.

1. Custos fixos e variáveis

Como dissemos na introdução deste artigo, é fundamental que o preço da aula de pilates seja suficiente para que você consiga cobrir os seus custos, tanto fixos quanto variáveis.

E para saber isso você deverá criar uma planilha mês a mês, acompanhando a sua estimativa de custos, como:

  • aluguel do espaço;
  • condomínio e IPTU;
  • funcionários;
  • seu pró-labore e dos sócios;
  • água, energia elétrica, telefone e internet;
  • custos de marketing e publicidade;
  • custos relacionados a cursos e outros eventos de atualização;
  • materiais de limpeza e de escritório;
  • manutenção dos equipamentos.

Em cima desses valores, você ainda terá que incluir o seu lucro, que deverá ser usado para investir no crescimento do negócio.

2. Capacidade máxima de alunos

Outro ponto muito importante é pensar quantas pessoas você poderá atender em cada horário, sem perder a qualidade.

Se o seu estúdio é pequeno e você só pode atender duas pessoas por horário, por exemplo, é preciso considerar que o valor pago pela quantidade de alunos no mês deverá ser suficiente para cobrir suas despesas e manter seu negócio funcionando.

Por isso que estúdios maiores, muitas vezes, podem cobrar um valor menor, já que conseguem atender mais pessoas.

O ideal, contudo, é que cada aula tenha no máximo 3 alunos, assim você será capaz de dar atenção a todos eles e não haverá perda de concentração. Caso o seu estúdio seja maior, uma possibilidade é ter dois aparelhos de cada e dois instrutores por horário — ou intercalar os exercícios para revesar os aparelhos.

Mas tome cuidado para que a atenção seja personalizada e que os alunos não fiquem muito tempo aguardando orientação, o que pode tornar a experiência dessas pessoas ruim.

3. Preços dos concorrentes

Além de pensar nas suas necessidades, você também precisa ter uma noção do seu mercado. Por isso, é fundamental analisar quanto os seus concorrentes estão cobrando, evitando ter preços muito acima ou abaixo da média.

Faça também uma análise da sua localização e do quanto as pessoas que você atende estão dispostas a pagar. Se o seu estúdio estiver localizado em um bairro nobre, por exemplo, é natural que os valores dos produtos e serviços sejam mais altos, já que essas pessoas podem pagar mais.

Assim, nunca perca de vista como está o mercado na sua região, os valores da concorrência, as expectativas do seu público e o que os demais estúdios oferecem, garantindo que o seu estará dentro dos padrões.

4. Serviços adicionais

Como dissemos, existe uma grande diferença entre valor e preço. Quanto mais serviços adicionais você oferecer, maior será o valor agregado do seu serviço, permitindo que você cobre preços mais altos e que ainda fidelize mais alunos.

Existem muitas coisas que você poderá fazer nesse sentido, como acrescentar outros tipos de serviços (funcional, acupuntura, massagem terapêutica, osteopatia etc.) e oferecer facilidades ao seu aluno (boa localização, atendimento diferenciado, recepção confortável com água e café, Wi-Fi, atendimento exclusivo para pessoas com lesões ou outros problemas de saúde etc.).

Novamente, quanto mais você entender quem é o seu público e o que ele quer, mais fácil será oferecer serviços que realmente agreguem valor ao seu estúdio. Às vezes, apenas ser gentil, como buscando seu aluno no carro com um guarda-chuva em dias chuvosos, já pode ser um diferencial.

5. Facilidades e promoções

Um aluno fiel custa menos e traz mais segurança para que o seu negócio continue prosperando. Por isso, as facilidades, os pacotes e as promoções são essenciais, buscando fazer com que essa pessoa passe mais tempo no seu estúdio.

Existem muitos pontos que você poderá pensar, como:

  • pacotes com descontos para quem fechar com você por seis meses ou um ano;
  • descontos para pessoas da mesma família ou de uma mesma empresa;
  • aulas extras durante a semana ou individuais para quem fizer um pacote por determinado tempo;
  • descontos para quem paga a mensalidade no dia.

6. Evitar a guerra de preços

Muitas pessoas podem pensar que cobrar menos que a concorrência é uma tática de diferenciação. Porém, é preciso considerar que, quanto menor for o seu preço, mais alunos você terá que atender em um mês para garantir a sobrevivência do negócio.

Além disso, corre-se o risco de os seus alunos não enxergarem valor na sua marca, pensando apenas no preço e acabarem entendendo que o serviço que você presta não é de qualidade.

Portanto, o ideal é sempre tentar evitar a guerra de preços, pois isso pode colocar em risco a sobrevivência e o crescimento do seu negócio.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil definir o preço da aula de Pilates? Aproveite e leia o nosso conteúdo com dicas para o seu estúdio e transforme o seu negócio!