Como conciliar o atendimento ao paciente e a gestão da clínica de fisioterapia?

A clínica de fisioterapia é uma instituição que deve prezar pela excelência dos serviços fisioterápicos por meio de profissionais capacitados e comprometidos com a melhoria do estado geral do paciente.

Todavia, os fisioterapeutas precisam lidar diariamente com questões administrativas e gerenciais para garantir a sustentabilidade financeira do negócio e melhorar as rotinas existentes.

Integrar de forma harmoniosa essas duas ações sem comprometer as atividades é um desafio a ser superado diariamente, principalmente naquelas empresas de pequeno porte, que ainda não contam com uma equipe grande, com um profissional para cada tarefa.

Entretanto, com dicas objetivas e executáveis é possível mudar esse quadro e otimizar as atividades de reabilitação e recuperação do paciente, situações almejadas em uma clínica de fisioterapia.

Por isso, se esse for o seu dilema, não deixe de ler nosso post de hoje e saiba como conciliar o atendimento ao paciente e as atividades gerenciais. Aproveite a leitura!

Organize sua rotina diária

Os profissionais atualmente precisam desenvolver diversas competências, independentemente da especialidade exercida ou do estabelecimento em que prestam serviços. E para os fisioterapeutas, essas habilidades são mais exigidas, principalmente àqueles que são, também, gestores de clínicas.

Além dos conhecimentos inerentes à profissão, é importante desenvolver saberes gerenciais e humanísticos para que a empresa continue operando de forma eficiente.

Sendo assim, é importante aprimorar ou investir em práticas gerenciais, tais como formulação de metas, organização de reuniões e pautas etc. No quesito humanizado, ressalta-se o tratamento condizente ao perfil emocional do paciente.

Pode-se começar pela organização da rotina diária, destinando intervalos para cada atividade demandada, como: checagem dos e-mails, realização de ligações telefônicas, reunião de equipe etc.

Para tanto, é preciso adotar alguns critérios para cumprimento das atribuições do dia. Uma das estratégias é classificar as pendências em atividades urgentes, ligadas ao tempo, e importantes, relacionadas ao contexto.

Delegue tarefas operacionais

Ao estabelecer um limite diário para se dedicar às atividades clínicas e gerenciais, é preciso delegar outras igualmente importantes, mas que não necessitam da atuação direta do fisioterapeuta.

Assim sendo, as rotinas relacionadas à compra de materiais, equipamentos e insumos podem ser transferidas a um colaborador com experiência no assunto. Pode-se, nesse contexto, apenas supervisionar e recomendar os produtos para aquisição.

Outras atividades que podem ser delegadas é o agendamento das sessões de fisioterapia, compra de artigos administrativos, organização da folha de pessoal, avaliação de desempenho dos colaboradores, entre outros.

Isso porque em clínicas menores ou que estão começando, geralmente, os fisioterapeutas realizam ou acompanham todas as atividades, desde o momento da recepção até o levantamento de custos e o faturamento do serviço.

Identifique sua vocação

Alguns fisioterapeutas são péssimos administradores, enquanto o contrário também é verdadeiro. Sabendo disso, é importante investir na área que mais gosta de atuar ou revezar esporadicamente entre esses domínios do saber.

Ao profissional clínico cabe a tarefa de manter-se atualizado sobre os novos tratamentos de reabilitação motora e fortalecimento muscular, entre outras estratégias de intervenção superficial e profunda.

Ao fisioterapeuta que se dedica às atividades administrativas, deve-se avaliar constantemente a eficiência dos processos, os custos para implantação de novos serviços e a demanda esperada de pacientes, além da aquisição de equipamentos fundamentais.

Sendo assim, é crucial dividir as atribuições para cada profissional de forma esporádica e combinada, ou acordar entre os sócios as responsabilidades de cada colaborador dentro da empresa.

Dessa forma, todos desenvolvem os processos que mais se assemelham à sua realização profissional e mantêm indicadores de desempenho e produtividade a patamares dignos de nota.

Invista em gestão de pessoas

Para conciliar o atendimento ao paciente e a gestão clínica, é imprescindível investir na capacitação e no treinamento dos colaboradores em todos os níveis de atuação. Isso porque será mais fácil transitar entre essas habilidades.

Ao treinar a equipe clínica, os fisioterapeutas conseguirão fazer a triagem dos casos mais simples, que serão resolvidos rapidamente, daquelas situações que exigem uma anamnese mais detalhada.

Ao capacitar o time administrativo, os colaboradores serão capazes de resolver as pendências administrativas sem recorrer aos gestores clínicos, melhorando, assim, a produtividade das tarefas.

Além disso, é crucial motivar continuamente os trabalhadores e desenvolver um clima organizacional respeitoso e de fácil convivência. Boas energias garantem um trabalho produtivo e menor nível de absenteísmo e rotatividade.

Trabalhe com bons indicadores

O trabalho desempenhado dentro de uma clínica fisioterápica somente será reconhecido quando avaliado por meio de indicadores, que são variáveis para demonstrar a eficiência ou o desgaste dos processos.

Dessa forma, os gestores devem reunir as equipes clínicas e administrativas, propor indicadores e adotá-los o quanto antes. Essa variável classificará as intervenções em urgentes e importantes, e nortearão as próximas atividades

Os indicadores clínicos que podem ser adotados são: número de consultas mensal, porcentagem de procedimentos para reabilitação, uso dos equipamentos diagnósticos e terapêuticos, entre outros.

O indicador gerencial pode ser: porcentagem de glosas dos convênios, número de absenteísmo, remuneração dos funcionários terceirizados, faturamento mensal da clínica, entre outras análises.

Mantenha o equilíbrio entre as ações

Em uma clínica de fisioterapia é aconselhável que o profissional destine horários específicos para a assistência e outros para as questões gerenciais e burocráticas. Isso porque a desorganização se instala quando as duas tarefas são exercidas simultaneamente.

Nesse sentido, os fisioterapeutas devem executar todas as responsabilidades que lhe são atribuídas somente durante o expediente da empresa. Pessoas que trabalham em suas residências após o horário de trabalho tendem a ser menos produtivas.

Ademais, é preciso relevar situações extremas, como emergências clínicas, problemas familiares e outros que podem desestabilizar a rotina diária já estabelecida, culminando em uma ruptura dos processos e maior índice de estresse.

O equilíbrio entre as duas responsabilidades fará com que o fisioterapeuta seja um profissional completo, que sabe trabalhar nas condições propostas e que mantém a estabilidade emocional diante das adversidades.

A clínica de fisioterapia deve garantir um atendimento efetivo e humanizado, aliado a rotinas gerenciais que tragam resultados positivos. Entretanto, conciliar essas duas atividades exige organização, disciplina, colaboração das equipes e equilíbrio emocional para que os procedimentos atendam aos padrões recomendados.

E você, o que tem feito para conciliar as atividades fisioterápicas e gerenciais em sua clínica? Quais procedimentos adotou e que melhoraram o funcionamento da empresa? Quer mais informações sobre o assunto? Então, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook, YouTube e Instagram!