8 equipamentos de fisioterapia fundamentais para o seu consultório

Os equipamentos de fisioterapia são ferramentas essenciais para garantir um bom atendimento clínico, pois ajudam os profissionais e os pacientes durante a sessão fisioterapêutica.

Todavia, é preciso selecionar os mais importantes, e conservá-los para não comprometer o andamento do consultório. Além disso, devido ao grande número de marcas disponíveis no mercado, é preciso avaliar a qualidade desses produtos.

Os profissionais que desejam abrir um consultório ou adquirir novos equipamentos devem pesquisar sobre as indicações e o custo-benefício de cada um deles, visto que alguns demandam um investimento financeiro elevado.

Quer conhecer os equipamentos de fisioterapia fundamentais para o seu consultório? Então, continue lendo este post e saiba mais!

1. Aparelho de aferição da pressão arterial

Apesar de não ser um equipamento, nem tampouco exclusivo dos fisioterapeutas, justifica-se a inclusão do esfigmomanômetro nesta lista pela importância a ele atribuída. Os aparelhos de pressão arterial servem para avaliar as condições cardiovasculares do indivíduo.

Se for detectada alguma alteração significativa, o paciente não poderá executar nenhuma atividade fisioterapêutica, pois os riscos de hipertensão ou hipotensão não superam os benefícios das sessões clínicas.

Portanto, durante a avaliação clínica do fisioterapeuta ou no momento de iniciar os exercícios fisioterapêuticos é fundamental fazer a aferição da pressão arterial. Em alguns casos, recomenda-se a verificação também após um procedimento exaustivo.

2. Aparelho TENS DIGITAL

Esse aparelho tem grande utilidade para o fisioterapeuta, pois é indicado para processos dolorosos (agudos ou crônicos), além de auxiliar os pacientes em período pós-operatório e na recuperação das inflamações musculares.

O aparelho TENS funciona por meio de um neuro estimulador elétrico transcutâneo, que emite ondas para relaxamento muscular, diminuindo também o quadro álgico evidenciado nas fibromialgias, artrose, bursite, entre outros problemas.

Ao adquirir o equipamento, é fundamental conferir os acessórios, tais como: eletrodos, cabo para paciente e, principalmente, o manual do usuário. Este último conterá todas as informações para ajuste e as normas de segurança.

3. Divã motorizado

Trata-se de uma estrutura flexível que lembra uma cama hospitalar, porém com maior funcionalidade. Serve para fazer avaliação do paciente, monitorização do tratamento e aplicação de algumas terapias.

Para garantir o conforto do paciente, é recomendável escolher o divã motorizado, que tem travamento das rodinhas e suporte para fixá-lo temporariamente em um local seguro. Além disso, essa opção do equipamento também é mais confortável para o fisioterapeuta, dando mais comodidade para realizar os procedimentos.

Existem as opções manuais, que podem ser compradas a um custo menor se comparado aos mais modernos.

Também é aconselhável que esse equipamento permita um ajuste considerável de altura a fim de atender pacientes dos mais variados biotipos. A presença desse aparelho é imprescindível para o bom atendimento do fisioterapeuta.

4. Turbilhão para fisioterapia

Esse equipamento é muito recomendado em sessões de hidroterapia para alívio de dores crônicas, relaxamento muscular e demais afecções clínicas em que os pacientes podem se beneficiar com a pressão exercida pela água aquecida.

O turbilhão é um tanque constituído de aço inoxidável com capacidade para enchimento de água. Pode ser adquirido para tratamento do corpo inteiro ou apenas dos membros inferiores e superiores, variando, assim, o tamanho do aparelho.

Ao obter esse equipamento, os profissionais devem certificar-se da alimentação elétrica compatível com o local em que será instalado, além do sistema de segurança contra choque elétrico e térmico.

5. Bola para exercício

Apesar de também não ser propriamente um equipamento, a bola para exercício é um produto essencial em qualquer clínica de fisioterapia. Isso se deve à multiplicidade de exercícios de recuperação e prevenção que podem ser instituídos por meio dela.

A bola pode ser utilizada nas sessões de pilates, na instituição de práticas de fortalecimento de músculos inferiores e superiores, nas aulas de reeducação postural, em atendimentos domiciliares, entre outros.

O fisioterapeuta que deseja comprar esse produto deve certificar-se da composição da bola, da capacidade máxima em quilos que ela suporta e das dimensões desejadas. O profissional fará a seleção da bola conforme as características mencionadas e o tipo de exercício prescrito para o paciente.

6. Ultrassom para fisioterapia

As ondas ultrassônicas são utilizadas para diversos tratamentos clínicos, que vão, desde a cura de luxações, espasmos e outras disfunções musculares, até as condições inflamatórias e os tratamentos estéticos.

A frequência do pulsado e o tipo de porcentagem é que serão determinados pelo fisioterapeuta, assim como a duração do procedimento. Todos os processos são determinados por protocolos clínicos e orientações do fabricante.

Os profissionais devem selecionar corretamente o equipamento, pois existem aparelhos com diversas funções, painéis eletrônicos ou manuais. Também é aconselhável verificar as condições de proteção do item para que a utilização seja a mais benéfica possível.

7. Tanque para aquecimento de compressas

Esse equipamento tem grande utilidade para os fisioterapeutas que pretendem abrir uma clínica multiprofissional, pois é indicado para aquecer as compressas — consideradas como itens essenciais para alguns tratamentos.

Porém, algumas recomendações são importantes ao comprar esse aparelho: o fisioterapeuta deve considerar as dimensões e as condições para instalação do produto, fator que influencia significativamente no processo.

O tanque para aquecimento de compressas deve ser feito de aço inoxidável, possuir painel frontal com interruptor e termômetro para identificar variações de temperatura. Além disso, deve ser observada a capacidade em litros desse equipamento.

A aquisição de compressas, que serão aquecidas nesse aparelho, é uma condição indispensável para justificar a aquisição do tanque.

8. Tubos elásticos para exercício

Apesar de não ser propriamente um equipamento, o tubo elástico também auxilia significativamente o fisioterapeuta, pois ajuda no fortalecimento dos membros superiores e inferiores e otimiza a recuperação do paciente.

Utilizada com o mesmo propósito, é aconselhável adquirir também a faixa elástica, para ter diversas opções e propor terapias diferentes nos tratamentos.

Ao comprar esse produto, é preciso ficar atento ao material e à resistência, além da garantia de uso.

Os equipamentos de fisioterapia são ferramentas que auxiliam no diagnóstico, na aplicação de terapia e no acompanhamento da evolução do paciente. Os aparelhos relatados neste texto servem como base para a abertura de uma clínica multiprofissional, porém não são os únicos. É preciso adquirir outros produtos conforme os serviços que serão oferecidos.

E você, já sabe quais aparelhos precisa comprar? Gostaria de informações detalhadas sobre esses equipamentos? Ainda não sabe onde procurar e em qual empresa adquirir? Então, entre em contato conosco! Nós podemos esclarecer todas as suas dúvidas.