O que é a podoposturologia para lesões esportivas?

Qual atleta não deseja se ver livre das lesões, não é? Não importa se é amador ou profissional, não sentir dores e desconfortos certamente é uma das metas de quem pratica esportes. Afinal, sem esses problemas é possível também melhorar os resultados e o desempenho na modalidade escolhida.

Entre as várias opções para alcançar esse objetivo está a podoposturologia para lesões, uma ciência capaz de melhorar a postura e evitar traumas esportivos comuns, além de trazer muito mais qualidade de vida a essas pessoas.

Ficou interessado? Saiba mais sobre o assunto lendo este conteúdo!

O que é podoposturologia?

Os pés são a base do nosso corpo e, justamente por isso, exercem uma grande influência na nossa postura. Quando algo não acontece como deveria, por exemplo, uma pisada desequilibrada, pode refletir em várias estruturas, que vão desde a coluna lombar até a cervical, incluindo também toda a musculatura dessa região.

Se os pés estão em desequilíbrio é possível sentir dores no quadril, nos tornozelos, joelhos, na região lombar e cervical, com quadros recorrentes de contraturas musculares ou patologias relacionadas à má postura e limitação dos movimentos.

A podoposturologia é a área que estuda a influência dos pés na postura corporal, buscando analisar como é a pisada de cada pessoa e encontrando os desequilíbrios que estão levando aos problemas de saúde.

Avaliação podoposturológica

Para fazer o tratamento, o paciente passa por uma avaliação podoposturológica, um exame que pode ser feito com o auxílio da tecnologia por meio de uma plataforma equipada com inúmeros sensores de pressão, chamada baropodometria computadorizada.

A partir dela, é possível gerar uma imagem colorida e computadorizada da planta do pé, observando os pontos de pressão plantar e os desequilíbrios do corpo, tanto com o paciente parado quanto caminhando.

Além do uso da tecnologia, o profissional também realiza uma avaliação postural minuciosa, usando vários elementos em EVA e em espuma com diferentes tamanhos e espessuras, buscando encontrar aquele modelo que traga mais equilíbrio e alinhamento postural ao paciente.

É por meio de todas essas informações que o profissional será capaz de desenvolver a palmilha adequada às necessidades de cada pessoa. Lembrando sempre que qualquer erro pode resultar em mais desconforto e dores, já que a postura não estará adequada.

Recomendações

A avaliação podoposturológica e o uso das palmilhas são indicados para pessoas que sofrem com dores musculares ou articulares, sobretudo em casos de:

  • dores no tornozelo, nas pernas, no quadril, nos joelhos e nos pés;
  • dores cervical e lombar;
  • dores de cabeça e disfunção da ATM;
  • distúrbios de circulação nos membros inferiores, como pés diabéticos;
  • desníveis do quadril, disfunções sacroilíacas e hérnias de disco;
  • tendinite nos membros inferiores, síndromes fasciais e musculares e joanete;
  • artrite, artrose e alterações posturais;
  • hiperextensão dos joelhos e correção de pernas desalinhadas (uma mais curta que a outra);
  • prevenção de lesões esportivas.

Podoposturologia para lesões esportivas: como funciona?

As lesões, infelizmente, não são novidade na vida de quem pratica esportes. Sejam atletas de ponta ou amadores, praticamente todos já tiveram que ficar alguns dias de “molho” por questões musculares, entorses, tendinites e inúmeras outras situações.

A boa notícia é que a podoposturologia ajuda a diminuir a ocorrência de lesões esportivas, afinal ela atua justamente corrigindo os problemas posturais e melhorando o centro gravitacional dos atletas.

Muitas pessoas iniciam as atividades físicas sem um acompanhamento adequado, principalmente os corredores. Assim, pode ser comum que tenham desvios posturais que, ao não serem corrigidos e com a prática do exercício, levam à sobrecarga de outras articulações, causando lesões repetitivas e dores.

A podoposturologia, então, age compreendendo quais são esses desvios e corrigindo-os por meio das palmilhas, alinhando o corpo e otimizando a atividade física, reduzindo as lesões e os desconfortos e ajudando a melhorar os resultados do atleta.

Ação das palmilhas

As palmilhas na podoposturologia agem de duas maneiras distintas:

  • ajustes proprioceptivos: as palmilhas agem em pontos específicos, capazes de enviar informações ao Sistema Nervoso Central que, por sua vez, gera uma resposta aos estímulos que é sentida nos músculos tônicos posturais, controlando o centro de gravidade, a postura e a oscilação do corpo, aumentando o equilíbrio e reduzindo o gasto energético;
  • ajustes corretivos: ajudam a modificar a biomecânica articular e o alinhamento postural, corrigindo problemas diversos, como desabamento dos arcos podais, pé chato, pronação ou supinação excessiva, entre outros.

Ao usar as palmilhas, o corpo do atleta ficará em equilíbrio, não tendo mais que realizar compensações, reduzindo as dores e as chances de lesões, além de oferecer muito mais conforto para as atividades do dia a dia.

Para obter todos esses resultados, contudo, é fundamental que o uso da palmilha aconteça por 10 a 12 horas todos os dias.

Confecção das palmilhas e resultados

As palmilhas tanto posturais quanto mecânicas são produzidas em EVA e funcionam como pontos de redistribuição, podendo ainda contar com estruturas de borracha em determinadas regiões da superfície plantar, fornecendo informações ao sistema nervoso.

No geral, em 45 dias já é possível sentir as diferenças e fazer a retirada da palmilha, pois o corpo já “compreendeu” a reprogramação. Porém, é preciso um tempo entre 10 a 12 meses para que essa nova postura seja fixada, por isso é fundamental que os pacientes retornem após um ano para uma nova análise.

Na maioria dos casos, após a retirada da palmilha o paciente não terá mais problemas posturais, porque o corpo “aprendeu” a nova posição e, assim, não sofrerá mais com as dores habituais.

Além das questões relacionadas ao tornozelo, aos joelhos e ao quadril, as palmilhas também podem ajudar quem sofre com outras disfunções mais “distantes” do pé, como é o caso da ATM. Isso porque a planta dos pés é rica em receptores sensoriais capazes de detectar as pressões na pele e as tensões que acontecem em várias articulações.

Os motivos mais comuns para os problemas posturais são: entorse de tornozelo, uso de calçado inapropriado, traumatismo nos pés e perturbações nos dentes ou na vista.

A tecnologia usada nas palmilhas, além de corrigir a postura, ainda consegue absorver os impactos sob os calcanhares, as articulações dos membros inferiores e a coluna vertebral enquanto caminhamos e o suor.

Quais são os benefícios da podoposturologia para atletas?

Como você viu, a podoposturologia tem muitos benefícios na área esportiva, como:

  • diminuição das lesões;
  • redução das dores e desconfortos;
  • prevenção de lesões;
  • melhora no desempenho do atleta;
  • melhora na qualidade de vida e bem-estar geral do paciente;
  • redução da compensação devido aos desvios posturais;
  • redução das dores e dos problemas musculares, como as contraturas;
  • melhora rápida (mais ou menos em 45 dias);
  • correção postural para toda a vida.

Gostou de saber mais sobre a podoposturologia para lesões esportivas? Quer continuar se informando? Aproveite e leia este post completo sobre palmilhas ortopédicas!