Reeducação postural: os principais equipamentos para ajudar no processo

A reeducação postural é uma especialidade clínica que visa o tratamento de distúrbios de natureza musculoesquelética. Seus fundamentos são específicos e envolvem exercícios direcionados ao alinhamento postural e ao conforto do paciente.

Além disso, as técnicas de movimentação e os exercícios direcionados reduzem ou eliminam as queixas dos pacientes — a maioria provenientes de dores crônicas de origem muscular.

Nesse sentido, um fisioterapeuta competente deve estar atento aos novos conhecimentos científicos, bem como precisa integrá-los aos equipamentos existentes, conforme o perfil clínico do paciente.

Além disso, esse profissional precisa considerar a história pregressa de lesões, o uso de medicamentos e o condicionamento físico do paciente para instituir a melhor terapia, seja relacionada ao fortalecimento ou à recuperação muscular.

Os equipamentos que auxiliam no realinhamento da postura podem ser utilizados também em outras terapias, como o Pilates e a Reeducação Postural Global (RPG) — práticas de grande relevância clínica.

Conheça, a seguir, os equipamentos que ajudam os profissionais nas atividades de reeducação postural!

1. Faixa elástica para exercício

Esse artefato é comumente usado em sessões de fisioterapia que têm o intuito de fortalecer os membros inferiores e superiores. Conforme o exercício proposto para o paciente, também pode ajudar no realinhamento da coluna vertebral.

As faixas são comercializadas em diversos tamanhos e cores, e são constituídas de material atóxico para evitar reações alérgicas durante o manuseio. Os exercícios que utilizam as faixas podem ser feitos com supervisão do fisioterapeuta ou no conforto da residência — sempre sob a orientação do profissional.

O tempo e a intensidade dos exercícios serão determinados de acordo com o plano terapêutico proposto pelo especialista, que avaliará o progresso do paciente e a necessidade de inclusão de outros movimentos com esse artefato.

2. Bola para exercício

A bola é indicada para o fortalecimento, a reabilitação e a recuperação de lesões musculares. Além disso, é muito utilizada no relaxamento e no reposicionamento da coluna vertebral, evitando as chamadas hérnias de disco.

Por meio de exercícios feitos sobre a bola ou aproveitando suas dimensões, é possível trabalhar os músculos inferiores e superiores ou fazer alongamentos para evitar a fadiga muscular e o cansaço físico.

A bola também é empregada para prevenir desvios de coluna, pois propicia equilíbrio postural, melhora a propriocepção, dando força e mobilidade ao paciente. Devido a essas propriedades, o item é capaz de diminuir a sensação dolorosa e garantir uma recuperação mais rápida.

Contudo, sua utilização requer domínio para evitar acidentes, uma vez que sua constituição esférica possibilita a falta de equilíbrio e predispõe a quedas.

3. Halteres tipo bola emborrachado

Para realinhar a postura e mantê-la ereta conforme as recomendações clínicas, é preciso fortalecer os músculos das costas. Nesse sentido, os fisioterapeutas devem prescrever exercícios que condicionem essa área e melhore a postura.

Os halteres tipo bola são equipamentos utilizados em diversas finalidades, inclusive a fim de servir como peso para a realização de outros exercícios. Para se obtiver o máximo de eficiência é importante começar com halteres com pesos menores

Com a evolução do tratamento, será necessário aumentar a carga suportada e verificar os resultados obtidos. Além disso, deve-se sempre realizar esses exercícios de frente para o espelho, observando a posição correta dos ombros.

Nesse contexto, é recomendado pelo menos três repetições diárias em uma frequência de, no mínimo, quatro vezes na semana, ou conforme orientações do especialista.

4. Acessórios de espuma

Apesar de não ser propriamente um equipamento, os acessórios de espuma são fundamentais para auxiliar o fisioterapeuta nas terapias de reeducação postural. Isso porque oferece conforto e praticidade durante as sessões.

Os colchonetes de espuma são artefatos usados para mobilizar o paciente ao chão e iniciar os procedimentos sem risco de queda. A diversidade de movimentos que podem ser executados e a praticidade do item conferem a ele o rótulo de produto essencial.

Todavia, ao adquirir esse produto e as cunhas de espuma, é preciso certificar-se da qualidade do material, considerando características como densidade da espuma e um acabamento perfeito entre as junções.

5. Carci Ring

A reeducação postural é uma meta a ser alcançada por pacientes que apresentam desvios na coluna, devido a doenças de base ou a algum traumatismo. Por meio da anamnese fisioterapêutica, os profissionais determinarão o número e o tipo de atividades.

Para aqueles pacientes com problemas menores, é recomendável exercícios com o Carci Ring tanto no ambiente clínico quanto na residência. Esse acessório possibilita a execução de atividades para fortalecimento dos membros inferiores e superiores.

Ademais, esse produto é de fácil manuseio e permite algumas adaptações nas atividades de reabilitação e recuperação musculares propostas. Porém, como se trata de um produto único, não é possível fazer ajuste de peso.

6. Balancim

Pacientes que apresentam distúrbios de equilíbrio e de movimento necessitam de avaliação clínica minuciosa. Isso porque com o balancim é possível treinar a transferência de peso, propriocepção e fortalecimento dos músculos inferiores.

Por meio da integração de exercícios e pausas estratégicas, os pacientes poderão recuperar os movimentos da coluna vertebral e realinhar a postura para evitar o aparecimento de lesões mais graves.

Todavia, os exercícios executados nesse equipamento devem ser bem-monitorados para evitar complicações clínicas em outros músculos, o que poderá prolongar as sessões de fisioterapia.

7. Maca

Trata-se de um equipamento para avaliar as condições clínicas do paciente. O fisioterapeuta fará as flexões necessárias a fim de obter o diagnóstico e identificar os pontos de lesão. Em seguida, proporá as atividades específicas para cada situação.

Com o paciente deitado na maca, os profissionais conseguem descobrir as causas ou as consequências clínicas de um problema, pois terão uma visão completa da situação. Estando o paciente sentado, é possível mensurar os principais reflexos.

Assim, a maca é considerada um equipamento essencial para um diagnóstico completo e para monitorização dos efeitos clínicos observados no paciente.

A reeducação postural é uma prática clínica muito requerida nos dias de hoje. Essa especialidade tem como propósito restabelecer ou minimizar os impactos clínicos causados por problemas de desvios na coluna. Os benefícios se refletem na redução das dores e no retorno do paciente às atividades diárias. Por isso, é fundamental selecionar e adquirir equipamentos que sejam eficientes e multifuncionais.

E aí, gostou do conteúdo? Ainda tem dúvidas quanto aos melhores equipamentos de fisioterapia para a sua clínica? Então, entre em contato conosco. Nós podemos ajudar!