Benefícios dos aparelhos de reabilitação para fisioterapia

Os benefícios dos aparelhos de reabilitação para fisioterapia são diversos e devem ser avaliados conforme a indicação clínica e o tempo de tratamento de cada paciente. Alguns profissionais também analisam a custo-efetividade no momento de decidir pela intervenção mais apropriada.

Isso porque a tríade de prevenção, promoção e recuperação da saúde deve ser seguida à risca para identificar parâmetros irregulares, possibilitar mudanças essenciais e promover a segurança do paciente.

Além disso, existem procedimentos diferenciados para cada técnica, assim como o tempo para avaliar as mudanças clínicas do paciente, de forma que os aparelhos devem ser avaliados sob a ótica da individualidade da terapia.

Sabe-se que os aparelhos de reabilitação para fisioterapia visam a prevenção, o tratamento e a redução de complicações clínicas em longo prazo, garantindo maior qualidade de vida aos indivíduos e melhorando o condicionamento físico.

Por isso, se quiser saber mais sobre os benefícios que os aparelhos de reabilitação proporcionam para o paciente, não deixe de acompanhar as informações deste post!

Novos recursos requerem novas tecnologias

Com o advento das ferramentas tecnológicas aliado a um conhecimento mais apurado sobre os problemas ósteo-articulares é de se esperar equipamentos eficientes e profissionais atualizados para cuidar do paciente.

As tecnologias de outrora já perderam espaço devido à falta de sensibilidade/especificidade das máquinas, ao alto custo de armazenamento e às outras desvantagens não relacionadas aos processos fisioterapêuticos, como maior exposição à radiação e técnicas mais invasivas.

Portanto, é fundamental procurar recursos com maior poder de precisão em detrimento daqueles que serão substituídos rapidamente para evitar inefetividade terapêutica ou a ocorrência de reações adversas indesejáveis.

Gameterapia como proposta interessante

Desenvolvida como uma proposta de diversão, a gameterapia foi fortalecida ao longo dos anos devido à eficácia da sua utilização na recuperação e no tratamento de pacientes com lesões musculares significativas.

Por meio da simulação de jogos ou exercícios interativos o paciente recupera o movimento dos membros inferiores e superiores, além de diminuir a dor proveniente das condições clínicas musculares. Os resultados são animadores, porém ainda precisam ser aplicados em um número maior de instituições.

Sendo assim, a gameterapia é uma das ferramentas com grande efetividade, mas que ainda carece de profissionais clínicos especializados com conhecimento em tecnologia para atender essa demanda.

Eletromiógrafo como análise importante

Sabendo que as células musculares têm potencial excitável é fundamental entender quando esse processo não funciona e quais são as causas e as consequências dessa alteração. O que antes não se fazia, hoje é plenamente possível.

O eletromiógrafo é um aparelho que mensura a excitabilidade das células musculares para determinar o ponto em que esse dano ocorreu. A partir dessa análise detalhada, o médico fará intervenções eficazes.

Os benefícios são: diminuição de estratégias desnecessárias, aplicação de condutas direcionadas ao processo e redução das complicações clínicas em longo prazo, uma vez o diagnóstico impreciso acarreta inconvenientes para o paciente.

Biomov para análise de movimento

A monitorização dos movimentos dos pacientes é um desafio para qualquer fisioterapeuta — isso exige olhar apurado, distinção entre pequenos movimentos e avaliação de outros parâmetros biomecânicos.

Para diminuir esse problema, foram desenvolvidos sistemas de análise pormenorizados das articulações do paciente, com o intuito que captar nuances que a olho nu não seria capaz.

Com o sistema Biomov é possível capturar os movimentos do paciente e plotar em gráficos. Essa ferramenta auxilia na avaliação e no prognóstico do paciente e possibilita avaliá-lo de forma integral.

Tecnologia com gestão do tratamento

As mudanças tecnológicas permitiram o controle rigoroso dos processos musculares do paciente. Por meio de aplicativos e dispositivos personalizados é possível monitorar cuidadosamente os parâmetros físicos e biomecânicos do indivíduo.

Ademais, essa tecnologia mostra um panorama das ferramentas utilizadas e um percentual de aproveitamento, além de parâmetros bioquímicos e eletrofisiológicos essenciais para o funcionamento do corpo.

Essas tecnologias beneficiam tanto os pacientes que necessitam de terapia de reabilitação quanto os atletas de alto desempenho que precisam de valores fisiológicos superiores aos medidos na população.

Recursos tecnológicos como prevenção

Os novos softwares vieram para trazer vantagens e identificar precocemente problemas antes mesmo de sua exacerbação. Integrados aos conhecimentos clínicos atuais, os fisioterapeutas poderão identificar padrões anormais e intervir precocemente.

Além disso, a prevenção das atividades tem como objetivo a melhora do condicionamento físico, a otimização dos padrões clínicos e a minimização do adoecimento por doenças oportunistas.

Também é possível notar a grande presença de equipamentos tecnológicos de última geração em centros avançados de saúde que avaliam o paciente de forma integral, apontando os principais problemas articulares antes que eles se desenvolvam.

Alta tecnologia para terapias específicas

Doenças articulares são condições debilitantes que necessitam de acompanhamento contínuo e supervisão de um especialista. Ademais, a inclusão de estratégias diferenciadas é sempre bem-vinda.

Os equipamentos de última geração são importantes para detectar diagnósticos mais apurados e tratar os pacientes de forma eficaz e humanizada. Além disso, aplicam técnicas minimamente invasivas.

Por meio de pequenas incisões ou com a utilização da robótica é possível atingir meios biológicos sem grandes rupturas teciduais e garantir uma recuperação mais rápida após o procedimento.

Uso da telemedicina para aprimoramento

A telemedicina é uma proposta metodológica que vem crescendo nos últimos anos. Trata-se de uma inovação tecnológica que encurta distâncias geográficas por meio de recursos de alto desempenho.

Por meio da telemedicina é possível discutir casos clínicos com especialistas de renome e atualizar saberes por meio de videoconferências, por exemplo. Tudo isso será revertido em melhorias na assistência fisioterapêutica.

Nesse contexto, o paciente terá o tratamento mais adequado à sua condição clínica e com os melhores recursos disponíveis, diminuindo o custo com terapias desnecessárias ao processo terapêutico.

Os benefícios dos aparelhos de reabilitação para fisioterapia podem ser observados no âmbito clínico, financeiro e humanístico. Mediante a escolha correta das ferramentas é possível reduzir o tempo de internação hospitalar, os custos com medicamentos e o número de procedimentos, além de buscar alternativas mais custo-efetivas para o paciente, aumentando a qualidade vida e o retorno gradual às atividades cotidianas.

Agora que você já entendeu quais são os benefícios fisioterapêuticos e o funcionamento dos aparelhos de reabilitação, entre em contato conosco e obtenha mais detalhes sobre nossos produtos e equipamentos.