Os 8 melhores equipamentos para a reabilitação física

Conforme conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), a reabilitação pode ser considerada como um conjunto de estratégias que ajudam o paciente com deficiência ou aqueles que se tornarão deficientes a manterem uma funcionalidade que o permite interagir com o ambiente.

A reabilitação física, que muitos consideram como sendo exclusivamente medidas fisioterapêuticas, tem o intuito de melhorar a capacidade do indivíduo e diminuir as estratégias medicamentosas ou clínicas associadas ao problema.

Para tanto, é importante integrar conhecimentos clínicos atualizados às tecnologias que auxiliam na recuperação ou manutenção da condição clínica apresentada, diferenciando um bom fisioterapeuta.

Os equipamentos que auxiliam nesse processo envolvem desde a tecnologia relacionada à avaliação do paciente, até recursos mais avançados. Abordaremos, a seguir, 8 produtos que são essenciais para a reabilitação. Confira!

1. Andador Multifuncional Fixo e Articulado

Trata-se de um produto simples, porém com diversas potencialidades clínicas. Ele é utilizado para recuperação articular de pacientes com lesões provisórias ou usado em idosos que perderam o desenvolvimento da marcha.

O Andador Multifuncional permite que o paciente fique na posição supina, exerça os movimentos de deambulação para exercitar os músculos posteriores e mantenha o equilíbrio durante o processo.

Feito em alumínio, esse equipamento tem regulagem de altura e permite que rodas dianteiras sejam inseridas quando necessário, o que facilita o trajeto em algumas superfícies (pisos irregulares, por exemplo).

2. Muleta Axilar em Madeira

A Muleta Axilar é um produto versátil que é empregado para ajudar em situações clínicas temporárias. Tem como função aperfeiçoar o processo de marcha de pacientes que apresentam imobilização de um dos membros inferiores e não pode fixá-lo no chão.

A utilização é simples, porém é necessário ajuste adequado de altura para não sobrecarregar os membros superiores. Devido a isso, é imprescindível adquirir o tamanho adequado à altura do paciente.

Confeccionada em madeira e com extremidades emborrachadas e antiderrapantes, recomenda-se manter as Muletas Axilares em locais de fácil acesso para o paciente e distante de crianças para evitar desgaste das estruturas.

3. Bengala de Alumínio com 4 Pontas

Trata-se de um artefato seguro e conveniente para pacientes que perderam (ou estão perdendo) os movimentos ao longo do processo fisiopatológico de uma doença. Idosos com fraqueza óssea tendem a se desequilibrarem mais facilmente e, por isso, são potenciais usuários desse equipamento.

Além disso, pacientes com doenças neurológicas que afetam a medula óssea tendem a perder os movimentos articulares de forma gradativa, fazendo necessário o uso de suporte para se deslocarem sem riscos de queda.

Por isso, a Bengala de Alumínio com 4 Pontas é indicada para os casos em que o paciente ainda tem um caminhar lento, mais progressivo e não permite o atrofiamento dos membros inferiores — o que agravaria a situação.

4. Aparelho de Bonnet Duplo

Esse é um equipamento importante para reabilitação física do joelho e demais articulações envolvidas. Pacientes que lesionaram músculos extensores do joelho, principalmente durante exercícios de alto impacto, são beneficiados com essa tecnologia.

O Aparelho de Bonnet Duplo consiste em uma cadeira construída em aço, com apoios laterais para mãos e encosto fixo. Ao sentar na cadeira, o paciente fará exercícios de contração do joelho, com ou sem resistência, em sessões determinadas pelo fisioterapeuta.

Conforme a evolução clínica, o paciente perceberá o fortalecimento dos músculos da coxa e da panturrilha, bem como a recuperação da disposição, perdida com a lesão dessas regiões.

5. Videogames

A gameterapia é uma estratégia terapêutica muito utilizada na atualidade. Por meio de videogames, os pacientes podem exercitar os músculos e retomar a capacidade física perdida devido às lesões sofridas.

Além disso, a utilização de jogos eletrônicos aumenta a motivação dos pacientes para as sessões de reabilitação física, diminuem o número de medicamentos analgésicos e liberaram endorfinas após os procedimentos.

No entanto, é preciso conhecer os tipos de jogos indicados para essa finalidade terapêutica, quais profissionais estão aptos a executá-los e quais são os pacientes que se beneficiarão com essa alternativa clínica.

6. Esteira com suporte parcial de peso

Esse equipamento é a junção da esteira com uma haste que sustenta parcialmente o corpo do paciente. Ainda não é produzido comercialmente, mas pesquisas com alguns indivíduos com sequelas de AVC e paraplégicos já demonstraram efeitos significativos.

Com o uso desse aparelho, os pacientes exercitam de forma controlada os músculos que perderam os estímulos nervosos devido à condição clínica que os acometeram. Devido a essa fraqueza inerente, o indivíduo fica com um colete que o prende com segurança a uma haste vertical.

Sendo assim, os pacientes conseguem pequenos e animadores movimentos dos membros inferiores e podem diminuir a dependência de amigos e familiares para as atividades cotidianas.

7. Regulagem para Barra de Ling

Esse artefato tem grande utilidade para a fisioterapia, pois é indicado para o fortalecimento dos membros inferiores e superiores, além de ajudar no equilíbrio corporal.

As diversas opções de exercícios que a Regulagem para Barra de Ling proporcionam devem ser selecionadas conforme as condições clínicas do paciente e das recomendações fisioterapêuticas, para que não sobrecarregue outros grupos musculares.

A Regulagem é feita de madeira envernizada e tem 11 barras horizontais, com 17 cm de distância entre elas. Para o efeito desejado do equipamento, é fundamental a aquisição também da Barra de Ling.

8. Meia bola

A meia bola é um aparelho com grandes funcionalidades na fisioterapia. Constituída por três milímetros de espessura de látex especial, possibilita resistência e absorção de impacto de até 200 kg.

Esse equipamento é indicado para fazer alongamentos e relaxamentos musculares, além de possibilitar a reabilitação e o condicionamento físico conforme determinado pelo profissional clínico. Também auxilia no treino proprioceptivo e na estabilização da coluna vertebral.

Por ser um acessório pequeno, pode ser transportado para as residências e garantir a continuidade do tratamento mesmo após a alta hospitalar, desde que o paciente seja supervisionado por um fisioterapeuta.

A reabilitação física é uma das estratégias mais utilizadas pelos fisioterapeutas para restabelecer as funções motoras perdidas em decorrência de lesões ou de doenças debilitantes. Para auxiliar no sucesso da terapia, são empregadas tecnologias em saúde que otimizam os trabalhos e antecipam a recuperação desses pacientes. A escolha dos equipamentos mais adequados a essa especialidade dependerá do perfil do paciente atendido e da clínica de fisioterapia.

E você, como tem feito o atendimento em seus pacientes? Quais equipamentos utiliza? O que precisa saber sobre essas tecnologias? Entre em contato conosco que tiraremos suas dúvidas!