Recomendação médica: o que fazer para ser um fisioterapeuta indicado por médicos?

O fisioterapeuta ajuda os seus pacientes a superar as barreiras resultantes dos problemas físicos, cujas origens são as mais diversas: acidentes domésticos ou no trabalho, lesões esportivas, envelhecimento e doenças. Independentemente do motivo que leva alguém a perder a mobilidade ou sofrer com a dor de um problema físico, o fisioterapeuta será o profissional indicado por recomendação médica ao paciente.

Essa relação entre os médicos e fisioterapeutas é antiga. O paciente primeiramente procura o médico para apresentar os problemas que tem. Diante da conclusão de um diagnóstico, o profissional da Medicina pode indicar o tratamento fisioterapêutico. Portanto, quem atua na Fisioterapia deve se empenhar a fim de ser recomendado por médicos.

Continue a leitura e saiba o que fazer para que os médicos o recomendem com maior frequência. Confira!

Ame o seu trabalho e dedique-se para avançar na carreira

Ter amor pelo trabalho que realiza é o primeiro passo para que você seja um fisioterapeuta de sucesso e consiga se transformar em referência para os médicos. Em vez de mirar apenas nos ganhos financeiros que a profissão pode trazer, concentre-se em melhorar as suas técnicas para ajudar os seus pacientes. O amor que você sente pela profissão deve ser transparecido no seu dia a dia profissional.

Utilize-o como combustível para permanecer motivado e, desse modo, conseguir se dedicar a fim de avançar na carreira. Encontre a motivação dentro de si, unindo todas as forças necessárias para dar o seu melhor como humano e profissional. Estabeleça o seu crescimento como um objetivo e crie os mecanismos essenciais para atingi-lo, da mesma forma que você faz com os seus pacientes.

Continue aprendendo e procure novas oportunidades

Jamais pare de estudar. O conhecimento se tornou dinâmico, portanto, a todo momento surgem novas pesquisas e técnicas que aprimoram a atuação do fisioterapeuta. Seja adepto ao aprendizado contínuo, pois, o capital intelectual é um dos poucos bens que nós temos e que ninguém é capaz de nos tirar. Quem busca o reconhecimento do mercado deve associar a própria sabedoria com outras habilidades, como competência e ética.

O aprendizado abre as portas para que a sua carreira possa crescer, possibilitando o aumento da recomendação médica de pacientes. O conhecimento adquirido em cursos de capacitação, especialização, congressos, seminários e treinamentos permite que você encontre novas oportunidades de trabalho. Isso também colabora para que você seja um profissional transformado em autoridade na área escolhida.

Melhore as suas habilidades de comunicação

O modo como você se comunica com os pacientes, colegas de profissão e outros especialistas (médicos, nutricionistas, psicólogos e preparadores físicos) é essencial para que a sua carreira seja impulsionada. Portanto, seja um bom ouvinte para entender melhor as necessidades e expectativas das outras pessoas. Isso possibilita se colocar no lugar do outro, construindo relacionamentos consistentes.

Durante o trabalho, quando estiver conversando com alguém, evite interromper ou falar junto com o interlocutor. Ouça de forma ativa, demonstrando um interesse genuíno pelo que está sendo dito. Faça contato visual e inclua o interlocutor nas soluções. Se ele for um paciente, mostre como a dedicação dele será necessária para a própria melhoria. Caso seja um médico, mostre que, juntos, vocês conseguem desenvolver um trabalho mais completo.

Especialize-se constantemente

Para aumentar as chances de se tornar autoridade em sua área de atuação, busque por uma especialização. Na Fisioterapia, são diversas as possibilidades. Na saúde preventiva, por exemplo, você pode se dedicar a propor exercícios com foco na correção da postura, relaxamento de músculos e outras soluções que visam prevenir lesões, diminuir a tensão muscular e amenizar os sintomas das dores articulares.

Escolha também entre a Fisioterapia do trabalho, desportiva, indústria de equipamentos, ortopedia e traumatologia. Adquira o conjunto de habilidades necessárias a fim de alcançar uma alta proficiência. Lembre-se de aprimorar suas técnicas e jamais parar de estudar, pois, o conhecimento será fundamental para que você se destaque na área escolhida — sendo visto pelos médicos como um potencial fisioterapeuta para ser indicado.

Interaja com especialistas de outras áreas

Estabeleça um bom networking com outros especialistas, como médicos, nutricionistas, psicólogos e preparadores físicos. O trabalho em conjunto é fundamental para que a saúde do paciente seja restabelecida com sucesso. Permaneça aberto para conversar com esses profissionais e trocar informações valiosas, essenciais para a atuação de vocês.

Essa rede de contatos também é fundamental para o seu crescimento profissional. É por meio dos contatos que você pode expandir sua área de atuação, se tornando mais conhecido entre outros profissionais da saúde e, por fim, atingindo um aumento na frequência de recomendações médicas de pacientes.

Tenha empatia pelos seus pacientes

O modo como você trata os seus pacientes também influencia na recomendação médica, afinal, depois que as sessões fisioterápicas acabam, eles retornam ao médico que o indicou e relatam muito do que ocorreu entre vocês. O atendimento, portanto, precisa ser humanizado e bastante empático. O que pode parecer uma dor física, na verdade, talvez seja emocional. Reconheça as emoções dos seus pacientes e seja empático.

O atendimento humanizado é muito importante na relação fisioterapeuta-paciente. Imagine que ele já se encontra no seu consultório por um motivo que não é agradável. Afinal, quem deseja ter limitações ou sofrer com dores físicas? A experiência que você proporciona em suas sessões de Fisioterapia ajudam a formar a opinião do paciente sobre o seu trabalho.

Invista em equipamentos de qualidade

Além de todas as competências que listamos aqui, você também deve contar com os melhores equipamentos de Fisioterapia: acessibilidade, avaliação, biomecânica, bolas, eletroterapia, hidroterapia, mecanoterapia, mesa, divãs, podoposturologia, respiratório e termoterapia. O uso dos equipamentos adequados, somado aos seus conhecimentos atualizados, proporcionarão um atendimento de excelência aos pacientes.

Equipe a sua clínica com todos os equipamentos necessários a fim de prestar o melhor atendimento possível. Desse modo, os médicos se sentirão ainda mais confiantes para indicá-lo como o fisioterapeuta perfeito para o tratamento dos seus pacientes. Conquiste o seu espaço no mercado e seja cada vez mais reconhecido pela sua capacidade profissional.

Preparado para investir em você e aumentar a recomendação médica de pacientes? Seguindo todas essas dicas, com certeza, será mais fácil!

E aí, gostou do conteúdo? Quer ter acesso a mais informações e dicas úteis? Então, curta a nossa página no Facebook!