Como atrair mais pacientes para o seu consultório de fisioterapia?

Montar um consultório de fisioterapia exige conhecimentos de áreas que vão além dos conteúdos de saúde e muita dedicação dos profissionais envolvidos. Porém, é após ter o espaço pronto que a parte mais difícil chega: conseguir os pacientes que serão atendidos.

A falta de “público” é um dos principais problemas dos fisioterapeutas, especialmente em tempos de crise. Os consultórios novos costumam ter maior dificuldade, mas até profissionais antigos podem ter problemas se não investirem em estratégias para captar e fidelizar seus pacientes.

Neste artigo, apresentamos algumas dicas a fim de atrair pacientes para seu consultório de fisioterapia. Acompanhe!

Preze pelo bom atendimento

Como você verá no decorrer do texto, existem diversas ferramentas para ajudar na atração de pacientes novos, que envolvem o ambiente, a relação dos profissionais, estratégias de marketing, facilidades, entre outros. Porém, nada disso funcionará se o atendimento no consultório não tiver qualidade.

O fisioterapeuta deve prezar pela boa assistência em todas as consultas e sessões feitas, independentemente do que aconteça. Para isso, é preciso que toda a equipe envolvida com a assistência ao paciente seja treinada e tenha consciência da importância de realizar os serviços com qualidade.

Se o acompanhamento fisioterapêutico for feito por mais de um profissional, é preciso que o padrão seja mantido em todas as sessões. Um paciente satisfeito com certeza indicará o consultório para amigos e familiares.

Utilize estratégias de marketing digital

A presença digital é essencial para os profissionais de saúde nos dias de hoje, além de ser um diferencial para o consultório. As redes sociais fazem parte da vida das pessoas e têm grande influência em seus hábitos e decisões do dia a dia. Ter uma presença virtual relevante ajudará o empreendimento a construir uma imagem e atrair pacientes de forma prática e barata.

Algumas dicas de marketing digital importantes são:

  • em primeiro lugar, deve ser criada uma marca própria para o consultório, que estará presente em todas as redes sociais;
  • crie um site com informações relacionadas ao atendimento e ao agendamento;
  • esteja presente nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) e divulgue informações e promoções;
  • crie um blog para compartilhar conteúdo relevante com os futuros pacientes (informações sobre fisioterapia e dúvidas comuns).

Invista na ambientação da clínica

O ambiente físico da clínica também tem grande influência sobre a captação e fidelização dos pacientes. A ambientação e a decoração do consultório deve refletir os valores essenciais do atendimento e dos profissionais, como organização, limpeza e compromisso.

O investimento nesse quesito deve ser iniciado ainda na sala de espera. Ela precisa ser um ambiente aconchegante e confortável, no qual a pessoa se sente bem enquanto aguarda a sua vez. Uma sala de espera adequada causa boa impressão e ajuda a fazer com que o paciente se acalme, além de ser um ponto de atração nas fotos do site.

Alguns itens fundamentais na sala de espera são:

  • móveis confortáveis e dispostos de forma que não bloqueiem a circulação das pessoas;
  • itens de entretenimento (televisão em volume baixo, música ambiente, revistas e livros de interesse dos pacientes);
  • água, café, biscoitos.

A preocupação deve se estender para o consultório. Ele precisa ser sempre organizado e muito limpo.

Ofereça facilidades de agendamento e pagamento

Muitas vezes, o preço da consulta fisioterápica é o fator que impede que o paciente procure atendimento. Não pelo valor total em si, mas pelas condições de pagamento que costumam ser impostas nos estabelecimentos de saúde.

Oferecer facilidades e diferentes opções de pagamento é uma forma de atrair pacientes que não podem ou não querem quitar o tratamento à vista, o que é comum entre diferentes classes sociais. O consultório pode disponibilizar o pagamento com cartão de crédito e com valor dividido, por exemplo.

Outro diferencial que chama a atenção dos pacientes é a facilidade de agendamento. A clínica pode organizar seus horários de forma que haja possibilidade diária de encaixes, para os casos que precisem de atendimento urgente.

É interessante também disponibilizar agendamento online direto no site do consultório, sem a necessidade de entrar em contato por telefone.

Tenha um programa de indicações

As indicações pessoais, feitas pelos pacientes que são regulares no consultório, são uma das grandes forças para atração de novos interessados. E elas estão diretamente ligadas com a satisfação no atendimento. Pacientes felizes e satisfeitos indicam o trabalho do fisioterapeuta para outras pessoas.

A clínica pode desenvolver algumas estratégias para incentivar esse processo de indicação (que aconteceria naturalmente, porém de forma mais lenta). O fisioterapeuta ou a recepcionista podem solicitar que o paciente, ao final da consulta, deixe o contato de algum parente ou amigo que se beneficiaria de tratamento fisioterapêutico, por exemplo.

Outra forma que pode ser muito eficiente é a criação de um programa de indicações, no qual o paciente ganha algum benefício ao indicar outra pessoa que passe a ser atendida, como:

  • desconto no pacote de sessões fisioterápicas;
  • cupons ou descontos em clínicas ou consultórios parceiros;
  • sorteios de prêmios;
  • oferecimento de brindes e kits.

Realize parcerias com profissionais e empresas

Realizar parcerias estratégicas é essencial para qualquer consultório de fisioterapia. Essa prática garante indicações diretas, de médicos ou outros profissionais de saúde que são de confiança para o paciente, o que aumenta a chance de que ele se consulte e se fidelize na clínica.

Há uma gama de especialistas com os quais o fisioterapeuta pode fazer parcerias, como ortopedistas, neurologistas, geriatras, osteopatas e educadores físicos.

A parceria com empresas ou instituições também é muito benéfica, pois pode atingir vários pacientes em potencial de uma vez só. Os profissionais de determinada empresa podem ter facilidades ou desconto no consultório, por exemplo. Invista em parcerias com:

  • spas;
  • academias;
  • asilos e casas de repouso;
  • clubes da 3ª idade.

Essas dicas para atrair pacientes para seu consultório de fisioterapia podem ajudar a aumentar a sua rede de serviços e a se destacar no mercado de saúde. Lembre-se: o atendimento de qualidade vem invariavelmente em primeiro lugar e sempre vale a pena buscar novas formas de surpreender e fidelizar seus pacientes.

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