Afinal, quais são os benefícios e indicações da termoterapia?

O tratamento da dor e de lesões é um dos grandes desafios que a área de saúde enfrenta desde a sua origem. No entanto, não é difícil perceber que os resultados vêm melhorando muito nos últimos anos, sobretudo pelo advento da tecnologia. Sendo assim, saber quais são os benefícios e as indicações da termoterapia é fundamental.

Essa técnica já é muito difundida no universo da fisioterapia há um bom tempo, mas o seu uso e os processos de mudança de temperatura estão ficando mais afinados e embasados por estudos científicos sólidos.

Confira o conteúdo que preparamos a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema.

O que é termoterapia?

Podemos entender como termoterapia os processos que usam as mudanças de temperatura no corpo para realizar algum tipo de tratamento, seja ele terapêutico, seja eletivo e estético. Neste último caso, geralmente é usada para ativar substâncias ou induzir enzimas para que penetrem mais velozmente no organismo.

Como recurso terapêutico no processo de reabilitação, a fonte de calor pode ser originada de maneira elétrica, magnética, química ou mecânica, proporcionando alterações metabólicas de acordo com o intuito do profissional de saúde, que utilizará a técnica a fim de obter alguns resultados específicos.

Por meio do calor, é possível alterar a velocidade metabólica e a atividade excretora, sendo realizada a vasodilatação periférica, ampliando o aporte de oxigênio. É feita a contração muscular e há redução da resistência elástica de estruturas como músculos, ligamentos e tendões, diminuindo o risco de lesões e rupturas.

Nas articulações, que estão entre as regiões que mais sofrem com avarias e ferimentos no corpo humano, o calor também eleva a produção do líquido sinovial, que hidrata a cartilagem e deixa essa estrutura mais resistente, aumentando a espessura capsular e melhorando a absorção de cargas.

Como pode ser classificada a termoterapia?

A termoterapia pode ser classificada, basicamente, em dois tipos. A de calor superficial, por exemplo, inclui o uso de compressas e bolsas quentes, mantas térmicas, bem como os banhos de imersão em água aquecida e banhos de parafina, além das lâmpadas infravermelhas. É utilizada para reduzir as dores e provocar efeitos de analgesia em quadros agudos.

Já na aplicação da termoterapia de calor profundo, é possível enumerar a diatermia de micro-ondas, a de ondas curtas e a que possivelmente é a mais popular atualmente, que é o ultrassom. Nesses casos, o uso primordial é para cicatrizações teciduais e mais relaxamento estrutural.

Como é feita a termoterapia?

A termoterapia, no universo da fisioterapia e da medicina, é feita de um jeito padronizado, que estará em consonância com o diagnóstico, o tratamento proposto e o prognóstico daquele indivíduo. Uma vez escolhido o tipo de termoterapia a ser aplicada, é preciso preparar o paciente para a aplicação.

Muitas vezes, outras tecnologias podem ser usadas em associação, como o infravermelho e outras técnicas. A aplicação é posicionada na pele e, após o tempo previsto, se retira o material aplicado e termina-se a sessão. O procedimento não é invasivo e causa efeitos apenas na área desejada.

Quais são as principais indicações da termoterapia?

As indicações para a aplicação de termoterapia são inúmeras e, como dissemos, podem ser feitas tanto em quadros subagudos como crônicos. São muitos os pacientes que podem se beneficiar desse procedimento, como os portadores de condições inflamatórias, lesões, torções, lombalgias, cervicalgias, contusões e outras situações do gênero.

Outros dos efeitos do calor sobre o corpo são o aumento da vascularização, a redução da pressão arterial por vasodilatação, o efeito analgésico por quebra do ciclo vicioso de dor, diluição do muco e até mesmo a atuação no sistema digestivo como laxante, pois há aumento dos movimentos peristálticos.

Também pode ser usada em conjunto com a crioterapia, que é justamente o oposto, pela realização de aplicações de frio sobre o corpo. Essa combinação tem feito muito sucesso até mesmo entre atletas, e não é raro vermos jogadores dos mais variados esportes fazendo imersão em gelo após as partidas.

Dependendo das formas e dos tipos de lesão, acaba sendo indicado o uso de frio ou calor, a fim de promover as melhores implicações para os seus processos de recuperação. Muitos estudos sobre o tema estão em fase de desenvolvimento, buscando conclusões mais efetivas em relação ao recurso da termoterapia.

Quais são os cuidados com a termoterapia?

Embora seja um tratamento muito utilizado e bastante seguro, é fundamental, como em qualquer procedimento, tomar alguns cuidados essenciais. Antes de uma sessão de aplicação de calor, tanto a feita com mantas térmicas como a que usa radiofrequência, a limpeza adequada da pele é muito importante.

Depois de finalizadas as sessões, uma boa ideia é aumentar a ingestão de água e líquidos em geral, pois o paciente tende a suar mais e precisa repor o que foi perdido de maneira saudável. No caso de radiofrequência, é importante ter cuidado maior com a proteção contra raios solares após o término do processo.

Quais são as contraindicações da termoterapia?

Existem algumas situações nas quais a termoterapia pode ser contraindicada ou precisa ter o seu custo-benefício avaliado pelo profissional de saúde, de acordo com as características do paciente e com os objetivos a serem alcançados com o tratamento, a fim de evitar complicações e efeitos colaterais desnecessários.

É fundamental ter mais atenção com quem tem pressão alta e histórico de trombose, pois o calor pode aumentar a atividade sanguínea. Já a radiofrequência deve ser evitada por quem apresenta algumas doenças de pele nas áreas a serem tratadas, quem faz uso de marca-passo ou desfibrilador, bem como qualquer implante eletrônico.

Quem utiliza medicamentos como anticoagulantes e corticoides ou tem coagulopatias também merece uma atenção especial, assim como quem apresenta certos tipos de tumores malignos ativos ou recentes, doenças de tireoide e outras patologias endócrinas descontroladas.

Esses são alguns dos benefícios e indicações da termoterapia, que pode ser um coadjuvante perfeito para a melhoria de diversos quadros e desordens muito comuns e doloridos para os pacientes da fisioterapia.

Gostou deste conteúdo? Então, que tal conferir também o nosso artigo que trata dos equipamentos necessários para fazer termoterapia?