Qual é a diferença entre manta térmica e lençóis térmicos?

Quem trabalha com fisioterapia estética já deve conhecer dois itens de extrema importância: a manta térmica e o lençol térmico. Eles podem auxiliar oferecendo mais conforto aos seus pacientes e também sendo usados em tratamentos de termoterapia.

Mas você sabe dizer qual é a diferença entre manta térmica e lençóis térmicos? E definir qual é o ideal para as necessidades da sua clínica? Se você compartilha dessas dúvidas — e de muitas outras —, continue lendo este post!

Indicações

Ambos podem ser usados na termoterapia, um procedimento que utiliza a mudança de temperatura dos tecidos do corpo com a finalidade de promover algum tratamento, que pode ser estético, como a redução da celulite, ou de saúde, como promovendo um relaxamento muscular maior.

A diferença entre manta térmica e lençóis térmicos, contudo, é que os lençóis são mais usados para promover uma sensação de bem-estar, principalmente em procedimentos estéticos, como massagem ou depilação, nos quais é preciso que o paciente esteja relaxado e a maca fria pode tornar esse momento desagradável.

Já a manta térmica é indicada para protocolos de cabine, porque tem um aquecimento bem superior ao do lençol, sendo usada, por exemplo, em tratamentos de redução de medidas, contra celulite, massagens relaxantes ou para analgesia em casos de dores agudas ou crônicas.

Temperatura

O lençol térmico pode atingir uma temperatura máxima de 39°C, oferecendo conforto, mas sem risco de queimaduras a quem estiver usando o produto. Já a manta térmica chega a uma temperatura bem maior, de aproximadamente 45°C

É justamente graças a essa grande elevação de temperatura que a manta térmica é usada em vários tipos de tratamento de saúde e estética. Afinal, ao elevar a temperatura corporal, existe uma ativação do hipotálamo e dos mecanismos de termorregulação corporal, como vasodilatação ou vasoconstrição — importantes tanto nos procedimentos estéticos quanto no alívio de dores e em outras condições.

Esses mecanismos de termorregulação ainda auxiliam a melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação de determinadas áreas do corpo, favorecendo a nutrição celular e o sistema linfático.

Ativos cosméticos

Em muitos tratamentos estéticos, o uso de ativos cosméticos é extremamente importante. A diferença entre manta térmica e lençóis térmicos, porém, é que os ativos apenas podem ser usados nas mantas térmicas.

Quando a temperatura corporal se eleva, além dos efeitos que citamos acima, o nosso corpo também tende a ter uma dilatação maior dos poros. Assim, fica mais fácil que esses ativos cosméticos penetrem na derme, por meio de massagens, por exemplo, ou outras formas de aplicação.

Esses ativos podem ajudar a potencializar os tratamentos, melhorando os resultados e a satisfação dos clientes.

Redução das dores

Tanto os lençóis quanto as mantas térmicas podem ser usados para a analgesia, graças a ação do calor superficial — o mesmo usado nas técnicas de termoterapia.

A aplicação do calor superficial no ponto da dor pode:

  • aumentar a elasticidade;
  • promover sedação dos nervos;
  • reduzir o espasmo muscular;
  • promover a vasodilatação;
  • aumentar a oxigenação dos tecidos.

Por isso, o uso desses elementos é indicado para casos inflamatórios agudos ou crônicos, espasmos musculares, contraturas articulares e dores crônicas ou agudas.

Existem, inclusive, alguns tipos de lençóis térmicos que podem ser usados em casa pelo paciente e ajudam a reduzir as dores crônicas e, inclusive, as dores menstruais.

Modelos e tecnologias

As mantas térmicas podem ser encontradas no mercado em vários modelos, voltagens e tamanhos, inclusive com opções que já contam com infravermelho (mais indicadas para o uso estético).

Os materiais usados também variam, mas as mantas de neoprene são as mais usadas porque são flexíveis e elásticas, se adaptando melhor ao corpo do paciente.

Em geral, as mantas têm um sistema resistivo composto de cromo bobinado e fio de níquel capaz de suportar temperaturas de até 150°C. As mantas ainda contam com um termostato que desliga o aparelho caso a temperatura na resistência atinja os 80 °C.

Já o lençol térmico é formado por uma camada dupla de tecido, que tem no seu interior um sistema de resistências responsável pelo aquecimento da maca ou do colchão. Quando essa resistência é instalada, ela se assemelha a uma serpentina, gerando calor de forma uniforme em todos os pontos do lençol.

Vale à pena salientar ainda que não existem chances de choque, já que a resistência fica envolta na camada de tecido. Para garantir ainda mais segurança, você sempre deverá buscar por lençóis com certificação do Inmetro.

O lençol térmico deve ir direto na maca ou no colchão, e pode ser coberto com lençóis comuns ou cobertores.

Também é possível encontrar modelos com e sem regulagem de temperatura e outros com timer, desligando o aquecimento no horário programado.

Manutenção e cuidados

Tanto os lençóis quanto as mantas térmicas precisam de alguns cuidados para que continuem funcionando perfeitamente durante muitos anos. Veja os principais.

Lençóis térmicos

Alguns cuidados básicos:

  • não devem ser ligados enquanto estiverem dobrados, evitando o superaquecimento;
  • não faça emendas caso o fio do lençol se rompa;
  • tenha atenção ao higienizar o seu lençol e fique de olho nas instruções do fabricante, já que os fios não devem ser molhados. Você pode colocar o seu lençol de molho e proteger os fios com sacos plásticos ou apenas usar pano úmido para limpá-lo;
  • na hora de guardar o lençol, o melhor é mantê-lo enrolado, evitando que os fios se quebrem.

Mantas térmicas

As mantas térmicas também exigem alguns cuidados, como:

  • sempre verifique a tensão antes de ligar a manta;
  • nunca deixe a manta dobrada e ligada, já que é possível que o revestimento acabe se fundindo, levando ao superaquecimento;
  • sempre use a manta térmica completamente esticada e sem nenhuma dobra;
  • não introduza na manta nenhum tipo de material metálico, como alfinetes ou agulhas;
  • nunca esqueça a manta térmica ligada na temperatura máxima, evitando, assim, o desgaste desnecessário do termostato;
  • na hora de limpar, use apenas pano úmido e sabão neutro e nunca coloque a manta sob imersão de água ou outros líquidos.

Como você viu, existem muitas diferenças entre a manta térmica e os lençóis térmicos, porém ambos têm sua importância na hora de oferecer mais conforto aos seus pacientes ou opções de tratamento.

Agora que você já sabe a diferença entre manta térmica e lençóis térmicos, que tal incluir esses equipamentos nos tratamentos oferecidos na sua clínica? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!