Confira 7 tipos de cadeira de banho para diferentes pacientes

Conhecer os tipos de cadeira de banho é fundamental para fazer a melhor aquisição e dar conforto aos pacientes. Sendo assim, a indicação de um profissional competente e o custo desses equipamentos são fatores importantes nessa decisão.

Isso porque a higienização deve ser completa para evitar a proliferação de micro-organismos em locais indesejados e complicar o estado geral do paciente que se encontra em recuperação.

Além disso, alguns aparelhos têm diversas funções, enquanto outros são mais simples, o que pode interferir na reabilitação do indivíduo quando a opção não for a mais adequada.

Contudo, quando a escolha do tipo da cadeira de banho for respaldada por médicos e orientada por fisioterapeutas, os benefícios são notórios.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre os tipos de cadeira de banho, saiba mais no post de hoje!

1. Cadeira de banho higiênica com braços escamoteáveis

Esse equipamento é um dos mais utilizados pelos pacientes, porque além do conforto oferecido, possibilita embutir os braços para ocupar um espaço menor — ao contrário de outros modelos com braços fixos.

Além disso, essa cadeira é feita de PVC, o que facilita a limpeza em caso de sujicidade, como excreções do paciente e resíduos sanguíneos. O encosto é revestido de vinil com tela de poliéster, garantindo um posicionamento correto da coluna.

Outros benefícios incluem o assento acolchoado e a caixa coletora de excreções, que permite a retirada mesmo quando o paciente estiver sentado. Sendo assim, é indicada para todas as faixas etárias.

 2. Cadeira higiênica ortopédica

Esse modelo tem os mesmos benefícios da cadeira anterior, diferindo-se pelo encosto removível e o cinto de segurança padrão para tronco e pernas. Dessa forma, é indicado para pessoas com mobilidade reduzida provisória ou permanente.

Apesar de todo o conforto, é imprescindível a presença de um acompanhante para ajudar nos procedimentos de limpeza corporal, uma vez que o transporte desses indivíduos exige técnica e prática para não gerar complicações neurológicas no paciente.

A cadeira de banho ortopédica é indicada para utilização também no chuveiro, pois tem rodinhas com travas, apoio de cabeça e mantém o paciente deitado durante o procedimento.

3. Cadeira de banho higiênica para deficientes

Essa cadeira também é fabricada em PVC e tela de poliéster, assim com as outras já mencionadas. Esse tecido é de fácil lavagem, durabilidade e promove retenção de cor, mesmo após muitas limpezas com apenas água e sabão neutro.

Ademais, a confecção em PVC se justifica porque esse material é um bom isolante térmico e elétrico, impermeável a gases e líquidos e resistente a maioria dos reagentes químicos, exceto os mais corrosivos.

Sua grande aplicação na fabricação de aparelhos médicos é que o PVC previne a proliferação de fungos e bactérias, além de insetos e roedores, mas para isso é preciso manter as superfícies secas após o banho.

A cadeira de banho para deficientes tem um formato anatômico e cintos para imobilizar o paciente e não causar problemas durante a higienização.

4. Cadeira de banho higiênica para obesos

Essa cadeira é feita do mesmo material que as demais já citadas. A grande diferença é que esse modelo tem um desenho mais arredondado, possibilitando maior conforto ao paciente obeso.

Isso porque, dependendo do nível de obesidade do paciente, a locomoção pelos ambientes da casa e a higiene ficarão comprometidas caso não exista um acompanhamento ou condições que facilitem esses processos.

Essa cadeira é ideal para pacientes que se recuperam de uma cirurgia complexa ou precisam se manter menos ativos até a liberação médica para atividades físicas.

5. Cadeira de banho PNE com encosto

A cadeira de banho para portadores de necessidades especiais (PNE) foi desenvolvida para garantir proteção durante a higienização, praticidade e autonomia aos que dependem desse aparelho.

Esse modelo é mais simples se comparado aos demais citados anteriormente, uma vez que não tem rodinhas e caixa coletora de resíduos corporais. Porém, suporta até 150 kg, sendo indicado para obesos e idosos com dificuldades para manter o equilíbrio durante o banho.

Sabendo da praticidade em utilizá-la e da facilidade para a limpeza, muitos pacientes optam por essa cadeira devido ao menor custo, pois apresenta menos funcionalidades em relação aos modelos anteriores.

6. Cadeira de banho sem caixa coletora

Essa cadeira, feita de aço carbônico, é indicada para pessoas com incapacidade física, dificuldade de locomoção ou perda da coordenação motora fina. Após o uso, deve ser higienizada e mantida sem umidade para evitar a presença de fungos.

Esse modelo tem rodas maiores, que facilitam o trajeto para o banheiro ou para os outros cômodos da residência. Contudo, as portas devem ser mais largas do que o normal, caso contrário as rodas podem dificultar a passagem, causando transtornos para o paciente.

Outra vantagem atribuída a esse aparelho é a capacidade de se virar em todas as direções, graças às rodas maiores, assim como o assento removível, que favorece a limpeza adequada dessa parte.

7. Banqueta para banho

A banqueta para banho tem uma estrutura de alumínio, com assento de plástico reforçado. Suas sapatas são antiderrapantes, pois não têm rodinhas em seu desenho, mas aderem na maioria dos pisos de banheiro.

Por apresentar um desenho simplificado, não deve ser utilizada de forma crônica, pois pode ser desconfortável para o paciente. Além disso, com o passar do tempo e dependendo da qualidade do material pode ser observado um desbotamento na cor.

Outra característica positiva é a facilidade de transportar essa cadeira para outros lugares, devido ao baixo peso apresentado. Contudo, sua estrutura não pode ser desmontada, o que dificulta encontrar um veículo adequado para o transporte.

É importante diferenciar os tipos de cadeira de banho para selecionar a mais adequada ao perfil do paciente tanto no aspecto fisiopatológico quanto financeiro. Como você pôde ver, existem modelos confeccionados em diversos materiais e com funções distintas, o que interfere substancialmente no custo de aquisição e no tempo de utilização. Por isso, é fundamental conhecer os tipos de cadeiras e compará-las sempre que possível utilizando a relação custo-benefício.

E você, sabe indicar uma cadeira de banho para seu paciente? Ainda tem dúvidas em relação às indicações clínicas dos produtos de fisioterapia? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do universo fisioterapêutico!