Como divulgar minha clínica de fisioterapia corretamente?

Se você parar para ouvir alguns profissionais da saúde conversando, certamente uma das perguntas mais comuns é “como divulgar minha clínica de fisioterapia”. Embora existam várias estratégias de marketing para esse segmento, nem sempre elas parecem trazer o retorno esperado.

Atrair mais pacientes e ser dono de uma marca forte, conhecida e lembrada é o desejo de muitos fisioterapeutas, porém alguns acabam se esquecendo da importância de ter boas estratégias de marketing para conseguir esse objetivo.

Você também tem dúvidas sobre como divulgar a sua clínica? Continue a leitura!

Qual é a importância da divulgação para uma clínica de fisioterapia?

Talvez você já tenha ouvido aquela máxima do “quem não é visto não é lembrado”. Embora possa parecer batida, essa ideia continua sendo de extrema importância, ainda mais no mundo em que vivemos, no qual todo mundo está conectado.

Aliás, a internet tem sido um fator importante de revolução, fazendo com que os pacientes se informem muito mais sobre suas lesões, doenças e enfermidades. Isso significa que, com mais conteúdo, eles também se tornaram mais exigentes, buscando por profissionais que sejam realmente qualificados.

E de que forma você pode ser lembrado como um desses profissionais qualificados se as pessoas nem sabem que a sua clínica existe? Se você tem um bom trabalho de divulgação e focado no seu público-alvo, a sua marca se torna mais forte.

E o que isso significa? Que a sua clínica será vista como uma marca de excelência, com profissionais qualificados e capazes de fornecerem um ótimo atendimento.

Para conseguir isso é preciso investir em divulgação nos canais usados pelo seu público, ter um bom marketing de relacionamento, atender seus pacientes de forma primorosa, ter um bom relacionamento com outros profissionais do ramo da saúde e estar presente na mídia.

Como divulgar minha clínica de fisioterapia de forma simples e que dê retorno?

Como você viu no tópico anterior, quando a sua clínica é percebida de forma diferenciada pelos seus pacientes, a sua marca passa a ter mais valor — ou seja, ela oferece “algo a mais” do que a concorrência.

Isso significa que o serviço que você presta é mais valioso e, justamente por isso, pode ter também um preço mais justo, fazendo com que não seja preciso uma alta rotatividade para manter o seu financeiro em dia.

Veja algumas dicas para conseguir transformar a marca da sua clínica de fisioterapia.

Tenha um site

Como dissemos, estar na internet é o básico hoje em dia. Basta pensar em você mesmo como consumidor. Quando está procurando por um produto ou uma empresa, é comum fazer uma busca no Google para encontrar marcas interessantes.

O seu paciente pode estar fazendo isso agora mesmo. E se você não tem nem um site, como poderá ser encontrado por essas pessoas?

Por isso, é essencial montar um site bem estruturado, que seja responsivo (ou seja, funcione em todos os tamanhos de tela) e que tenha informações claras e completas sobre os tratamentos que você oferece e os diferenciais da sua marca, além de formas de contato.

Crie um blog

Afora ter um site, é muito importante que:

  • o seu endereço fique bem ranqueado no Google e outros mecanismos de busca;
  • os seus pacientes criem uma relação com a sua marca.

E como conseguir isso? Atrelando um blog ao seu site. Nele, você poderá produzir conteúdos sobre diversos temas que tenham relação com os problemas reais vivenciados pelos seus pacientes, dando dicas interessantes para que eles tenham mais qualidade de vida.

Além de ajudar no posicionamento por meio das palavras-chave desenvolvidas no conteúdo, você ainda criará uma relação com as pessoas que visitam seu site, resolvendo dúvidas e se colocando como uma “marca amiga”, que certamente será lembrada quando seus visitantes precisarem de tratamento como os que você aborda no seu blog.

Para essa estratégia funcionar é preciso:

  • conhecer muito bem seu público-alvo e os conteúdos que serão interessantes para ele;
  • trabalhar com palavras-chave importantes para o seu nicho;
  • ter frequência na postagem e criar conteúdos próprios (sem plágio) e altamente valiosos e informativos.

Você também poderá adicionar uma newsletter no seu blog e convidar seus pacientes para assiná-la, melhorando o contato com essas pessoas.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais também são ótimas maneiras de se relacionar com seu público-alvo. Pense em quais são as redes mais usadas pelos seus pacientes e crie um perfil forte nelas.

Lembre-se de sempre criar uma página de empresa, usar o logo da sua clínica, incluir todas as informações de contato e de desenvolver conteúdos interessantes e atrativos com frequência.

Você também poderá usar suas redes sociais para divulgar alguns dos conteúdos do seu blog, além de criar postagens com perguntas aos seus seguidores, aumentando o engajamento com a sua marca e melhorando o seu conhecimento sobre o seu público.

Quanto mais interessantes e úteis forem as dicas, melhor será o relacionamento dessas pessoas com a sua marca, fazendo com que elas enxerguem mais valor no serviço que você presta.

Invista no marketing de relacionamento

O relacionamento é algo essencial para qualquer fisioterapeuta, já que grande parte das clínicas recebem muitos pacientes por meio das indicações, sejam de outros pacientes ou de profissionais da saúde, como médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos etc.

Por isso, manter uma boa relação com todas essas pessoas é fundamental. Com os seus pacientes, além de prestar um ótimo atendimento, crie formas de manter contato, como por meio do e-mail, enviando cartões de aniversário e em datas comemorativas, por exemplo.

Já com os profissionais da saúde, você pode tentar realizar parcerias interessantes para ambos ou investir no networking, participando e dando palestras, estando presente em congressos do seu setor, entre outros.

Faça um trabalho de assessoria de imprensa

Estar presente na mídia é uma ótima forma de propaganda espontânea, ou seja, aquela que você não tem que comprar um espaço publicitário. A principal vantagem desse tipo de divulgação é que ela passa uma credibilidade muito maior ao seu público.

Para isso, é fundamental investir em uma assessoria de imprensa, fazendo com que o seu nome e o da sua clínica sejam sempre lembrados pelos jornalistas. Isso aumentará as suas chances de ser convidado para dar uma entrevista sobre algum tema que você domine, fazendo a sua marca aparecer mais em jornais, rádios, programas de TV, revistas etc.

Invista no pós-atendimento

Um atendimento que encante é a melhor maneira de fidelizar os seus pacientes. E isso é algo de extrema importância, afinal custa bem menos manter um paciente fiel do que atrair um novo.

Uma das formas de conseguir uma boa taxa de fidelização é investindo no pós-atendimento. Ou seja, ligando para o seu paciente após o tratamento para saber se ele está satisfeito, o que pode ser feito para melhorar a sua experiência e sempre mantendo contato com essa pessoa.

Essa atitude simples já pode ser encarada de uma forma totalmente diferenciada pelos seus pacientes que, certamente, indicarão os seus serviços para amigos e familiares.

Como você viu, existem muitas maneiras de responder a questão “como divulgar minha clínica de fisioterapia?”. O importante é sempre conhecer muito bem quem são os seus pacientes e, assim, pensar em modos eficientes de ser lembrado por eles.

Gostou do conteúdo? Então, continue se informando e leia também este post com dicas de marketing pessoal para fisioterapeutas!