Conheça os tipos de aparelhos para avaliação física

A preocupação com a saúde vem aumentando exponencialmente nos últimos anos, especialmente por conta do estilo de vida menos ativo que as pessoas estão levando ultimamente. No entanto, o conhecimento e a tecnologia contribuem ativamente para mudar esse cenário, inclusive por meio da utilização de aparelhos para avaliação física.

Alguns deles já são muito difundidos no meio científico e também são bastante experimentados pelo público em geral, enquanto outros ainda são pouco conhecidos e despertam curiosidade. Quer entender um pouco mais sobre a importância da avaliação física e quais são os aparelhos utilizados para isso? Então, continue lendo e confira!

A importância da avaliação física na clínica de fisioterapia

Não é muito difícil imaginar por que a avaliação física tem uma tremenda importância em uma clínica de fisioterapia, afinal, esse tipo de análise ajuda a compreender melhor o corpo do paciente e a descobrir características e peculiaridades do seu organismo.

Embora não seja tão raro, infelizmente, que alguns profissionais negligenciem a avaliação achando que ela não tem tanta importância, é indispensável mudar esse pensamento. Os dados conseguidos por meio dessa análise são fundamentais para mensurar, entre outras coisas, o percentual de massa muscular, de gordura e identificar o estado atual de condicionamento dos alunos.

E, embora o peso total também seja um fator que deve ser notado, individualmente ele não é confiável, pois cada indivíduo tem uma composição própria de massa magra, ossatura e, logicamente, de músculos. Dessa maneira, os aparelhos para avaliação física são poderosos aliados na rotina prática do fisioterapeuta.

De forma geral, esses aparatos têm um funcionamento simples e estão disponíveis por um valor acessível, enquanto outros mais dinâmicos podem custar um pouco mais. Porém, esse é o momento para conhecer as possibilidades e as limitações de tratamento, bem como algumas causas de dores crônicas.

Tipos de aparelhos para avaliação física

Uma avaliação física eficiente deve incluir vários métodos para que a situação real do paciente seja conhecida e registrada com a maior precisão possível. Sendo assim, o uso de alguns aparelhos se torna imprescindível. Confira, abaixo, alguns dos principais equipamentos para essa finalidade.

1. Adipômetro

O adipômetro é um dos aparelhos para avaliação física mais comuns e difundidos nos dias de hoje, tanto por conta da sua grande utilidade quanto do preço baixo de aquisição e da forma fácil com a qual ele é usado. Em linhas gerais, são mais conhecidos no que se refere à avaliação física de academias, mas também são cruciais para a fisioterapia.

Com ele, é possível registrar diversas obras cutâneas e, por meio de uma fórmula específica, se chega até o percentual de gordura aproximado da pessoa. Por isso, ele acaba sendo muito mais eficiente do que outras alternativas, como o Índice de Massa Corpórea (IMC) — mas, ainda assim, tem alguma margem de erro.

2. Estadiômetro

O estadiômetro é um instrumento utilizado com o intuito de obter um resultado mais fidedigno e real da estatura de um paciente e, também por conta do seu baixo custo e alta funcionalidade, é um dos tipos de aparelhos para avaliação física mais difundidos entre os consultórios de fisioterapia e outros estabelecimentos de saúde.

Existem algumas versões diferentes, das quais destacam-se os modelos fixos de parede e os portáteis, sendo os dois muito úteis para os profissionais. O grande destaque desse aparelho é por conta da sua resolução milimétrica, o que o torna indispensável para a realização de uma análise mais completa e eficiente.

3. Banco de Wells

Talvez um pouco menos conhecido do que os outros aparelhos para avaliação física já citados, o Banco de Wells também é bastante útil e merece figurar com maestria nesta lista. Ele é utilizado para aferir uma valência muito importante e, por vezes, bastante sonegada até por alguns atletas: a flexibilidade.

Por meio das suas medições, ele verifica a amplitude de alongamento das partes posteriores do tronco e das pernas. Por ser um teste seguro e reproduzível na prática da anamnese do fisioterapeuta, ele é largamente empregado pelos profissionais da área. Os resultados são alcançados de acordo com a pontuação aferida na régua.

4. Dinamômetro

O dinamômetro é um aparelho muito versátil, pois pode ser utilizado para estimar algumas valências fundamentais, como a flexibilidade, a força e a resistência muscular de cada paciente. Ele afere, com precisão, a capacidade de cada grupo muscular de diferentes partes do corpo.

Para isso, a pessoa é rapidamente submetida a alguns tipos de exercícios bastante específicos, que podem ser abdominais ou flexões de braço contra o relógio, por exemplo. O número de repetições executadas em função do tempo, por sua vez, é o que determina a capacidade de resistência.

5. Bioimpedância

A bioimpedância é um teste que vem ganhando bastante espaço na fisioterapia, especialmente entre os profissionais mais atualizados do setor. É uma alternativa bastante rápida utilizada para verificar o percentual de gordura dos indivíduos com muita precisão por meio da passagem de uma corrente elétrica.

Essa metodologia informa os níveis de água no organismo, possibilitando o cálculo do percentual de tecido adiposo corporal. É bastante empregado para clínicas que tratam de atletas que precisam ser avaliados em um curto intervalo de tempo. Apesar dessa rapidez do exame, ele é extremamente eficiente e confiável.

6. Ultrassom

Por fim, você pode ainda não ter ouvido falar disso, mas o ultrassom também é um dos tipos de aparelhos para avaliação física que estão revolucionando esse mercado nos últimos tempos. Mais tradicional e consagrado pelo seu uso no diagnóstico na medicina, por exemplo, ele também é preponderante na fisioterapia moderna.

Por meio dele, é possível tirar a medida da espessura da gordura periférica, bem como fazer uma avaliação da musculatura de forma mais prática, barata e acessível. Não exige nenhum tipo de preparo prévio e tampouco apresenta restrições de atividades físicas, podendo ser realizado em gestantes e pessoas obesas, por exemplo.

E você, já conhecia todos os tipos de aparelhos para avaliação física ou ficou curioso com essas novidades? Gostou deste artigo? Então, siga as nossas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!