Afinal, quais são os principais móveis para clínica de fisioterapia?

Está pensando em dar mais um passo na sua carreira e ter sua própria clínica de fisioterapia? A realização desse sonho acontece em várias etapas, que dependem de conhecimentos que vão além daqueles relacionados à saúde e à assistência fisioterapêutica.

É preciso planejar bem e ter conhecimento sobre o mercado de fisioterapia, os recursos humanos que são necessários, os custos para abrir o negócio e mantê-lo, as exigências legais, a matéria prima pertinente, os canais de divulgação e a estrutura demandada.

Muitas coisas, não é mesmo? Para ajudar você, neste post vamos abordar sobre a estrutura e os principais móveis para clínica de fisioterapia. Confira!

Equipamentos para assistência

Vamos começar falando sobre os principais itens que permitem que o atendimento seja feito: os equipamentos para assistência. O Ministério da Saúde aponta que os equipamentos médico-assistenciais para fisioterapia incluem:

  • equipamentos de termoterapia: aparelhos de infravermelho, de ultrassom e de ultravioleta, bolsa de gel;
  • equipamentos de hidroterapia: turbilhão, saunas, banheiras terapêuticas;
  • equipamentos de mecanoterapia: barras paralelas, bicicleta, halteres;
  • equipamento de eletroterapia: TENS.

Além dos equipamentos de assistência direta, a sala de atendimento deve contar também com móveis para acomodação dos pacientes e de apoio. São eles:

  • macas;
  • cadeiras com encosto;
  • rampa;
  • escada portátil.

Recepção e sala de espera

A recepção e a sala de espera são partes muito importantes da clínica de fisioterapia, afinal, são os primeiros ambientes com os quais o paciente tem contato. Por isso é preciso escolher conscientemente os móveis para esses espaços, de forma que passem uma boa primeira impressão.

Esses ambientes devem contar com uma mesa para a recepção, com espaço suficiente para que fique bem organizada, além de gavetas e pequenos armários para o armazenamento de documentos de fácil acesso.

Deve ainda contar com sofás e/ou poltronas confortáveis, que sejam acessíveis para os pacientes com dificuldades de locomoção, bem como uma mesa baixa com revistas, livros e outros itens de distração.

Todos os móveis devem estar organizados de forma a não atrapalhar a circulação dos pacientes na sala de espera.

É interessante também adicionar itens de decoração para tornar o ambiente mais aconchegante para os pacientes. Podem ser colocados plantas, quadros, abajures e outros itens discretos.

Tanto na sala de espera quanto nos outros ambientes da clínica, opte por móveis com materiais que sejam de fácil limpeza para garantir que o espaço esteja sempre muito limpo.

Sanitários

Os sanitários devem ficar, de preferência, na sala de espera, logo na entrada da clínica. Em primeiro lugar, é necessário presar pela higiene e organização a todo momento.

Outro fator importante é a implantação de barras de apoio nas paredes e ao lado do vaso sanitário, tornando-o um sanitário acessível.

Escritório e sala de administração

É importante que a clínica de fisioterapia tenha um local especialmente destinado para a administração, como um escritório. Assim, a sala de espera e o consultório do profissional não ficam cheios de documentos e prontuários, que ocupam espaço e tornam o ambiente desorganizado.

Além disso, o pessoal responsável pela administração pode trabalhar em um lugar separado.

O escritório deve contar com mesas, cadeiras e computadores suficientes para os funcionários da administração, de acordo com o tamanho da clínica. Também precisa ter armários, estantes e prateleiras para que os documentos sejam guardados de forma organizada.

Consultório

Afora a sala de atendimentos, uma clínica de fisioterapia precisa ter também um consultório para o atendimento do paciente. É o local para a primeira consulta e avaliação do paciente, além de outras consultas ou procedimentos que não são feitos com os equipamentos de fisioterapia.

O consultório deve ser um ambiente organizado, que passa credibilidade para o paciente. Precisa ter uma mesa para o profissional e cadeiras confortáveis para ele, para o paciente e seu acompanhante.

Além disso, é fundamental ter uma maca para a realização do exame físico ou alguma avaliação. Assim como na sala de espera, é interessante adicionar plantas, quadros ou outros itens decorativos.

O fisioterapeuta pode também expor na parede diplomas e certificados de cursos relevantes na sua formação.

Depósito

Outra área muito importante da clínica de fisioterapia é o depósito, local em que são armazenados todos os equipamentos remanescentes, produtos utilizados, material médico-assistencial, medicações ou quaisquer outros artigos ou acessórios que não estão sendo utilizados.

O depósito deve contar com armários, gaveteiros, prateleiras e outros móveis que ajudem na organização do espaço. Os materiais e equipamentos precisam estar visíveis e, preferencialmente, organizados por data de validade, quando se aplicar. Isso garante que não haja falta de utilização de um produto que está próximo do vencimento.

Quando necessário, deve contar também com um refrigerador especial para a conversação de medicamentos ou outros produtos para a saúde.

Outros cuidados com o ambiente

Além dos principais móveis para clínica de fisioterapia, é preciso pensar também sobre outros pontos importantes para o ambiente:

  • piso: o ideal é escolher um piso que não fique facilmente sujo, seja de fácil limpeza e de um material menos liso para evitar que os pacientes se acidentem na clínica;
  • iluminação: organizar o ambiente de forma que a luz natural seja utilizada ao máximo, minimizando o uso de luz artificial;
  • cores: as cores utilizadas na clínica (chão, paredes, móveis, decoração) devem ser mais neutras, com pequenos toques coloridos para passar uma sensação de aconchego;
  • expansão: ao montar a clínica, pode ser uma boa ideia já ter disponível uma área para uma possível expansão futura, o que evitaria obras e a utilização de material de construção;
  • público infantil: se a clínica de fisioterapia atende crianças, é importante ter brinquedos e itens de distração para essa faixa etária, quem sabe até uma área de lazer junto à sala de espera.

À primeira vista, a escolha dos móveis para clínica de fisioterapia pode não parecer um fator muito relevante, mas é de grande importância para a aparência do estabelecimento e para a opinião e aceitação dos pacientes.

Por isso, vale a pena escolher bem os móveis de todos os ambientes, sempre presando pela aparência, higiene, segurança, usabilidade e conforto. Lembre-se também que é importante utilizar mobiliários e equipamentos com boa apresentação, portanto eles devem ser trocados periodicamente, de acordo com a necessidade.

Viu como os móveis e equipamentos são importantes para a clínica de fisioterapia? Quer ter acesso a produtos fisioterapêuticos de qualidade? Então, entre em contato conosco, nós podemos ajudar!