Confira 7 dicas de decoração para sua clínica de fisioterapia

A decoração para clínica de fisioterapia é um item fundamental, porém ainda menosprezado pelos profissionais de saúde. Isso porque os gestores acreditam que o tratamento humanizado e eficiente é o único fator para garantir a sustentabilidade financeira da empresa.

No entanto, a decoração da clínica complementa os serviços prestados e reflete na organização do estabelecimento. Além disso, a parte decorativa deve estar aliada às recomendações sanitárias e de segurança impostas pela legislação do setor.

Sendo assim, os fisioterapeutas devem ficar atentos à distribuição dos móveis pela área física, às cores do ambiente e, caso seja necessário, à reestruturação do mobiliário para possibilitar praticidade e aumento da produtividade das atividades.

Por isso, se você quer saber como melhorar o visual de seu estabelecimento, continue lendo este post e conheça algumas dicas de decoração para clínica de fisioterapia. Acompanhe!

Priorize o fluxo de atendimento

Um ambiente prático e aconchegante é aquele em que o fluxo de atendimento ao paciente não influencia os outros serviços. Sendo assim, é aconselhável dar preferência a um movimento contínuo e unidirecional para evitar idas e voltas desnecessárias.

Além disso, é importante fixar em local visível algumas informações pertinentes, como horário de funcionamento, requisitos para iniciar o processo de atendimento e tipos de serviços ofertados.

Também é interessante fazer uma simulação do fluxo de atendimento, desde o momento da entrada do paciente ao local, até a consulta com o fisioterapeuta, de forma a avaliar a eficiência dessas atividades.

Aqui, é possível investir em itens decorativos que, aliados a funcionários competentes, criam um fluxo dinâmico e organizado. Associar cores nas paredes ou no piso identificando os serviços que serão prestados é uma ótima forma de guiar os pacientes, bastando apenas a indicação visual feita pelo funcionário.

Escolha o estilo da decoração

As principais tendências em decoração mostram que um ambiente “clean” satisfaz todos os indivíduos, inclusive os mais exigentes. Mas nem por isso os espaços precisam ter poucos itens decorativos.

Sendo assim, o mobiliário deve ser pensado com foco na comodidade, na facilidade de limpeza e nos aspectos decorativos. Nesse sentido, a opção por móveis claros, de tonalidades mais neutras é sempre a melhor opção.

Dessa forma, é possível optar por poltronas ou sofás nas salas de espera, armários com gaveteiro nos consultórios e espaços para inserção de camas elásticas, colchonetes e outros equipamentos utilizados para reabilitação

Em ambientes terapêuticos em que os equipamentos ocupam uma grande área física é interessante inserir quadros que remetem paz, segurança e responsabilidade com as atividades realizadas. Quadros com mensagens positivas também são bem-vindos.

Invista na luminosidade do ambiente

A luminosidade do ambiente é algo que precisa ser cuidadosamente avaliado conforme a posição do sol durante todo o horário de funcionamento. Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural, desde que ela não interfira na visibilidade dos procedimentos.

As luzes dos consultórios e da recepção devem ser frias para evitar o aquecimento do ambiente e, quando necessário, podem ser inseridos pontos de luz em locais em que a luminosidade não for ideal para a atividade clínica que será realizada.

Além disso, as cores das paredes influenciam significativamente nesse aspecto, pois tintas brancas e foscas não refletem a luz, enquanto o uso de cores brilhantes pode influenciar no clima do ambiente.

Tenha atenção à legislação de segurança

Um ambiente clínico pode ter uma decoração sofisticada ao mesmo tempo em que respeita os requisitos da legislação no que se refere à facilidade de acesso dos deficientes físicos, à prioridade para atendimento de idosos ou pessoas em situações emergenciais.

A instalação de elevadores ou rampas de acesso deve ser pensada antes do projeto final ou incorporada de forma eficiente nos ambientes já em funcionamento. Assim, as cláusulas de inclusão social serão respeitadas.

Outra recomendação importante é fixar os extintores de incêndio conforme a normatização do corpo de bombeiros em local de fácil visualização e com distância de segurança, além das orientações sobre as normas de utilização.

Escolha o piso correto

A escolha do piso é um dos fatores de maior relevância nas clínicas de fisioterapia. Ele deve ser de fácil lavagem, porém antiderrapante. Assim sendo, é preciso evitar carpetes ou tecidos que acumulam poeira.

Ao avaliar a praticidade, selecione um piso que não arranhe ou se deteriore facilmente e que não acumule sujeira nos principais cantos. A cor do piso pode variar, mas, em geral, não sai do preto e branco.

O uso de tapetes é um item decorativo desaconselhável em serviços clínicos, porém pode-se optar por versões sintéticas para dar cor a alguns ambientes, como recepção e consultórios, sem acumular impurezas nocivas à saúde.

Mantenha os banheiros arejados e limpos

Outro item crucial em uma clínica de práticas fisioterapêuticas é o estado de conservação dos banheiros. Pisos com muitas divisórias facilitam a absorção de sujeira e necessitam de manutenção frequente.

Portanto, é interessante optar por pisos inteiriços para facilitar a limpeza e deixar o ambiente mais agradável. Além disso, já existem aerossóis automatizados para liberarem essências periodicamente, garantindo a aromatização do espaço.

Dependendo do tamanho dos sanitários, é possível inserir pequenos objetos decorativos suspensos ou porta-papel toalha diferenciado para dar um toque moderno e inovador nesses locais.

Contrate um especialista

Os atendimentos clínicos são os serviços essenciais nos estabelecimentos de fisioterapia e, por isso, o investimento deve ser sempre direcionado a realizar melhorias nesse aspecto. Todavia, um lugar bem decorado se torna acolhedor aos olhos do paciente.

Para inovar sem perder a essência de uma clínica de saúde é preciso ter cautela e conhecimento. Geralmente, o objetivo ao realizar mudanças na estrutura decorativa é fugir da imagem “hospitalar”, criando um ambiente sofisticado, mas funcional.

Por isso, a contratação de um decorador com experiência na modificação desses ambientes pode ser uma alternativa interessante para dosar o estilo clássico e moderno, atendendo aos desejos dos gestores clínicos.

Como visto, a decoração para clínica de fisioterapia é uma estratégia que deve ser trabalhada continuamente para melhorar o aspecto do ambiente, garantindo boas referências e a fidelização dos pacientes. Além disso, uma clínica de fisioterapia decorada na medida certa denotará organização, inovação e eficiência do serviço.

Agora que você já aprendeu algumas dicas de decoração para clínica de fisioterapia, não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades desse universo!