O que fazer para melhorar o retorno de investimento do seu consultório de fisioterapia?

Muito se fala hoje sobre o ROI, mas são poucas as clínicas que se preocupam em entender essa equação. Por falta de conhecimento, vários gestores não analisam a rentabilidade de suas empresas. Contudo, é extremamente importante estudar o retorno de investimento do consultório de fisioterapia.

Desde os gastos mais banais, como a reposição de copos descartáveis e de papel higiênico nos banheiros, até os mais complexos, como os investimentos de marketing, consultoria contábil e melhorias estruturais. Todas essas funções são de responsabilidade dos gestores de uma clínica.

No entanto, é preciso que os consultórios tenham uma boa gestão para encontrarem um equilíbrio de seus gastos e não perderem a lucratividade do negócio.

Essa não é uma tarefa simples, mas reunimos, neste artigo, algumas dicas que vão ajudar você a melhorar a rentabilidade do seu consultório de fisioterapia. Acompanhe!

Crie um planejamento financeiro

Desenvolver um bom controle financeiro é a primeira etapa para que você e sua clínica possam conquistar uma melhor rentabilidade.

Registre todas as operações da sua empresa, quanto ela dispõe de capital de giro, compute todos os gastos, contas a pagar e a receber, entradas de dinheiro etc. Absolutamente todas as operações devem constar nesse planejamento.

Ter um bom controle financeiro permite ao gestor entender como a operação da empresa absorve os gastos. Outro ponto importante é que o planejamento financeiro possibilita ter uma visão ampla dos principais problemas da clínica e quais são as melhores medidas a serem tomadas para minimizá-los.

Monitore os indicadores de desempenho

Importantes ferramentas da gestão empresarial, os indicadores de desempenho são muito usados para entender melhor os resultados de cada atividade de uma empresa.

Esses levantamentos permitem comparar a real situação de uma clínica com o planejamento desenvolvido para ela. É graças aos indicadores de desempenho que é possível entender se há um distanciamento entre esses dois cenários, quais são as falhas e as soluções viáveis para a melhoria de resultados.

As informações coletadas por meio desses indicadores permitem, inclusive, analisar o desempenho do seu consultório e também sua produtividade. Com isso, será ainda mais fácil tomar decisões e aplicar melhorias.

No caso de novos investimentos ou contratações, os indicadores darão uma noção mais precisa de como seu departamento financeiro será impactado.

Contudo, é preciso estar atento às metas e às estratégias de seu consultório. Elas são o pilar para o desenvolvimento desses mecanismos de controle, portanto precisam estar sempre muito bem-alinhadas para não perder o foco do que realmente precisa ser controlado.

Seja organizado

Quando gerenciamos um espaço, em especial da área da saúde, é importante nos atentarmos a aspectos como a organização e a higiene. Eles são primordiais para o bom funcionamento de uma clínica, uma vez que a apresentação de um local pode ser decisiva para o seu êxito.

Tenha sempre o comprometimento de manter os espaços comuns, como banheiros e sala de espera, muito limpos, organizados e silenciosos. Esses elementos ajudarão no cultivo de um bom relacionamento com seus pacientes.

Pode parecer um simples detalhe, mas esses fatores influenciam muito na hora de fidelizar seus pacientes e para que eles tenham confiança de indicar os serviços do seu consultório para amigos e familiares.

Um ambiente limpo e organizado também pode impactar positivamente no rendimento de sua equipe. Portanto, cuide bem de seu espaço, pois ele tende a ser determinante para o sucesso da sua clínica.

Conheça bem seus pacientes

Saber quem são seus pacientes e dispor de um atendimento personalizado e humanizado nem sempre é uma prioridade das empresas, mas é algo bastante desafiador para muitos consultórios.

Essa é uma estratégia importante para a criação de uma carteira de pacientes sólida, garantindo bons retornos financeiros para o seu espaço.

Entenda as necessidades do paciente, compreenda a pluralidade do público e aprenda como gerenciar esses diferentes perfis. São detalhes que garantem a satisfação do paciente e elevam a reputação do seu consultório no mercado.

Fazer com que seu paciente se sinta único atrai mais pessoas — e mostrar que o consultório compreende suas necessidades é uma maneira muito eficaz de conquistar mais pacientes e aumentar o rendimento de uma clínica.

Minimize seus gastos

O custo total de um consultório é um dos fatores que mais influenciam na lucratividade da empresa. Não importa o tamanho do seu faturamento, se o gasto mensal for alto, consequentemente seu lucro será reduzido.

É a partir disso que as empresas precisam pensar em diminuir seus gastos fixos. No entanto, isso precisa ser estudado e sua implantação depende de não interferir na qualidade do serviço prestado.

Faça uma avaliação macro do seu negócio, olhando com bastante atenção todos os departamentos do seu consultório. Em seguida, mensure o impacto de cada gasto cortado, traçando um planejamento de redução de custos com base nesses indicativos.

Não se esqueça que é muito importante aumentar a lucratividade de uma clínica de fisioterapia, contudo não se pode preterir do padrão de qualidade e da sua importância para a manutenção de uma carteira de pacientes sólida.

Tenha a tecnologia a seu favor

Adotar um software voltado especificamente para a gestão de consultórios pode facilitar muitos processos da administração financeira de seu espaço. Agendamento de consultas, anotações de agenda, lembretes, entre outros pontos podem ser facilitados.

Com a tecnologia ainda é possível ter acesso simplificado aos índices de produtividade da sua clínica, minimizando erros do cotidiano, além de diminuir consideravelmente custos operacionais.

Mesmo sendo um investimento que se mostre contraditório, já que o objetivo é enxugar gastos, a relação do custo-benefício que um sistema automatizado traz para as empresas é muito positiva. Em especial sob a ótica da gestão financeira.

Variáveis como o cálculo do ROI de seu consultório, necessitam de controle especial e precisão, por exemplo. E para facilitar esses e outros processos, tornando-os mais eficientes e ágeis, um software de gestão será a alternativa perfeita na hora de contabilizar gastos e gerenciar os lucros.

Ter relevância no mercado, se destacar diante dos concorrentes e criar uma boa carteira de pacientes são pontos importantes para o sucesso de uma clínica. No entanto, quando os gestores conseguem implantar boas práticas de administração é possível potencializar consideravelmente seus ganhos.

Com dedicação e planejamento será ainda mais fácil entender o retorno de investimento do consultório de fisioterapia. Aplicando de forma consciente as técnicas de cálculo do ROI no dia a dia será ainda mais simples aumentar a lucratividade da sua clínica.

E você, o que achou das nossas dicas? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e divida com seus amigos essas práticas para a gestão de um consultório de fisioterapia!