6 motivos para renovar os equipamentos do seu consultório de fisioterapia

O ramo da fisioterapia cresceu bastante nos últimos anos. Isso se deve a vários fatores, mas, principalmente, à ampliação do trabalho, com o surgimento de mais especialidades. Consequentemente, isso exigiu uma especialização maior dos profissionais, além da demanda por equipamentos de fisioterapia mais modernos.

No entanto, a negligência com relação à duração desses aparelhos ainda é grande, fazendo com que a troca seja demorada. Pensando em ajudá-lo a ter um trabalho não só mais eficaz, mas também com mais qualidade, criamos este artigo com 6 motivos pelos quais você deve renovar os equipamentos do seu consultório de fisioterapia. Acompanhe!

1. Validade dos equipamentos de fisioterapia

Apesar de não serem perecíveis, os equipamentos de um consultório também têm uma data de validade e isso deve ser prontamente questionado com o fabricante para não ter problemas futuros. Alguns acessórios têm vida útil menor, portanto, é importante ter muita atenção para realizar a troca no momento exato.

Equipamentos antigos trazem uma série de problemas, entre eles o risco de acidentes aos pacientes dos consultórios. Além disso, o desempenho vai diminuindo com o tempo, fazendo necessária a troca, visto que os tratamentos perdem em eficácia e podem afastar os pacientes.

Logo, ao sinal de qualquer falha ou baixo desempenho é hora de avaliar a situação e optar pela troca. O ideal é realizar essa mudança a cada cinco anos, garantindo, assim, aparelhos sempre novos.

2. Perda de eficácia

Mais do que a excelência do fisioterapeuta, um consultório bem-equipado é determinante para o desempenho dos tratamentos e, consequentemente, melhora dos pacientes que o procuram. Se observar que a qualidade das consultas tem caído, vale a pena verificar se chegou o momento de renovar os instrumentos de trabalho.

Por exemplo, eletrodos desgastados não realizam com eficácia as terapias nas quais eles são necessários, gerando insatisfação nos pacientes. Outra situação diz respeito às borrachas desgastadas, que podem não conduzir as correntes elétricas da maneira correta, dando a impressão de que o equipamento está fraco.

No mais, aquelas ferramentas que utilizam algum tipo de energia merecem uma atenção ainda mais especial. Isso porque o sistema precisa estar em perfeito funcionamento para não gerar riscos ao profissional e aos seus pacientes. Logo, a manutenção e a troca periódica são dois fatores imprescindíveis.

3. Modernização dos aparelhos

É fato que a modernização da área da saúde incorporou vários aparelhos tecnológicos que visam os tratamentos mais eficazes dos pacientes. Portanto, o fisioterapeuta que deseja resultados melhores e intervenções mais certeiras, precisa investir em equipamentos de qualidade e modernos.

Como a obsolescência é algo comum em todos os produtos que utilizamos no dia a dia, por que seria diferente nos itens dos consultórios? A modernização dos instrumentos de trabalho traz uma série de benefícios, entre eles podemos destacar: a maior capacidade de atendimento, mais eficácia, qualidade e produtividade do profissional, menor tempo de permanência dos pacientes no consultório, tornando o processo mais agradável para eles.

Podemos ressaltar aqui também a redução dos custos para o profissional da saúde. Se ele investe em aparelhos com tecnologia avançada, as chances de que eles trarão algum problema de repente é bastante remota. Outro fator que já explicamos é a produtividade, ou seja, o fisioterapeuta consegue atender com qualidade em menos tempo, oferecendo o serviço a mais indivíduos no mesmo dia.

4. Estética do local

Imagine a seguinte situação: o paciente chega ao consultório de seu fisioterapeuta para uma seção de tratamento e vê equipamentos danificados, uma sala com móveis desgastados. Isso causa uma péssima impressão, além de gerar dúvida sobre a qualificação do profissional em muitas ocasiões.

Por essa razão, um dos principais motivos para realizar a troca dos equipamentos de fisioterapia é justamente em razão da estética do local e para trazer melhor comodidade dos indivíduos que o procuram.

Aliás, vale ressaltar que equipamentos malcuidados — com desgastes, rachaduras, apodrecimento, fissuras, sistema elétrico falho etc. — podem até piorar a condição de saúde dos pacientes. Portanto, bastante cuidado em relação a isso.

5. Prognóstico correto

A boa qualificação do fisioterapeuta é imprescindível na hora de fazer o diagnóstico. Quanto mais certeiro ele for, mais eficaz será a sua conduta e o paciente será melhor assistido. Para que essa precisão seja garantida, o profissional da saúde precisa contar com os equipamentos certos.

Imagine que um paciente precise passar por um processo de recuperação de uma cirurgia. Aquele momento já é delicado para ele, se o fisioterapeuta não conta com a aparelhagem correta e moderna, pode fazer com que o diagnóstico seja repassado como mais longo do que deveria. Isso pode ter consequências ruins, como a recuperação incompleta e, até mesmo, o abandono do indivíduo em busca de outro profissional que o atenda.

Logo, a junção do conhecimento do fisioterapeuta, associado às boas práticas da profissão e aos equipamentos corretos são capazes de trazer mais qualidade diagnóstica. Mas não só isso. O profissional passa a ser referência pelo trabalho oferecido, o que reflete diretamente no seu reconhecimento perante a comunidade, trazendo mais pacientes.

6. Atendimento de várias especialidades

Os equipamentos de fisioterapia precisam ser renovados também para atender às novas demandas do mercado. Isso porque a cada ano novidades são lançadas para serem utilizadas como recurso terapêutico nas clínicas de reabilitação motora.

Nos últimos anos, por exemplo, a inserção do pilates foi intensa, fazendo com que o surgimento de novidades, como as modalidades distintas da prática, crescesse. Com isso, além da qualificação constante, o profissional precisa ter os aparelhos certos, visto que as exigências têm crescido. A mesma situação ocorre quando falamos da fisioterapia dermatofuncional, que consiste em tratamentos estéticos por meio de recursos fisioterapêuticos e tem sido bastante procurada.

A fisioterapia tem como principal objetivo restaurar as funções normais do corpo. Logo, o tratamento precisa estar baseado em combater os problemas e nada melhor do que ter os equipamentos certos para fazer isso. Além de melhorar a saúde do paciente, o fisioterapeuta mostra a preocupação com a qualidade do serviço quando se propõe a renovar os aparelhos.

E então, o que achou do nosso artigo com os principais motivos para renovar os equipamentos de fisioterapia? Quer ter mais eficácia em seu consultório e aprender a geri-lo da maneira correta? Nos siga nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e continue acompanhando as nossas novidades!