Marketing pessoal para fisioterapeutas

Investir em marketing pessoal é uma necessidade nos dias de hoje. Afinal, existem muitos profissionais no mercado que apostam significativamente nas estratégias de divulgação dos serviços clínicos.

Todavia, é preciso cautela para não ferir o código de ética profissional e, ao mesmo tempo, transparecer credibilidade perante o paciente, que decidirá pela aceitação das atribuições clínicas dos fisioterapeutas mediante a veiculação das atividades propostas.

Além disso, as formas de disseminação dos dados profissionais devem ser feitas em conteúdo técnico, porém em linguagem acessível aos futuros pacientes para facilitar a tomada de decisão.

Portanto, a linha é tênue e precisa de equilíbrio entre as informações profissionais divulgadas, sem demonstrar apelo de propaganda para não desmerecer essa atitude — mas é uma estratégia muito válida.

Quer saber como fazer isso? Então, acompanhe nossas dicas neste post e saiba por que é interessante investir em marketing pessoal!

Quais são os benefícios do marketing pessoal?

Destacar-se entre os demais profissionais

Um fisioterapeuta que investe em marketing pessoal se diferencia dos demais especialistas que utilizam apenas métodos tradicionais de divulgação das suas potencialidades. Isso acontece porque o marketing é uma metodologia que, quando bem empregada, salienta as atribuições profissionais.

Esse processo amplia a divulgação dos serviços na medida em que garante credibilidade das responsabilidades dos profissionais de saúde. Dependendo da forma como as informações são veiculadas nas redes sociais, a disseminação atinge muitas pessoas.

Por isso, é fundamental mostrar os principais resultados das atividades profissionais por meio de publicações científicas ou respondendo dúvidas de forma ampla para que o seu nome como fisioterapeuta se torne conhecido.

Vale ressaltar que a publicação científica facilita a fixação do nome do fisioterapeuta perante os demais profissionais de saúde, ao passo que a desmistificação de conceitos complexos atinge o público leigo.

Estabelecer novos vínculos de trabalho

O investimento em marketing pode alcançar patamares altos e fomentar outros vínculos de trabalho. Um fisioterapeuta com reputação reconhecida mediante relatos de pacientes e outros profissionais de saúde ganhará notoriedade e estabelecerá novos vínculos de trabalho.

Devido à repercussão das suas atividades, você pode ser convidado para compor equipes multidisciplinares, uma vez que os gestores tiveram acesso a informações sobre seu eficiente trabalho. Além disso, também pode prestar consultoria em áreas específicas que foram amplamente disseminadas nos principais veículos de comunicação, agregando assim mais uma competência ao seu perfil profissional.

Criar novas oportunidades na carreira

Investir em marketing pessoal significa ampliar os horizontes profissionais, pois os recursos tecnológicos possibilitam a propagação de informações clínicas em pouco tempo e para diversos públicos.

Sendo assim, o fisioterapeuta que investir em marketing pessoal pode receber convites para diversas frentes de trabalho, como: educação a distância, aula por videoconferência, preceptoria, entre outras. Dessa forma, manterá contatos dentro e fora do Brasil.

Além disso, mantendo as redes sociais ativas, é possível entender as novas demandas e elaborar condutas de forma mais simples e objetiva, tornando-se uma espécie de consultor virtual.

Como investir nessa estratégia?

Engana-se quem pensa que essa estratégia pode ser criada facilmente e sem uma consultoria especializada. Uma vez que o profissional faça sua inserção no meio virtual, é preciso que a imagem seja boa, caso contrário trará poucos resultados.

Nesse sentido, a primeira etapa é procurar especialistas em marketing com experiência para mostrar os seus serviços fisioterapêuticos de forma objetiva e atrativa, sempre considerando os aspectos éticos.

Além disso, é aconselhável que você exponha seus conhecimentos em vídeos ou podcasts sobre os tratamentos inovadores, como o uso do ultrassom terapêutico, da mecanoterapia e do TENS, por exemplo.

Em seguida, é fundamental considerar o planejamento das ações elaboradas pelo consultor em marketing de acordo com o tempo e a atividade proposta e seguir adequadamente as principais modificações.

Construa uma identidade visual

O primeiro passo é construir a identidade visual direcionando-a para um perfil assistencial adequado. Por isso, nesse primeiro momento é fundamental investir na imagem do profissional — tanto física quanto mercadológica (logo, jogo de cores etc.).

Em seguida, deve-se investir na criação de perfis nas redes sociais para ampla divulgação do trabalho. O ideal é que a identidade seja de pessoa física, contudo, a descrição final esteja associada à clínica assistencial.

Posteriormente, é interessante publicar recomendações sobre assuntos da atualidade que sejam compatíveis com as atividades da fisioterapia e também de interesse para o público leigo e clínico.

Desenvolva seu networking

As redes sociais são excelentes estratégias para divulgação de trabalhos pessoais, no entanto, a presença física também é importante. Nesse sentido, é fundamental participar de eventos científicos e formalizar parcerias clínicas promissoras.

A presença em eventos, principalmente como palestrante, serve para mostrar a eficiência do seu trabalho fisioterapêutico, abordar questões clínicas pouco exploradas ou condutas inovadoras para, assim, despertar interesse do público ouvinte.

Caso não possa participar como palestrante, relacione-se com outros profissionais durante os intervalos entre os eventos ou se apresente formalmente para alguns especialistas clínicos.

O networking é uma ferramenta indispensável para os profissionais que querem ampliar seus conhecimentos e, consequentemente, alcançar mais pacientes.

Mantenha uma postura profissional

De nada adianta investir em marketing pessoal se o relacionamento com o paciente ainda carece de aperfeiçoamentos. Isso porque o tratamento fisioterapêutico deve ser embasado em conhecimentos científicos atualizados e na humanização ao paciente.

Integrando essa duas práticas com eficiência e atenção, os pacientes serão os primeiros a manifestarem positivamente as condutas clínicas nas redes sociais, tornando a publicidade ainda maior.

Sendo assim, o fisioterapeuta conseguirá novos pacientes e poderá futuramente aumentar o rol de serviços prestados, além de aumentar a fidelização daqueles que já tiveram essa assistência profissional.

Investir em marketing pessoal é uma tarefa que exige atenção e capacidade inovadora dos profissionais da fisioterapia. Além disso, é importante buscar uma consultoria de especialistas no assunto para não deixar a situação excessiva e nem ferir as normas dos códigos de ética existentes.

E você, o que está esperando para investir nessa estratégia? Acredite e aposte em suas potencialidades para divulgar as atividades clínicas! Aproveite e leia também este post e aprenda a se tornar uma referência como fisioterapeuta e atingir o sucesso profissional. Vamos lá!