Saiba mais sobre o mercado de fisioterapia coaching

A fisioterapia está sempre listada entre as profissões do futuro — e isso não é por acaso. Afinal, vemos um aumento na preocupação com a saúde e o bem-estar, com mais pessoas tentando modificar seus hábitos para terem uma vida longa e com mais qualidade.

Justamente por isso, o mercado de fisioterapia coaching não para de crescer. Embora ainda seja recente, ele atrai a atenção de muitos profissionais — buscando modificar também a forma como eles se portam. Afinal, a ideia não é tratar apenas a doença, mas evitar que os problemas aconteçam.

Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais!

O que é a fisioterapia coaching?

O termo “coach” está cada vez mais em alta, podendo ser aplicado a inúmeras situações, como carreira, emagrecimento e qualidade de vida. O coaching utiliza um mix de técnicas, conhecimentos e ferramentas que buscam a conquista de resultados efetivos em qualquer contexto, modificando a forma como a pessoa encara e atua na sua realidade.

O coaching é, acima de tudo, um processo de mudanças positivas, de forma efetiva e acelerada, auxiliando na conquista de inúmeros objetivos e no autoconhecimento para a superação de crenças limitantes ou de hábitos pouco interessantes.

Na fisioterapia coaching a ideia é a mesma. Aqui, o profissional não atua de modo a tratar a doença, mas age identificando as causas do problema e motivando o paciente a modificar seus hábitos e evitar problemas de saúde, conquistando o seu bem-estar.

Para isso, busca-se fortalecer os conhecimentos do paciente sobre a sua própria saúde e a contextualização sobre como o seu modo de vida pode trazer impactos negativos em curto e longo prazo, visando modificar essas atitudes e, assim, incentivar o autocuidado.

Quais são as oportunidades e os desafios desse mercado?

Como você pôde notar, o mercado de fisioterapia coaching ainda é bastante recente, e isso significa que existem muitas oportunidades e desafios a serem superados. Veja os principais.

Desafios

O principal desafio de quem atua no segmento de coaching é conseguir o reconhecimento tanto dos que consomem esse serviço quanto da sociedade de maneira geral.

Isso porque ainda não existe nenhuma regulamentação da profissão de coach, o que faz com que qualquer pessoa possa atuar nesse segmento, reduzindo a eficácia dos resultados e, claro, fazendo com que muitas pessoas não tenham confiança no processo.

Uma das formas de reverter esse quadro e conseguir a confiança dos pacientes é alcançando o sucesso proposto. Para isso, é fundamental que o fisioterapeuta que atua como coaching consiga provocar uma reflexão em cada um dos seus atendidos. Assim, a mudança acontecerá de dentro para fora e os novos hábitos serão mais facilmente incorporados à rotina do paciente, com resultados mais expressivos.

Para tanto, é fundamental uma mudança de postura do profissional, que não deverá “ditar regras” sobre como o paciente deverá se portar, mas sim provocar uma reflexão profunda sobre os hábitos e o jeito de viver de cada um, buscando fazer com que eles entendam as necessidades de mudança e consigam ter atitudes mais positivas em relação ao seu bem-estar.

Oportunidades

O mercado de fisioterapia coaching ainda é novo, o que significa baixa concorrência e grande possibilidade de crescimento. Mas para identificar se esse é um setor interessante na sua região, é fundamental investir em uma pesquisa de mercado, analisando se existe demanda para o serviço.

Lembrando que o grupo de pacientes da fisioterapia coaching é diferente do da fisioterapia tradicional, sendo formado por pessoas que têm uma preocupação maior com a sua saúde e a sua qualidade de vida e que realmente querem modificar os seus hábitos, mas não sabem como fazê-lo.

Nada impede, também, que você inclua mais esse serviço na sua clínica de fisioterapia. Contudo, para isso é fundamental que você modifique as suas atitudes, trabalhando com um atendimento mais personalizado, entendendo as dores e as dificuldades de cada paciente e usando essas técnicas de modo a ter um resultado ainda mais expressivo para cada tratamento proposto.

Como atuar no mercado de fisioterapia coaching?

Depois de ler o tópico acima, você acredita que a fisioterapia coaching pode ajudar o seu consultório a se diferenciar e deseja investir nesse mercado? Então, veja algumas dicas importantes.

Saiba muito bem quem é o seu paciente

A fisioterapia coaching se baseia em um atendimento completamente personalizado. Assim, é essencial que você saiba muito bem quem é o seu paciente, indo além do que apenas a dor relatada.

É preciso fazer uma análise global de todos os pontos críticos que contribuíram para a lesão em tratamento e que podem vir a trazer outros problemas, pensando no desenvolvimento da saúde de uma maneira global.

Faça com que seu paciente reflita

A reflexão e o autoconhecimento são os pilares de qualquer procedimento de coach, e não é diferente na fisioterapia coaching. Somente a partir dessa reflexão é que a mudança de hábitos e de atitudes realmente poderá acontecer.

Por isso, busque traçar um paralelo entre o conceito de bem-estar e a saúde do paciente, fazendo com que ele mesmo consiga compreender os motivos que o levaram a desenvolver determinado problema e quais atitudes ele poderá ter no sentido de evitar novas lesões e de conseguir ter uma saúde mais fortalecida.

Defina corretamente os objetivos

Não existe mudança sem identificar o que será mudado. É essencial que você e o seu paciente consigam definir objetivos claros para o processo, permitindo também que ele consiga medir o quanto o tratamento foi capaz de ajudá-lo.

Tenha uma postura motivadora

É claro que a mudança deverá surtir de dentro para fora, ou seja, deverá ser focada no seu paciente. Mas o seu papel como coaching é justamente o de motivar essas reflexões e de orientar o seu paciente para que ele consiga atingir os objetivos propostos e ainda mais: entender que, para qualquer mudança, a atitude dele é fundamental.

Infelizmente, a sociedade moderna em que vivemos não permite que tenhamos tempo para pensarmos em nós mesmos e no nosso bem-estar. Isso faz com que muitas pessoas forcem os seus corpos além do limite, devido ao estresse físico ou mental, contribuindo para lesões repetitivas, problemas posturais e outras questões de saúde.

A fisioterapia coaching surge justamente nesse sentido, buscando refazer essa ligação entre corpo e mente, promovendo uma reflexão mais profunda nos pacientes, que podem entender o quanto suas atitudes contribuem para o mal-estar físico e para que a sua qualidade de vida não seja das melhores.

Somente a partir da identificação desses maus hábitos é que os pacientes podem ter uma postura completamente diferente em relação à saúde e, claro, também em relação aos tratamentos fisioterapêuticos, melhorando os resultados de maneira geral.

E, então, gostou de saber mais sobre o mercado de fisioterapia coaching? Se você curtiu este post, assine a nossa newsletter e receba outras dicas e informações valiosas diretamente no seu e-mail!