Equipamento de Pilates: Você sabe comprar corretamente?

Não importa o quanto de titulações ou de prática você tenha, se o seu equipamento de pilates não for bem escolhido e oferecer conforto e segurança aos seus alunos, dificilmente você conseguirá fidelizá-los.

Porém, com tantas opções no mercado realmente pode ser difícil definir o que considerar nesse momento. Por isso, criamos este conteúdo com várias dicas importantes para você escolher corretamente os equipamentos do seu estúdio e investir melhor o seu dinheiro. Confira!

Tenha o básico para começar

Se você está montando o seu estúdio de pilates agora, é fundamental contar com, pelo menos, os equipamentos mais importantes, considerando também o espaço disponível.

Um estúdio personal, com mais ou menos 15 m², pode ser composto de: Chair, Reformer e Ladder Barrel. Já um estúdio básico, com cerca de 25 m², pode ter: Cadillac, Reformer Torre e Ladder Barrel.

Os equipamentos mais importantes, de qualquer forma, são:

  • Reformer: é um dos equipamentos de pilates mais usado e se assemelha a uma cama com molas, em que é possível trabalhar a musculatura de forma vertical, em pé, sentado ou em quatro apoios. Os exercícios ainda podem ser globais ou específicos, trabalhando equilíbrio, força, flexibilidade, mobilidade e coordenação;
  • Cadillac: é um equipamento completo que conta com diversos acessórios, como barras, mecanismos com mola e trapézio. Pode ser usado para muitas finalidades, como no tratamento de patologias da coluna, de artrite e artrose, de hérnias de disco, para grávidas etc.;
  • Chair: pode ser chamada de cadeira pilates ou cadeira combo e é um equipamento extremamente versátil, podendo trabalhar mais resistência, variando para praticantes iniciantes ou mais avançados;
  • Ladder Barrel: se assemelha a um barril de madeira e é usado, principalmente, para alongar a coluna e também para favorecer a flexibilidade da musculatura flexora do joelho e extensora do quadril.

Além desses, você ainda pode investir em acessórios como a bola suíça (ou bola de pilates), indispensável para pilates de solo, o disco de equilíbrio, o disco de rotação, a faixa elástica e a fita de suspensão.

Pense sempre na segurança dos alunos

Mais importante do que o preço, está a qualidade do equipamento de pilates. Afinal, é ela que garantirá a segurança da prática dos seus alunos, evitando acidentes que podem até mesmo acarretar em processos contra você e o seu estúdio. Por isso, fique atento a alguns pontos indispensáveis.

Ladder Barrel e Step Chair

Precisam ter a base de metal, oferecendo mais segurança. No Ladder Barrel, a base de madeira pode acabar se partindo durante a execução dos exercícios, provocando um acidente.

Já na Step Chair, a madeira nas “bengalas” pode deixar o equipamento bambo ou até fazê-las se abrir, e se o seu aluno estiver de ponta cabeça nesse momento, o acidente poderá ser bem feio.

Cadillac

É muito importante que as barras sejam emborrachadas, porque são mais aderentes, seguras e confortáveis. Outro ponto importante é em relação às travas das barras, que devem oferecer mais segurança.

Reformer

Prefira os modelos com carrinhos estofados, porque oferecem mais conforto e impedem acidentes com arestas finas de madeira. Analise ainda como é a estabilidade da barra footwork.

Verifique a qualidade dos materiais

Saber do que os seus equipamentos de pilates são feitos garante uma compra mais acertada e itens que terão uma durabilidade maior, evitando ter que ficar trocando os acessórios de tempos em tempos, o que pode acarretar em custos maiores e desnecessários.

Metal

É preferível optar sempre pelos equipamentos de aço inoxidável, porque não enferrujam e têm uma durabilidade muito maior. Lembrando que o contato constante com o suor pode enferrujar outros tipos de metais.

Tecido e preenchimento

Tecidos resistentes são fundamentais para evitar rasgos. O tecido náutico é o mais indicado, porque é resistente à umidade e ao calor.

Em relação ao preenchimento, prefira os equipamentos de pilates que usem EVA em vez de espuma comum, evitando, assim, o surgimento de deformidades que podem tornar os exercícios desconfortáveis.

Molas

São peças essenciais em qualquer equipamento de pilates. As mais indicadas são as que têm acabamento e-coat, com maior durabilidade do que as niqueladas. As molas e-coat contam com uma proteção anticorrosiva que é a mesma usada pela indústria automotiva.

Madeira

É uma das matérias-primas mais usadas em quase todos os equipamentos de pilates e por isso devem ser de boa qualidade e com um tratamento específico para evitar o aparecimento de cupim.

Pintura

Para muitos é apenas uma questão estética, mas quando ela não é feita corretamente pode acabar se desgastando e passando uma imagem nada agradável aos seus alunos.

Assim, prefira as que tenham pintura aquecida nas zonas de metal, aumentando a durabilidade e evitando o aparecimento de bolhas.

Pense na facilidade de uso

Quando você estiver dando aulas para, por exemplo, um grupo de 3 alunos, a praticidade e a facilidade de regulagem e de uso serão primordiais para dar mais agilidade ao seu dia a dia.

Por isso, fique de olho na localização das molas, na facilidade de ajustes, se são ou não usados mosquetões, onde os manípulos ficam localizados e outros pontos cruciais para a sua rotina.

Analise o conforto dos equipamentos

Não tem nada pior do que passar uma aula toda em equipamentos desconfortáveis, que não favorecem a ergonomia e ainda que podem causar dores.

Lembre-se de que quanto melhor for a experiência dos alunos no seu estúdio, maior será a chance de eles serem fidelizados e ainda indicarem o seu serviço para outras pessoas.

Então, repare se o equipamento de pilates escolhido é ergonômico, se o material é resistente e confortável e se existem partes emborrachadas ou com um bom preenchimento nos pontos em que há maior contato entre o corpo do aluno e o aparelho.

Saiba sobre as possibilidades de regulagens

Quanto maior for a possibilidade de regulagem de um aparelho, maiores serão as oportunidades de uso dele dentro do seu estúdio, permitindo tanto que alunos iniciantes quanto experientes o utilizem.

Isso diminui a necessidade de vários aparelhos e acessórios, reduzindo os seus custos. Além disso, equipamentos com poucas regulagem podem não atender determinados tipos de públicos, como pessoas mais baixas ou mais altas que a média ou ainda com sobrepeso. Assim, analise como são as regulagens de força, da cabeceira, de altura, entre outros.

Como você viu, existem inúmeros pontos que devem ser analisados na hora de fazer a compra do equipamento de pilates.

Mais do que o preço, tente analisar a qualidade, o conforto, a segurança e a durabilidade de cada um desses itens, oferecendo aulas mais seguras e confortáveis para os seus alunos e evitando ter gastos constantes com conserto ou compra de novos aparelhos.

Gostou dessas dicas sobre equipamento de pilates? Então, siga as nossas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e fique por dentro de outros conteúdos interessantes!