É melhor credenciamento ou franquia para estúdio de Pilates?

Transformar o seu estúdio de Pilates em um negócio de sucesso depende de muitas variáveis e, com certeza, ter uma boa gestão é um dos passos mais importantes.

Para quem está começando ou já tem um estúdio montando, uma das principais dúvidas é se vale mais a pena investir em um credenciamento ou franquia de Pilates. Se você compartilha dessa dúvida, continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Credenciamento e franquia é a mesma coisa?

Antes de tudo, é preciso compreender muito bem a que se referem esses termos, que podem confundir algumas pessoas.

A franquia é um termo bem conhecido do mundo dos negócios e se refere a uma licença para que você use determinada marca, aproveitando o modelo de gestão da empresa e todo o marketing e comunicação.

Isso significa que, ao se tornar um franqueado, você precisará seguir determinadas regras preestabelecidas pelo franqueador, que dizem respeito à disposição dos equipamentos, ao tamanho do estúdio e, até mesmo, à quantidade e à formação dos instrutores.

Já o credenciamento é uma modalidade nova, ainda oferecida apenas por uma marca no país, que permite um pouco mais de liberdade ao dono do estúdio, reduzindo o investimento inicial.

Credenciamento ou franquia de Pilates: quais são os prós e contras?

Agora que já definimos o conceito de cada um, talvez você já tenha notado algumas vantagens e desvantagens em cada método, não é mesmo? Veja alguns pontos importantes em detalhes.

Credenciamento

O credenciamento, como dissemos, é uma possibilidade oferecida até agora apenas por uma marca de equipamentos de Pilates no país. Ele não funciona exatamente como uma franquia, já que o dono do estúdio poderá, por exemplo, fazer pequenas alterações em relação à decoração ou ao dimensionamento do espaço.

Esse tipo de modalidade é comercializada no formato de pacotes, e cada proprietário pode optar pelo pacote que esteja mais de acordo com a sua realidade, diversificando os tipos de serviços oferecidos, que podem estar apenas ligados a itens decorativos ou a um programa diferenciado de comunicação e marketing.

Prós

O credenciamento tem algumas vantagens interessantes tanto para quem está iniciando quanto para quem já tem um estúdio montado, como:

  • marca conhecida no meio profissional atestando a qualidade do seu negócio;
  • investimento menor, já que o programa é vendido em forma de pacote e você poderá optar pelo que está mais de acordo com a sua realidade financeira;
  • necessidade de alterações pequenas e pontuais no estúdio;
  • possibilidade de receber consultorias em áreas variadas, como gestão e marketing;
  • uso de ferramentas específicas de gestão;
  • aulas, eventos e programas de capacitação em marketing e gestão.

Contras

Antes de se credenciar, contudo, é preciso ficar atento a alguns pontos negativos do sistema, como:

  • você apenas poderá usar equipamentos da marca em questão, reduzindo o seu poder de escolha;
  • se você já tem um estúdio com outros tipos de equipamentos terá que modificá-lo completamente;
  • a marca do credenciado pode não ser tão conhecida pelo seu público-alvo;
  • o apoio das equipes não é tão efetivo como em uma franquia.

Franquias

As franquias de Pilates já são uma realidade em diversas cidades e, se você está pensando em abrir um estúdio, essa pode ser uma opção bem interessante. Porém, como existem várias franquias é preciso ter cuidado, optando por aquela que tenha uma marca forte e conhecida pelo seu público, aumentando a sua taxa de retorno.

Além disso, você ainda deverá analisar outros pontos importantes, como a forma de operação, o tamanho mínimo do espaço necessário, a quantidade mínima de alunos e de profissionais, a estimativa de despesas e o faturamento médio mensal, podendo definir em quanto tempo você terá retorno do que investiu.

O valor do investimento também varia dependendo da franquia escolhida e pode começar com valores de R$ 20 mil e chegar a até quase R$ 300 mil. Porém, a lucratividade costuma ser alta, em torno de 30% ao mês.

Porém, é claro, tudo dependerá de onde o seu estúdio está localizado (tanto a capacidade da sua cidade quanto do bairro em questão) e de outros pontos, como o tamanho do seu estúdio e da capacidade de atender uma boa quantidade de alunos por hora de aula.

Prós

Se você está pensando em investir em uma franquia, saiba que existem muitas vantagens nesse sistema, como:

  • alta rentabilidade mensal;
  • negócio estável e com crescimento escalonável;
  • marca pode ser conhecida do seu público-alvo, aumentando a captação de novos alunos;
  • franqueadora oferece uma estrutura completa, que vai desde a implantação do negócio até as rotinas de operação;
  • franqueadora oferece um time de suporte com profissionais especialistas em ramos variados, como marketing, administração etc.;
  • toda a comunicação e a publicidade é feita de forma padronizada pela franqueadora, reduzindo as preocupações do franqueado;
  • a franqueadora oferece softwares de gestão, que são usados por todos os franqueados;
  • apoio para a tomada de decisões importantes, como a escolha do ponto, a montagem do estúdio, o layout arquitetônico e a decoração (que é padronizada), o treinamento dos instrutores, entre outras ações;
  • parceria com fornecedores estratégicos, conseguindo melhores condições de compra, com valores mais acessíveis;
  • auxílio para montar um plano de escalabilidade, ou seja, de possibilidade de abrir novas unidades dentro de uma quantidade específica de anos.

Contras

Embora as franquias de Pilates apresentem vários pontos positivos, também é preciso ficar de olho nos contras, como:

  • investimento maior que o credenciamento;
  • você ficará mais “engessado”, já que toda a concepção do estúdio, desde a marca até a decoração interna, devem seguir os padrões da franqueadora;
  • a marca da franqueadora pode não ser tão conhecida pelo seu público-alvo;
  • você terá de seguir tudo o que é imposto pela franqueadora, inclusive em termos de espaço disponível e de forma de gerir o seu negócio;
  • risco de outros franqueados causarem prejuízos à marca;
  • atenção em relação às restrições para sair do negócio;
  • falta de flexibilidade.

Como avaliar qual é a melhor opção?

Como você pôde notar, decidir entre credenciamento ou franquia de Pilates depende muito da sua realidade. Para isso, é importante considerar pontos, como:

  • quem forma o seu público-alvo;
  • o quanto o credenciamento ou a franquia vão impactar no preço da sua aula (e se ele está de acordo com a realidade do seu público);
  • o quanto você pode investir;
  • o tamanho do seu estúdio;
  • a sua capacidade em contratar mão de obra.

Em ambos os casos, a principal vantagem é que você não terá que se dedicar com tanto afinco às questões burocráticas e de publicidade e marketing, já que tanto o credenciador quanto o franqueado darão esse suporte.

Porém, vale lembrar que, de qualquer forma, para que o seu estúdio prospere é fundamental que você tenha uma boa capacidade de gestão, de motivação da sua equipe e, claro, de compreensão do que o seu público-alvo deseja e espera dos serviços ofertados.

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