Pilates + Funcional: como fazer, aplicar e quais são os benefícios?

Você já pensou em unir Pilates e Treinamento Funcional para promover um treino completamente diferente e mais global para os seus alunos? Essa é uma tendência que tem surgido com força em muitos estúdios, agregando valor aos serviços e destacando a marca entre a concorrência.

O Pilates e o Treinamento Funcional têm muitas similaridades, e juntos podem trazer inúmeros benefícios, que vão desde o emagrecimento, até a recuperação completa dos movimentos para alunos que sofreram com lesões.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Por que é interessante unir Pilates e Treinamento Funcional?

O Pilates é um ótimo exercício para promover o alongamento global e o ganho de força, e não tem praticamente nenhuma contraindicação, podendo, inclusive, ser praticado por pessoas que estão se recuperando de lesões, por grávidas e por deficientes físicos.

Os benefícios da técnica são inúmeros, mas como os exercícios de Pilates devem ser realizados de maneira fluída (com controle sobre a fase concêntrica e excêntrica), a frequência cardíaca tende a ficar baixa, levando também a um baixo gasto calórico.

Por isso, esse não é um dos melhores métodos para quem deseja emagrecer. Se esse é um dos objetivos da maior parte dos seus alunos, unir Pilates e Treinamento Funcional pode ser mais vantajoso.

O Treinamento Funcional, embora recente no Brasil, tem suas origens atreladas à Grécia Antiga, e era usado pelos atletas olímpicos. A base desse treinamento é realizar exercícios que simulem as nossas necessidades básicas, como agachar, empurrar, puxar, abaixar, levantar e girar.

Assim como o Pilates, o Funcional também promove um ganho de força, fortalecendo, sobretudo, o CORE, gerando mais estabilidade, melhorando a postura e evitando lesões. Além de tudo isso, o treino consegue elevar mais a frequência cardíaca do que o Pilates, levando ao emagrecimento.

E os alunos com lesões?

Se no seu estúdio você costuma receber muitas pessoas com lesões, não precisa se preocupar, porque o Funcional aliado ao Pilates também é excelente nesses casos.

Como dissemos, o Treinamento Funcional visa preparar o corpo para realizar os movimentos naturais do dia a dia. Isso significa que, aliado aos benefícios do Pilates, o seu aluno terá muito mais preparo físico para conseguir retomar rapidamente a sua rotina.

Assim, no caso de um aluno com problemas no agachamento, por exemplo, é possível fortalecer as musculaturas necessárias com o Pilates e restabelecer a propriocepção. Já com o Funcional, é viável realizar movimentos de agachamento personalizados de acordo com as necessidades do aluno, até que o seu corpo esteja pronto para voltar a realizar esse movimento.

Podemos resumir, então, alguns dos benefícios de unir as duas técnicas, como:

  • aumento do gasto calórico;
  • aumento do condicionamento físico;
  • ganho de velocidade durante a execução dos movimentos;
  • ganho de controle motor para as atividades rotineiras;
  • emagrecimento;
  • melhora no desempenho atlético;
  • melhora no equilíbrio muscular;
  • melhora da coordenação motora;
  • redução das chances de lesões.

Como aplicar atividades de Pilates e Funcional?

Avalie e conheça seus alunos

Antes de pensar em unir Pilates e Treinamento Funcional, é fundamental conhecer muito bem os seus alunos e avaliar a condição física, os objetivos e a presença (ou não) de lesões e patologias.

Essa análise minuciosa é extremamente importante para que você possa pensar em exercícios que ajudem a reabilitar essas pessoas e que cumpram os objetivos de cada um, garantindo que eles estarão felizes com o seu estúdio e que falarão bem dos seus serviços para os demais.

É essencial, contudo, que os exercícios tanto de Pilates quanto de Funcional tenham algum propósito. Se a ideia de usar Funcional é apenas para deixar a aula mais “divertida”, é melhor retirá-lo.

Use uma intensidade adequada

Além de pensar nos exercícios mais adequados para as necessidades do seu aluno, você também deverá ajustar a intensidade. O ideal é não deixar nenhum treino em baixa intensidade.

Quanto mais intensa forem as atividades e mais próximo à fadiga o seu aluno chegar, mais fácil será para você notar as falhas e as compensações, permitindo realizar a correção dos movimentos, tornando o treino mais interessante e proveitoso.

Aliás, é assim que você consegue evitar as lesões nos seus alunos. Se durante a aula ele apenas realiza exercícios leves, é possível que se lesione fazendo atividades rotineiras, já que seu corpo não estava preparado para isso e você não notou as possíveis compensações que o aluno faz nesses momentos, porque a atividade leve não necessitava que o corpo compensasse nada.

E isso não acontece só com os atletas. Uma mãe que faz Pilates para ter mais condicionamento físico poderá se lesionar levantando o filho do chão caso não exista um programa certo para condicionar as musculaturas envolvidas.

Assim, treinar próximo à fadiga vale para qualquer aluno, desde o atleta até o idoso ou o lesionado, desde que com acompanhamento adequado.

Explique os métodos adequadamente

Quanto mais bem informado sobre as técnicas e os motivos dos exercícios o seu aluno estiver, maiores serão as chances de ele realizar as atividades sem medo e de se sentir bem atendido no seu estúdio.

Assim, se você está planejando criar um treino que una as duas técnicas, explique isso ao seu aluno, inclusive os motivos que levaram a essa decisão. Sem explicação, um aluno que sofre de dor lombar, por exemplo, poderá se negar a realizar um exercício de extensão, já que não entende como essa atividade poderá auxiliá-lo.

Aproveite os seus equipamentos de Pilates

Muitos instrutores não querem unir Pilates e Treinamento Funcional porque acreditam que terão que investir em novos equipamentos, que nem sempre combinam exatamente com o seu estúdio, como pneus, cones e escadas.

Na verdade, é possível realizar muitas atividades aproveitando o que você já tem no estúdio, como as faixas elásticas, o Bosu e a fitball.

O Cadillac é outro exemplo de um aparelho extremamente versátil e presente na maioria dos estúdios de Pilates que pode ser usado para vários exercícios funcionais, como o agachamento feito usando uma barra torre.

Como você pôde notar, unir Pilates e Funcional pode trazer muitos benefícios aos seus alunos, tornando-os aptos a desempenharem suas atividades rotineiras ou práticas de esportes, sem sofrerem lesões e com o corpo mais bem preparado e equilibrado.

Além disso, você conseguirá trazer muito mais benefícios para essas pessoas, melhorando a confiança que elas têm no seu trabalho, aumentando, assim, a sua taxa de fidelização.

E aí, gostou deste conteúdo e da ideia de unir Pilates e Treinamento Funcional no seu estúdio? Então, aproveite e curta as nossas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) para receber outras dicas bacanas!