6 acessórios práticos e equipamentos para terapias de reabilitação

Os equipamentos utilizados para terapias de reabilitação buscam restabelecer ou melhorar as condições físicas dos indivíduos e fornecer adaptações neurológicas para aqueles que sofreram com distúrbios no fortalecimento muscular.

Essas tecnologias, quando usadas corretamente e algumas com a supervisão do fisioterapeuta, têm como propósito desenvolver uma rotina que assegure maior independência aos pacientes.

Por isso, é importante escolher acessórios práticos e equipamentos para terapias de reabilitação que sejam compatíveis com o perfil clínico atual do paciente, mediante o prognóstico identificado.

Quer conhecer melhor essas tecnologias? Então, acompanhe nosso post de hoje e descubra!

1. Inspirômetro de incentivo para reabilitação pulmonar

A função respiratória está comprometida em pacientes vítimas de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), dificultando, assim, as trocas gasosas essenciais à sobrevivência do indivíduo e à disposição para as atividades diárias.

As terapias farmacológicas devem vir acompanhadas por técnicas de reabilitação pulmonar para diminuir a ansiedade inerente ao processo, reduzir a dispneia e melhorar a função cardiorrespiratória.

Nesse sentido, são utilizados os inspirômetros de incentivo, que ajudam o paciente a realizar inspirações profundas. O manuseio do equipamento é simples e ele pode ser usado no tratamento de doenças musculares do diafragma ou no pós-operatório de cirurgias abdominais.

Além disso, a grande vantagem é que o inspirômetro conta com um dispositivo transparente, facilitando a visualização do desempenho no exercício respiratório proposto. Nesses casos, é possível obter dois tipos desse equipamento: os que são orientados pelo fluxo inspirado e os que são analisados pelo fluxo.

Outra vantagem observada é que os inpirômetros são portáteis e, devido a isso, podem ser utilizados tanto no ambiente hospitalar quanto nas residências (home care), garantindo maior autonomia no tratamento.

2. Plataforma de inversão e eversão para reabilitação em doenças articulares

Os distúrbios de locomoção causam grandes transtornos para as crianças. Isso porque muitas querem explorar o mundo e não conseguem se condicionar aos padrões de movimentação adequada do corpo.

Essa situação é decorrente de doenças como o pé cavo, entorses de tornozelo e outros problemas osteoarticulares que necessitam de sessões de fisioterapia por tempo determinado para alívio dos sintomas. Essas estratégias podem ser indicadas como adjuvantes em caso de cirurgias ou no pós-operatório a fim de otimizar a recuperação.

Nessa condição, a plataforma de inversão e eversão é uma ferramenta clínica efetiva para os problemas citados. Construída em madeira envernizada e revestida com material antiderrapante, a plataforma ajuda a treinar a propriocepção.

A propriocepção é a capacidade do indivíduo de localizar-se no ambiente de forma ereta e antenada a todo o estímulo externo. Ao colocar o paciente nessa plataforma, ele perceberá os estímulos desses receptores, o que facilitará a recuperação dos movimentos ora perdidos nos problemas de articulação dos membros inferiores.

3. Compressa quente e úmida para reabilitação postural

Pacientes que desenvolvem lesões na coluna, principalmente na altura das vértebras cervicais, e aqueles com dor muscular crônica podem ser tratados com acessórios e equipamentos para terapias de reabilitação.

Um deles é a compressa quente e úmida que, devido à sua grande área de extensão, é capaz de tratar problemas na cervical, dorsal e ombro. É uma terapia diferenciada, pois alcança até dois centímetros de profundidade e pode ser utilizado por até 30 minutos ininterruptos.

Além disso, o calor úmido é mais eficaz para diminuição dos processos dolorosos associados a traumas ou doenças musculares adquiridas. Ademais, é prático de usar e não deixa resíduos de líquidos após a finalização do procedimento.

A compressa quente e úmida é um acessório versátil e bem anatômico, pois apresenta diferentes tamanhos, o que possibilita a aplicação em diferentes posições do corpo humano.

4. Cama elástica para reabilitação traumato-ortopédica

A terapia reabilitadora para traumas e disfunções ortopédicas é uma das especialidades mais requeridas pelos pacientes. Suas indicações clínicas perpassam pela prevenção de dores decorrentes de atividades repetitivas, avaliação do grau de comprometimento pós-lesões musculares e também após cirurgias de grande impacto ósseo muscular.

Sendo assim, são utilizados acessórios e equipamentos de reabilitação para retomar o condicionamento físico existente, fortalecer os músculos inferiores e superiores e readaptar a vida do paciente com as máximas condições de independência.

Nesse sentido, podemos citar a cama elástica, que além de fortalecer os músculos dos membros inferiores, ajuda no equilíbrio do paciente. Esse equipamento também auxilia na melhora da capacidade cardiorrespiratória, devido aos movimentos realizados.

5. Divã motorizado para reabilitação neurológica

As doenças que acometem o sistema nervoso podem gerar complicações em diversas funções do organismo. Pacientes com mal de Alzheimer perdem a capacidade de comunicação, enquanto os indivíduos vítimas de distrofia muscular não conseguem se movimentar corretamente.

Assim, a avaliação completa do fisioterapeuta será fundamental para instituir as condutas clínicas mais adequadas ao perfil do paciente e ajudará na reabilitação das atividades cotidianas.

A análise fisioterapêutica poderá ser feita em um divã motorizado, em que o profissional executará alguns movimentos no paciente para classificar o grau de comprometimento muscular. Nesse equipamento também são feitos pequenos movimentos de reabilitação neurológica.

6. Faixas elástica para reabilitação em home care

Os pacientes que precisam de cuidados contínuos, mas sem necessidade de internação hospitalar, têm preferido o regime home care. No conforto da residência, é possível manter os exercícios e ainda ter o apoio de familiares e amigos.

Dessa forma, é imprescindível manter uma rotina diária de fortalecimento muscular e atividades de fisioterapia para recuperar das lesões causadas anteriormente. Como opção de acessórios, podemos citar as bolas e as faixas elásticas.

As faixas elásticas são indicadas para melhorar o desempenho atlético, direcionar o trabalho muscular e aumentar a articulação dos ossos lesionados. Tudo isso é feito a fim de evitar novas lesões e garantir condicionamento corporal.

Além disso, são confeccionadas em diversos tamanhos para facilitar o trabalho nos músculos atingidos. Seu uso deve ser orientado pelo profissional de fisioterapia, que avaliará também a evolução do tratamento.

Os equipamentos para terapias de reabilitação são ferramentas importantes a fim de auxiliar os fisioterapeutas na avaliação dos pacientes. Algumas tecnologias exigem monitorização contínua dos profissionais, enquanto outras podem ser utilizadas em casa, sob orientação deles. Para tanto, é imprescindível escolher a melhor estratégia, levando em consideração, também, o custo e a relação benefício × risco.

E você, quais são as informações do mundo da fisioterapia que deseja aprender mais? O que precisa saber para cuidar melhor do seu paciente? Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos dessa área!