Reeducação Postural Global: saiba mais sobre este metódo

Os problemas posturais são bastante comuns entre a população em geral, especialmente nos dias de hoje, já que passamos muitas horas do dia em posições inadequadas durante a jornada de trabalho. Nesse contexto, conhecer um pouco mais sobre a Reeducação Postural Global pode ser muito interessante.

Essa metodologia já é bastante difundida no universo da fisioterapia e vem ganhando cada vez mais espaço, sobretudo por melhorar consideravelmente a qualidade de vida de muitos pacientes em todo o mundo. Quer saber mais sobre esse método e quais são os benefícios dele? Continue a leitura para conferir!

O que é a Reeducação Postural Global?

RPG é a sigla para Reeducação Postural Global, uma metodologia de fisioterapia que tem como intuito principal ajustar a postura dos pacientes por meio da aplicação de técnicas e exercícios específicos. É um método revolucionário, nascido de décadas de pesquisa e de um domínio imenso de conhecimento da biomecânica.

A RPG pode ser útil para muitas pessoas ou situações e baseia-se em três fundamentos básicos: a individualidade do ser humano, a causalidade (busca pela verdadeira causa do problema) e a globalidade, que visa tratar o corpo como um todo, identificando a responsabilidade das retrações musculares nas patologias musculoesqueléticas.

Um dos maiores diferenciais dessa metodologia é a valorização da função estática dos músculos que, quando muito solicitados, podem encurtar-se e perder a flexibilidade, reduzindo os arcos de movimento e deformando o corpo. Assim, um dos princípios da RPG é identificar e alongar os músculos responsáveis por essas alterações.

Como é o tratamento da RPG?

O tratamento da RPG pode ter algumas variações de acordo com cada país, cada profissional e, principalmente, com o quadro físico do paciente. Ela deve ser aplicada exclusivamente por fisioterapeutas que fizeram uma especialização na técnica e encontram-se tecnicamente capacitados a aplicar os seus princípios.

Em geral, são feitas consultas de uma a duas vezes por semana, com duração de cerca de uma hora ou mais — e de acordo com as necessidades individuais da pessoa. Na primeira avaliação, já é possível ter uma noção do tempo que deve ser dedicado ao tratamento e os resultados costumam ser visíveis em torno da décima sessão.

Quais são os benefícios para o paciente?

Como você já pôde perceber, a Reeducação Postural Global pode ser muito positiva para os mais variados grupos de pessoas e, em curto, médio e longo prazo, tem a capacidade de trazer um grande número de benefícios para os seus pacientes. Confira, a seguir, quais são os principais:

Alívio de quadros dolorosos

Uma das grandes vantagens que a Reeducação Postural Global apresenta na área de saúde é que ela pode aliviar diversos casos de dor e ajudar a reduzir a necessidade do uso de medicamentos, o que pode ser bastante benéfico em diversas situações, especialmente aquelas de pacientes com casos crônicos.

Muita gente, ao ter qualquer sensação dolorosa, recorre de imediato ao uso de remédios. Além dos eventuais efeitos colaterais, essa escolha pode trazer alívio apenas momentaneamente, o que fará com que o indivíduo sinta dor novamente e procure outros princípios ativos ou doses maiores daquela substância.

Já na RPG, o profissional está apto a corrigir as alterações posturais, de forma que ele consiga, com o tempo, combater dores musculares, articulares e até de cabeça. Ele também pode aprimorar o funcionamento do sistema respiratório, tratando o paciente por inteiro e, desse modo, aliviando e prevenindo o retorno do problema.

Combate integral ao problema

Outra das maiores vantagens que a Reeducação Postural Global apresenta é que ela combate de maneira integral o problema da pessoa, e não trata apenas a dor em si, de uma maneira isolada. A ideia é tratar não apenas o quadro, mas o indivíduo de uma forma completa, complexa e holística.

Os pacientes são avaliados partindo dos sintomas até chegar à causa da dor ou de qualquer condição patológica de seu sistema musculoesquelético, visando solucioná-la permanentemente e prevenir o seu retorno. Isso é feito de forma individualizada, pois cada pessoa tem uma resistência própria ao quadro álgico.

Promoção do bem-estar

A Reeducação Postural Global também tem a capacidade de promover o bem-estar físico e mental dos pacientes, por meio dos seus exercícios práticos que contribuem para a correção da postura, o aumento da flexibilidade e a tonificação dos músculos, trazendo naturalmente uma forma mais harmoniosa ao corpo.

Isso ajuda a pessoa a se sentir bem consigo e, em linhas gerais, a melhora da postura pode contribuir para que qualquer um apresente mais disposição para executar suas atividades no dia a dia, tanto no trabalho quanto em casa ou nos momentos de lazer. O cansaço e a tensão são minimizados, possibilitando mais tranquilidade para enfrentar a rotina.

Aumento da autoestima

A Reeducação Postural Global também trabalha melhorando a autoestima dos pacientes. E não é difícil perceber isso, visto que há uma melhora considerável na sua qualidade de vida e na capacidade de realizar as atividades do dia a dia. No entanto, o fator estético não pode ser jamais desprezado.

Com o caminhar do tratamento, a pessoa acaba tendo um corpo mais harmonioso, alinhado e saudável, com mais simetria. Também é experimentado um aumento da consciência sobre as potencialidades motoras e isso é capaz de revolucionar a estética de cada um, trazendo uma maior satisfação com a própria imagem.

Obtenção de resultados perenes

Por fim, a Reeducação Postural Global tem a capacidade de obter resultados duradouros e, dependendo do caso e do tempo de tratamento, até definitivos. Os pacientes vão, progressivamente, tendo melhoras consideráveis e, naturalmente, reeducam o seu organismo e a sua postura a hábitos corretos na rotina diária.

A técnica também contribui para a prevenção de novos desconfortos ou minimiza as chances do retorno de problemas antigos. Essa nova consciência que o indivíduo adquire sobre seu próprio corpo também o ajuda a prolongar os efeitos conseguidos anteriormente.

E agora, aprendeu tudo o que você queria sobre a Reeducação Postural Global? Gostou desse conteúdo? Então, que tal seguir nossos perfis no Facebook, no Instagram e no YouTube e ficar por dentro de todas as novidades? Até a próxima!