Conheça os principais equipamentos de fisioterapia para uma clínica de sucesso

Na hora de montar uma clínica de fisioterapia, muitos são os cuidados que devem ser tomados e, entre eles, está a escolha dos equipamentos de fisioterapia que devem ser capazes de atender corretamente a sua demanda e permitir que você realize um bom trabalho.

Com tantas opções no mercado, no começo pode ser um pouco complicado definir o que é mais importante. Por isso, preparamos este post com várias dicas importantes. Confira!

Exigências legais para uma clínica de fisioterapia

Como todas as empresas, abrir uma clínica de fisioterapia também necessita de atenção a algumas burocracias, como:

  • consulta comercial para saber se o local em que você pretende abrir a clínica está dentro do estipulado pelo zoneamento do seu município;
  • busca de nome da marca para verificar se já existem outras com o nome e a marca pretendidas;
  • declaração de Empresa Individual ou arquivamento do Contrato Social junto à Receita Federal por meio do cartório ou da Junta Comercial da sua cidade;
  • solicitação de inscrição estadual;
  • alvará de licença e registro na Secretaria Municipal da Fazenda;
  • matrícula no INSS;
  • registro da clínica junto à Anvisa;
  • contar com um fisioterapeuta responsável e registrado no CREFITO;
  • registro da empresa no CREFITO.

Lembrando que é sempre importante verificar as exigências específicas da sua cidade, já que as leis municipais podem orientar alguns passos extras nesse procedimento.

Quais são os principais equipamentos de fisioterapia?

É importante buscar equipamentos que estejam sempre alinhados com a sua demanda e, claro, que sejam de fornecedores sérios e capazes de entregar itens de qualidade.

Embora citemos alguns equipamentos básicos neste conteúdo, isso pode variar muito dependendo dos tratamentos que você oferece e do seu público-alvo.

Uma clínica especializada em problemas de coluna e que trabalhe com RPG tem necessidades de equipamentos diferentes daquela que costuma atender pacientes com patologias diversas.

Veja os equipamentos mais usuais:

Equipamentos de mecanoterapia

A mecanoterapia se baseia no uso de forças mecânicas para promover o tratamento terapêutico, e é uma modalidade muito usada para diversos tipos de lesões.

Os aparelhos podem ser usados para facilitar os movimentos, oferecer resistência ao movimento ou para realizar tração sobre determinadas estruturas do corpo, como no caso de problemas na coluna lombar ou cervical.

Alguns equipamentos usados na mecanoterapia são:

  • barras paralelas: muito importantes na automatização e reeducação da marcha, além do desenvolvimento do equilíbrio, preparando o paciente para o uso de muletas, bengalas ou andadores;
  • espaldar ou barra de Ling: muito usado em exercícios posturais, treinamento de atividades funcionais, treino de equilíbrio e fortalecimento muscular;
  • tábua basculante: indicada em treinos de equilíbrio em diversas posições;
  • disco de equilíbrio inflável: usado em treinos de propriocepção, equilíbrio e transferência de peso;
  • exercitador de dedos e mão (digiflex): indicado para desenvolver e isolar a força, a coordenação e a flexibilidade dos dedos individualmente, além de estabilizar e fortalecer o punho;
  • aparelho de Bonnet: indicado para os exercícios de fortalecimento da musculatura do joelho, podendo ser usado com ou sem resistência mecânica;
  • jogo de polias: usada em exercícios para os membros superiores e inferiores;
  • halteres: usados nos exercícios de membros superiores para aumento da amplitude dos movimentos e para fortalecimento muscular.

Equipamentos de eletroterapia

A eletroterapia é empregada em diversos protocolos de tratamento, tanto para a analgesia, em casos de dores agudas e crônicas, quanto para o fortalecimento muscular de diversas estruturas, auxiliando, até mesmo, no tratamento da incontinência urinária.

Justamente por essa variedade de aplicações é que existem muitos aparelhos nessa área, sendo os básicos:

  • TENS: utiliza correntes pulsadas e é empregado para redução da dor e da inflamação, sendo muito usado em casos de artrose, pós-operatório, fibromialgia, bursites, disfunções da ATM, ciatalgias e outros casos de dor que se beneficiam com o relaxamento muscular;
  • FES: trabalha com a contração muscular por meio da estimulação elétrica, despolarizando o nervo motor e produzindo uma resposta sincronizada em todas as unidades motoras do músculo. É indicado nos casos em que se necessita manter ou ganhar amplitude, reduzir a espasticidade, facilitar o retorno linfático e venoso, fortalecer a musculatura, retardar atrofias e na eletroanalgesia;
  • ultrassom: utiliza o movimento em ondas longitudinais na forma de vibração mecânica para aumentar o metabolismo local e melhorar o fluxo sanguíneo da região, podendo ser usado em modo contínuo ou pulsado. É indicado nos tratamentos estéticos e em casos de fraturas, contraturas, luxações, espasmos musculares e condições inflamatórias crônicas ou agudas;
  • laser: tem efeito anti-inflamatório e analgésico, além de estimular as células a modular o tecido conjuntivo, favorecendo a cicatrização e a regeneração celular. É indicado em tratamentos de processos inflamatórios, distúrbios articulares, lesões esportivas, lesões traumáticas, na cicatrização, para o tratamento da acne, da alopecia e também em pós-operatório;
  • aparelhos de ondas curtas: emitem ondas elétricas de alta frequência que geram calor e aquecem os tecidos, aumentando o fluxo sanguíneo e reduzindo as dores e inflamações. É usado no tratamento de contusões, mialgias, lombalgias e também age reduzindo a rigidez, os quadros inflamatórios e melhorando as dores e os espasmos musculares.

Equipamentos de termoterapia

A termoterapia se baseia na aplicação de calor superficial ou profundo, melhorando quadros inflamatórios e de dores agudas ou crônicas.

Alguns dos aparelhos usados são:

  • banho de parafina: indicado para o relaxamento muscular, já que age na vasodilatação local, além de reduzir a rigidez articular causada por lesões traumáticas. Existem modelos de aparelhos para os membros superiores e inferiores;
  • infravermelho: emite radiação infravermelha que agita as moléculas dos músculos e auxilia na regeneração de tecidos moles e também em casos de problemas dermatológicos;
  • compressas quentes: é feito por meio de toalhas especiais aquecidas, ajudando a elevar a temperatura dos tecidos, podendo ser aplicadas em várias regiões, como coluna cervical, joelhos, punhos etc.

Equipamentos para hidroterapia

Engana-se quem pensa que a hidroterapia apenas pode ser feita em uma piscina. O equipamento conhecido como “turbilhão” pode ser integrado à sua clínica com facilidade, auxiliando em vários tratamentos.

O turbilhão pode ser usado para os membros superiores, inferiores ou para todo o corpo, e se baseia na estimulação da circulação sanguínea e no alívio da dor por meio da pressão e do calor da água.

Como você pôde notar, esses são os equipamentos de fisioterapia mais básicos. Dependendo do que você oferece de serviço, poderá ter outras necessidades, como uma mesa de tração cervical, uma mesa ortostática ou uma mesa para RPG.

Além desses, não se esqueça de pensar também nos acessórios, como rolos de espuma, escadas de madeira, bolas suíças, bolas de fortalecimento muscular, medicine balls, faixas elásticas, bem como cadeiras de rodas, muletas e bengalas.

Por que ter equipamentos de fisioterapia de qualidade é importante?

Além de pensar em quais equipamentos de fisioterapia você comprará, é essencial também ficar de olho na qualidade e, sobretudo, na marca que fornece o item, garantindo a durabilidade do que você está comprando. Algumas dicas são:

  • faça uma pesquisa de mercado;
  • analise a reputação da marca;
  • saiba quais são os prazos de entrega e de garantia de cada equipamento;
  • analise o custo-benefício;
  • entenda quem é o seu público-alvo e pense em equipamentos para os tipos de lesões ou doenças que você trata com mais frequência.

Gostou deste post? Siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e YouTube!