Hidroterapia: entenda o que é e quais equipamentos são utilizados

A fisioterapia dispõe de diferentes métodos e técnicas para a prevenção, o tratamento e a reabilitação de pacientes com os mais diversos diagnósticos. Para cada tipo de lesão ou comprometimento, é possível escolher o melhor procedimento de acordo com as características do paciente.

A oferta de técnicas atualmente é ampla: fisioterapia convencional, pilates, RPG, cinesioterapia, terapias manuais, entre outras.

Neste texto, falaremos sobre uma dessas metodologias, a hidroterapia, que utiliza as propriedades da água para a realização de atividades terapêuticas. Então, continue lendo para saber mais sobre essa técnica e quais são os aparelhos utilizados para realizá-la. Confira!

O que é a hidroterapia?

A hidroterapia é conhecida também como fisioterapia aquática ou aquaterapia, e é uma técnica terapêutica que utiliza as propriedades da água para a reabilitação física, por meio de medidas, profundidades, temperaturas e pressões diferentes. A atividade é realizada em uma piscina preparada especificamente para esse fim.

Os exercícios fisioterapêuticos são orientados por um profissional de fisioterapia com habilitação para a técnica, e as sessões podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

A água proporciona uma resistência que, somada à sua pressão, viscosidade e densidade, auxiliam o paciente a ter uma recuperação prazerosa e sem dor. O peso da pessoa é reduzido dentro da água, de forma que é mais fácil realizar os exercícios fisioterapêuticos.

Como funciona a técnica?

Os exercícios de hidroterapia podem ser realizados em piscinas de água quente ou fria, de acordo com as condições que serão tratadas pela técnica. Normalmente, são utilizadas as duas temperaturas de forma alternada, para a estimulação de diferentes áreas.

A água quente leva à dilatação dos vasos sanguíneos mais superficiais, de forma a facilitar a circulação sanguínea em algumas áreas do corpo, o que acelera a recuperação. Em oposição, a água fria causa a constrição dos vasos periféricos e facilita a circulação sanguínea nos órgãos.

São utilizados também jatos de água com altas pressões, que proporcionam massagens relaxantes e a melhora do retorno venoso. O fisioterapeuta responsável ainda usa objetos, como pesos, bolas e arcos, para a realização dos exercícios dentro da água.

Quais são as indicações e os benefícios da hidroterapia?

A hidroterapia é indicada para a prevenção, o tratamento e a reabilitação de problemas fisioterápicos de ordem traumato-ortopédica, neurológica, reumática, cardiológica, pneumológica, esportiva e estética. As principais indicações são:

  • nível de dor alto;
  • edema de extremidades;
  • contraturas articulares;
  • mobilidade diminuída;
  • fraqueza muscular generalizada;
  • desvios de marcha;
  • disfunções posturais;
  • diminuição da flexibilidade;
  • limitação de amplitude de movimento.

Os principais benefícios da hidroterapia estão relacionados à resistência natural proporcionada pela água, que favorece a realização dos exercícios de fisioterapia. Os pacientes com maior restrição de movimento conseguem executar as atividades com mais precisão e menos dor, e não é necessário se preocupar com o excesso de pressão sobre áreas afetadas.

Os outros benefícios da hidroterapia incluem:

  • a flutuação proporciona assistência e suporte das articulações enfraquecidas;
  • a pressão hidrostática da água auxilia na estabilização das articulações, reduz o edema, melhora a circulação e aumenta a circulação periférica;
  • a água aquecida ajuda a diminuir o espasmo muscular e proporciona o relaxamento dos tecidos moles;
  • a diminuição da pressão e o relaxamento proporcionam a redução da sensibilidade à dor;
  • os exercícios feitos imersos melhoram a musculatura respiratória;
  • o relaxamento proporcionado pela água melhora a qualidade do sono, o estresse e a ansiedade;
  • o potencial de oferecer uma recuperação mais rápida aumenta a autoconfiança do paciente;
  • os exercícios proporcionam maior equilíbrio e melhoram a consciência corporal;
  • a redução das forças gravitacionais combinadas com o efeito da hidrodinâmica facilitam o movimento após alguma lesão ou imobilização;
  • pacientes com incapacidade de realizar movimentos com sustentação de peso podem iniciar a reabilitação mais cedo, dentro da piscina.

Como qualquer prática, a hidroterapia tem contraindicações: pacientes com problemas de pele, com sintomas de trombose venosa profunda, com incontinência urinária e fecal, com pressão arterial descontrolada, devem evitar a técnica.

Quais são os equipamentos utilizados?

Os equipamentos utilizados na hidroterapia incluem aparelhos de apoio instalados dentro da piscina e objetos utilizados para a realização dos exercícios aquáticos. São eles:

Corrimões fixos

São instalados nas paredes internas da piscina, feitos de aço inoxidável e com diâmetro de 4 cm. Devem estar presentes em ambos os lados dos degraus de entrada e em pelo menos 3 lados da piscina. São utilizados como apoio para a imersão do paciente na piscina e para apoio durante a realização dos exercícios submersos.

Jatos de água

Os jatos devem ser instalados abaixo do nível da água, e proporcionam pressão e massagens relaxantes durante as sessões de hidroterapia. Além disso, servem de obstáculo na realização de alguns exercícios, de forma a intensificá-los e ajudar no fortalecimento e na resistência. O fluxo deve ser lento e suave, de forma a não comprometer o equilíbrio dos pacientes dentro da piscina.

Macarrão de polietileno

Esse equipamento é feito de espuma impermeável, e oferece flutuação e resistência mecânica na sua utilização dentro da água. Utilizado para flutuação e como auxiliar nos exercícios de fortalecimento.

Arcos com peso para exercícios aquáticos

Equipamento utilizado para exercícios de fundo de piscina, que auxilia no aumento da agilidade, velocidade e no preparo para treinos de mergulho.

Prancha de piscina

A prancha serve de auxílio para as atividades aquáticas, facilitando os movimentos e o apoio da postura do paciente, de forma a ter uma posição correta durante a sessão de hidroterapia.

Bolas

São bolas de borracha utilizadas para os exercícios aquáticos. Elas auxiliam o desenvolvimento corporal, a coordenação motora, os reflexos e o condicionamento físico por meio da resistência que oferece quando submersa na água.

Halteres

Esses halteres são confeccionados com material ideal para a execução de exercícios aquáticos. São caracterizados pelo aumento da superfície de contato com a água, o que proporciona maior resistência e, consequentemente, maior esforço para a realização do movimento submerso e melhor ganho de condicionamento físico muscular.

Turbilhão

Uma boa alternativa para os fisioterapeutas que não têm a possibilidade de construir uma piscina, mas que querem trabalhar com a hidroterapia, é utilizar o turbilhão. O turbilhão é um tanque de água em que há um turbilhonamento, semelhante a uma banheira de hidromassagem.

Há diferentes tamanhos de turbilhões, que podem ser utilizados para corpo todo ou para áreas específicas (membros inferiores ou superiores, extremidades etc.), e são exercidos estímulos pela pressão e temperatura da água para estimulação e alívio da dor.

Listamos aqui as principais características da hidroterapia, bem como suas indicações e vantagens e os equipamentos utilizados para sua realização. Como visto, trata-se de uma técnica de baixo custo e fácil de ser executada pela maioria dos pacientes, que tem o potencial de trazer melhora rápida e diversos benefícios para seus praticantes.

A escolha da técnica fisioterapêutica que será utilizada deve ser feita pelo profissional em conjunto com o paciente, de acordo com suas necessidades e suas possibilidades de movimento.

Se você gostou deste conteúdo sobre hidroterapia, continue a visita em nosso blog para saber mais sobre outras técnicas fisioterapêuticas e leia nosso texto sobre laserterapia AQUI!