Acessórios para Pilates: Está com dúvidas em quais usar? Veja AQUI!

O Pilates tem o objetivo de proporcionar a conexão e controle total sobre o corpo e a mente, ao mesmo tempo em que tem o potencial de restaurar a saúde de pacientes com diversas patologias musculoesqueléticas.

Desde que foi criado, em torno de 1920 na Alemanha, o método se difundiu pelo mundo e se desenvolveu muito. Uma das maiores evoluções está relacionada com a criação e aprimoramento de acessórios, que trazem maior praticidade e sofisticação para os exercícios.

São diversos os equipamentos disponíveis atualmente, o que pode deixar o profissional que os utiliza um pouco perdido. Para ajudar, elaboramos este texto com informações sobre os principais acessórios para Pilates. Confira!

1. Bola de Pilates

A bola de Pilates, também conhecida como bola suíça ou fit ball, é o acessório mais conhecido do Pilates. É uma bola macia, com diâmetro que varia entre 35 a 95 cm, feita de material elástico e preenchida internamente com ar. O tamanho a ser utilizado é escolhido de acordo com a altura da pessoa que fará os exercícios.

A bola proporciona uma superfície instável, que contribui para o treinamento e desenvolvimento de equilíbrio, o fortalecimento muscular global, a consciência corporal, a coordenação motora e o fortalecimento abdominal.

O aluno utiliza o peso do próprio corpo para a realização dos exercícios, que podem ter diferentes focos: mobilização da coluna, alongamentos, fortalecimentos ou equilíbrio. É preciso estar atento e concentrado para evitar acidentes durante o seu uso.

2. Faixa elástica

As faixas elásticas utilizadas na prática de Pilates são feitas de material látex e podem ser conhecidas por outros nomes, como flex bands, rubber bands, bandas elásticas ou gomas elásticas. Existem em diversos formatos, porém o mais utilizado no Pilates é a cinta.

Cada cor de faixa elástica indica uma resistência diferente: amarela (fraca), rosa (leve), verde (média), azul (média forte), roxa (forte), prata (superforte), laranja (extraforte). Para a prática, o ideal é uma faixa de 120 cm de comprimento por 10 cm de largura.

A resistência é escolhida de acordo com o exercício e com o progresso do paciente. Seu uso é indicado para as atividades de fortalecimentos de membros inferiores e membros superiores.

As vantagens de sua utilização são:

  • facilidade de manuseio e estocagem;
  • podem ser usadas como apoio dos membros em exercícios que eles ficam suspensos;
  • ajudam na redução de dores;
  • promovem o aumento da força.

3. Anel de Pilates

O anel de Pilates, ou Pilates ring, é um círculo de material plástico com duas alças laterais. Ele pode ser posicionado em diferentes partes do corpo, de acordo com a área que deve ser trabalhada:

  • posicionamento entre as mãos: para fortalecimento dos membros superiores;
  • posicionamento entre as coxas: para fortalecimento dos músculos abdutores ou adutores (pernas por dentro ou por fora do anel).

O objetivo do seu uso é sempre trabalhar o Core, que é o conjunto de músculos que estabiliza a coluna lombar, torácica e cervical. É um acessório leve, prático de ser utilizado e oferece uma gama de exercícios.

4. Bosu ou meia bola

O bosu é um acessório para Pilates que tem um formato de meia bola, com o lado plano encostado no chão. Ele permite a realização de exercícios que não são possíveis na bola inteira.

As atividades realizadas têm o objetivo de melhorar o fortalecimento muscular, a flexibilidade, a coordenação motora, o alinhamento de eixo em relação à gravidade, a consciência do equilíbrio e o trabalho neuromuscular da musculatura agonista e antagonista, estabilizadores e neutralizadores.

Há possibilidade de realizar exercícios tanto para o lado oval quanto para o lado plano, o que aumenta as opções de usabilidade.

5. Rolo de espuma

O rolo de espuma, ou fit roll, é um acessório cilíndrico, atualmente feito de materiais resistentes e maleáveis, que permitem a realização de uma série de exercícios de reabilitação e preparação física. Assim como as bolas, o rolo é uma superfície instável, de forma a tornar as atividades mais desafiantes e auxiliar no equilíbrio.

Os rolos são utilizados em exercícios para:

  • trabalho de alongamento de músculos encurtados, tendões e ligamentos;
  • equilíbrio e força;
  • treino de equilíbrio, com utilização de musculatura dos glúteos, lombar e quadril;
  • fortalecimento do Core;
  • melhoria da circulação sanguínea;
  • massagem e pressão em tecidos encurtados;
  • promoção do alinhamento da coluna.

São confeccionados em diferentes tamanhos e densidades, indicadas pela cor do rolo.

6. Bolas de peso

Também conhecidas como tonning balls, as bolas de peso são pequenas bolas de material emborrachado preenchidas com areia, com variedade de pesos diferentes. Cada peso é utilizado em exercícios distintos, e varia entre 500 g e 6 kg.

As bolas têm o tamanho ideal para serem seguradas com a mão, mas também podem ser utilizadas em outras partes do corpo, como os pés, entre os joelhos, entre os tornozelos ou entre os cotovelos para a realização de abdominais.

Seu objetivo é o de criar estabilidade e feedback de sensações para as articulações que são trabalhadas e os músculos envolvidos. Pode-se trabalhar as articulações dos ombros, dos joelhos ou dos tornozelos.

O peso escolhido inicialmente vai se alterando, de acordo com a força e a evolução do paciente.

7. Discos de propriocepção

Os discos de propriocepção também são conhecidos como discos de equilíbrio ou stability cushion. São discos infláveis de material emborrachado, que têm seus níveis de inflamento reguláveis para controle do grau de dificuldade dos exercícios. Normalmente, têm uma superfície lisa e a outra com pontos massageadores, os dois lados com antiderrapantes.

Mais uma vez, trata-se de um acessório com superfície instável. É utilizado para desafiar ou facilitar a estabilização e o equilíbrio, além de reforçar capacidades físicas, como:

  • força;
  • flexibilidade;
  • agilidade;
  • coordenação;
  • resistência.

Além disso, fortalece a musculatura do Core. Os exercícios são realizados sobre o disco com a pessoa em pé, sentado, de joelhos, em decúbito frontal, lateral ou dorsal.

Os acessórios para Pilates têm funcionalidades e objetivos diferentes, que permitem que todas os grupos musculares sejam trabalhados, além de melhorar o equilíbrio e o alongamento. Analise quais são os equipamentos necessários para sua prática, de acordo com a sua situação financeira, as características dos pacientes atendidos e a sua afinidade com o uso de cada ferramenta.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos interessantes? Então, aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e YouTube!