Quais equipamentos são utilizados na Laserterapia?

Os equipamentos utilizados na laserterapia devem ser empregados com cautela para que os benefícios dessa estratégia clínica superem os riscos durante e após a aplicação. Sendo assim, é importante conhecer e entender os fundamentos dessa prática.

O fisioterapeuta, enquanto profissional que atua na clínica preventiva e curativa, deve conhecer as estratégias terapêuticas que visa a redução dos problemas em longo prazo ou que possam garantir a cura das enfermidades de origem musculoesquelética.

Nesse sentido, técnicas de eletroterapia, mecanoterapia, hidroterapia, termoterapia, pilates, entre outras ferramentas, aliadas a um bom atendimento clínico devem propiciar conforto e satisfação ao paciente.

Em relação à laserterapia, inicialmente é necessário compreender as indicações desse procedimento, os mecanismos científicos da aplicação do laser, além da calibração correta do equipamento. Também é imprescindível orientar o paciente sobre o tratamento.

Por isso, se você quiser saber mais sobre os fundamentos e os equipamentos utilizados na laserterapia, fique por aqui e atualize seus conhecimentos!

O que é a laserterapia?

A terapia com laser é baseada na amplificação da luz que ocorre por excitação e emissão da radicação eletromagnética não ionizante. Suas aplicações podem ser superficiais ou profundas, conforme o tipo de condição clínica a ser tratada.

A laserterapia superficial é comumente indicada para tratar distúrbios faciais ou correções estéticas, como olheiras, rugas de expressão e manchas na pele. O tratamento se dá por meio de estimulação e reparo de células que sofreram oxidação precoce em consequência de estímulos ambientais danosos.

A terapia profunda é empregada para efeitos analgésicos, cicatrizantes e antiedematosos, dependendo da região a ser aplicada e da intensidade da radiação empregada. Alguns especialistas creditam a ação linfática como grande promissora, pois seus resultados estão ligados à redução do volume da linfa e à desobstrução dos vasos sanguíneos.

Quais são os benefícios dessa terapia?

As vantagens clínicas podem ser observadas na recuperação rápida do paciente e na redução de custos com grandes cirurgias, além de não necessitarem de análise cardiovascular e cirúrgica prévia.

Para os efeitos superficiais, observa-se ganho de elasticidade da pele no tratamento de manchas, cicatrizes e linhas de expressão evidenciando maior vitalidade do rosto e efeito menos artificial.

Os efeitos profundos do laser são semelhantes aos da drenagem linfática, com diminuição dos líquidos intersticiais, controle do edema e melhora dos aspectos inflamatórios das celulites e outras afecções clínicas.

Quais são os equipamentos utilizados na laserterapia?

Para o bom desempenho da laserterapia, alguns equipamentos e acessórios disponíveis no mercado são essenciais. Conheça alguns deles:

Aparelho de laser portátil

Essa tecnologia é destinada a aplicações de laser infravermelho em pulsos ou contínuos, e funciona nos modos de operação livre ou em trigger points. Devido às dimensões desse aparelho, é possível transportá-lo facilmente entre ambientes clínicos.

A variação na frequência da modulação possibilita a aplicação na pele para tratar acne, dermatite, inflamações provenientes de furunculose e hematomas superficiais, assim como a diminuição da aparência de grandes cicatrizes, estrias e celulites.

Uma importante indicação é a utilização do aparelho de laser portátil para tratamentos ortopédicos, como artrite, artrose, contusões, dor crônica e aguda, além de epicondilite, entorse ligamentar e tendinite. Para tanto, é necessário uma avaliação criteriosa do paciente e a verificação de parâmetros de efetividade após a primeira sessão.

Essas tecnologias podem ser adquiridas com três tipos de canetas que se diferem pelo comprimento de onda gerado e pela regulação de voltagem para funcionamento desses acessórios.

Caneta laser portátil

A caneta laser portátil é uma ótima escolha para o profissional, pois permite o direcionamento correto na região a ser tratada, diminuindo o risco de causar lesões nas adjacências.

Esse dispositivo tem três versões. A primeira é utilizada para tratamento de lesões acima de 2 cm de profundidade, por meio um laser infravermelho com 905 nanômetros. A frequência de operação é de 2000 Hz, com divergência do feixe entre 11° e 25°.

O segundo tipo de caneta trata lesões até de 2 cm e difere da primeiro em relação à divergência do feixe colimado por lentes e da potência média, operando no comprimento de onda de 830 nanômetros.

O terceiro tipo de caneta opera em 650 nanômetro e, devido a isso, é usado para tratamento de lesões superficiais

Dessa forma, o fisioterapeuta deve considerar os tratamentos que serão ofertados na clínica multiprofissional antes de selecionar as tecnologias que serão adquiridas.

Óculos para laserterapia

Os óculos para laserterapia ajudam a proteger os profissionais que terão contato com os aparelhos de emissão de ondas eletromagnéticas, bem como os pacientes que farão uso da tecnologia. O design desse acessório impede a entrada de laser durante o procedimento, garantindo segurança aos envolvidos.

Disponível em tamanho único, porém adaptável em qualquer formato de rosto, os óculos são objetos indispensáveis para uma clínica multidisciplinar em fisioterapia.

Acupunture

Esse aparelho apresenta duas canetas que realizam aplicações contínuas ou pulsáteis, e são indicadas para diversas afecções dolorosas, edemaciadas e no pós-operatório de cirurgias complexas.

A versão com três canetas apresenta maior ampliação nas terapias, pois podem estimular pontos diferenciados de um mesmo problema e otimizar a recuperação do paciente. Todas as canetas são fáceis de manusear, porém requerem domínio manual do profissional no momento da aplicação para não tremer demasiadamente.

Quais são os cuidados na utilização dos equipamentos?

Os fisioterapeutas que utilizarem o laser terapêutico devem ser cautelosos antes, durante e depois do procedimento. Sendo assim, é fundamental escolher o equipamento mais adequado, fazer as calibrações corretas e identificar precocemente desvios de qualidade.

A escolha do equipamento deve ser condizente com os serviços ofertados e de fabricantes com competência reconhecida no mercado clínico. Uma das formas de analisar essa situação é solicitar recomendações de outros profissionais que já utilizam a marca, por exemplo.

Além disso, é crucial ler todas as instruções que acompanham os produtos para garantir a efetividade do funcionamento, assim como é importante analisar as fontes de energia e os parâmetros para calibração dos aparelhos.

Após o procedimento, os profissionais devem se certificar do desligamento do produto, além de solicitar serviços de manutenção preventiva ou corretiva conforme determinações do setor de manutenção.

Também é necessário avaliar a presença das certificações dos órgãos reguladores, como a ANVISA e o INMETRO, que atestam efetividade e certeza dos procedimentos executados pelos profissionais.

Existem recomendações para utilização dos equipamentos?

Sabendo da complexidade de sua utilização e dos riscos inerentes ao procedimento, é fundamental que o profissional tenha informações suficientes sobre o equipamento de laserterapia.

Assim sendo, as instruções de uso devem ser claras e objetivas, não deixando margem para dupla interpretação. Conforme determinação dos órgãos fiscalizadores, as definições e as condições de uso precisam estar no idioma português e deve constar obrigatoriamente um contato telefônico para atendimento ao consumidor.

Questões relacionadas à voltagem do aparelho, situações climáticas que causam dano ao equipamento ou o que fazer em casos de lesões inesperadas, devem ser esclarecidas detalhadamente.

Como vimos, os equipamentos utilizados na laserterapia são excelentes ferramentas para o tratamento clínico, pois têm diversas funcionalidades, são ajustáveis quanto à voltagem e direcionam o feixe de laser ao local determinado. Todavia, alguns cuidados são fundamentais para evitar a aquisição de produtos ineficazes que podem lesar efetivamente o paciente.

E você, já manuseou um aparelho de laserterapia? Precisa adquirir essa tecnologia? Então, entre em contato conosco e conheça as opções que temos a oferecer!