Como lidar com um paciente desmotivado na fisioterapia?

A fisioterapia atua em praticamente todas as áreas da medicina, incluindo técnicas e procedimentos para prevenção, tratamento e reabilitação do sistema ósseo, muscular, neurológico, pulmonar e cardiovascular. Sua eficácia depende da qualidade e da quantidade de sessões realizadas, que variam de acordo com o problema a ser tratado.

Muitas vezes, o tratamento de fisioterapia é longo e os pacientes se desmotivam durante o processo, o que pode prejudicar a sua recuperação. Cabe ao fisioterapeuta identificar essa situação e buscar formas de revertê-la.

Para ajudar você, elaboramos este texto com dicas de como lidar com o paciente desmotivado na fisioterapia. Confira!

Por que os pacientes se desmotivam na fisioterapia?

A motivação pode ser definida como o impulso interno de uma pessoa para realizar determinada ação, ou seja, é o conjunto de motivos que levam o indivíduo a fazer algo. É uma característica dinâmica, que muda de acordo com variáveis internas e externas, e está relacionada com a intensidade, a persistência e a direção do esforço exercido para alcançar algum objetivo.

No contexto da fisioterapia, o paciente precisa estar motivado para ter uma boa adesão ao tratamento, realizando todos os exercícios prescritos e se engajando durante as sessões.

Não é incomum que o paciente fique desmotivado ao longo do tratamento. Como citamos, essa situação pode estar relacionada a fatores internos ou externos, mas os internos costumam ser os mais importantes.

O que muitas vezes acontece é que o paciente espera ter resultados rápidos e milagrosos com a fisioterapia, e quando isso não acontece ele se sente decepcionado e, consequentemente, desmotivado. Com isso, ele passa a ter menos empenho para realizar as técnicas e os exercícios fisioterapêuticos, tanto durante a sessão quanto em casa.

A própria doença ou condição do paciente também pode contribuir para que ele fique desmotivado, principalmente quando traz um grande incômodo, dor ou limita as suas atividades do dia a dia.

Normalmente, os fatores externos não são a causa principal da desmotivação, mas contribuem para aumentá-la. Alguns fatores externos que podem contribuir para que o paciente fique mais desmotivado:

  • não gostar dos horários ou da frequência das sessões de fisioterapia;
  • não gostar do profissional;
  • aparelhos e equipamentos com baixa qualidade para a realização da fisioterapia;
  • piora da doença de base.

Como reverter a situação?

É muito importante identificar o paciente desmotivado e buscar formas de reverter essa situação, pois isso diminui o rendimento na fisioterapia, o que prejudica a reabilitação. Se a desmotivação não for revertida, a pessoa pode até largar por completo o tratamento.

Para evitar que isso ocorra, listamos algumas dicas que ajudam a lidar com o paciente desmotivado. Acompanhe!

Identifique a desmotivação

O primeiro passo é identificar o paciente que está desmotivado e, se possível, detectar também os fatores que contribuíram para a diminuição da motivação. A observação minuciosa da pessoa e do seu comportamento é o melhor jeito de perceber isso.

Um paciente motivado normalmente aparenta alto astral, pergunta sobre a terapia e aceita bem os exercícios passados pelo fisioterapeuta. Já o paciente desmotivado apresenta um astral mais baixo, não se interessa pela terapia e, muitas vezes, se recusa ou simplesmente não realiza os exercícios indicados.

Após identificar a desmotivação, é o momento de buscar descobrir o porquê dessa situação. Isso pode ser feito por meio de uma conversa aberta, baseada na relação de confiança criada entre vocês.

Converse com o paciente

É preciso estar sempre atento ao que o paciente diz, ouvindo seus desejos, anseios e reclamações. Isso garante que você esteja a par com o que ele espera da fisioterapia e quais pontos o incomodam ou trazem dificuldades. Saber escutar e criar uma relação de confiança é uma das suas responsabilidades durante o tratamento.

Mas não basta apenas ouvir o paciente, é preciso também comunicar a ele todas as questões relativas à doença e aos exercícios que são realizados, além de tirar todas as suas dúvidas.

É muito mais provável que o paciente se sinta motivado a continuar o tratamento se entender claramente para que os exercícios servem e como eles ajudam na recuperação.

Invista no ambiente

A qualidade do ambiente em que a fisioterapia é realizada desempenha um importante papel para o bem-estar dos pacientes. Proporcionar um ambiente agradável, com equipamentos de qualidade e equipe humanizada e qualificada são pontos essenciais no manejo da motivação.

A preocupação com o ambiente deve começar já na recepção, com a organização do ambiente físico e o treinamento de secretárias e recepcionistas. A sala de exercícios e o consultório também devem ser organizados para agradar e motivar os pacientes.

Utilize técnicas diferentes

Um dos principais pontos de reclamação dos pacientes, e que pode levar à desmotivação, é a repetitividade dos exercícios, que, muitas vezes, são idênticos em todas as extensas sessões.

Para evitar esse problema, você pode — e deve — utilizar diferentes técnicas e variar os tipos de exercícios que são realizados a cada sessão. Os aparelhos utilizados podem ser alternados a cada sessão ou os mesmos aparelhos podem ser usados de formas diferentes.

O importante é trazer inovações a cada sessão e ensinar novas técnicas para o paciente, incentivando o seu engajamento.

Atue um pouco como coach

O coaching é um modelo de atendimento muito utilizado nos dias de hoje, e inclui diversas técnicas que têm como objetivo principal incentivar uma mudança de postura e posicionamento da pessoa que está sendo atendida. Todo o processo é feito a partir da reflexão do próprio paciente, com foco nos pontos fortes e na solução de problemas.

A fisioterapia coaching é uma tendência do setor, e se baseia na promoção da autonomia do paciente, o que, consequentemente, também estimula a sua motivação.

Nesse método, você atua junto ao paciente para encontrar os pontos fortes e determinar a postura que ele precisa ter para se recuperar do seu problema de saúde e manter-se saudável.

Mostre os benefícios do tratamento

Por fim, uma ótima forma de reverter a situação do paciente desmotivado é mostrar a ele os diversos benefícios que a fisioterapia traz para sua saúde e bem-estar. Alguns dos principais fatores que podem ser apontados são:

  • melhoria e prevenção da depressão, por meio do relaxamento da mente, da diminuição da dor e insônia e do combate ao sentimento de solidão;
  • fortalecimento dos ossos e músculos e recuperação de movimentos;
  • melhoria da confiança e da autoestima;
  • atuação na prevenção, promoção e recuperação da saúde.

Como você pôde ver, é preciso aprender a lidar com um paciente desmotivado para garantir que o tratamento seja feito da melhor forma até o fim.

Para ter acesso a mais conteúdos como este, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e YouTube!