Gameterapia na fisioterapia: saiba por que você deve investir

Novas tecnologias sempre trazem formas inovadoras de lidar com problemas antigos. A medicina, por exemplo, atingiu níveis antes inimagináveis depois dos avanços na química, manipulação de componentes, cirurgias e aparelhos de exames.

Mas essas novidades podem vir de outros lugares, como a gameterapia na fisioterapia, uma combinação que promete ganhar muita força num futuro próximo.

O termo vem de “games”, ou seja, de jogos eletrônicos. Então, você já deve imaginar mais ou menos do que se trata. Mas também está bem enganado quem acha que isso se resume a utilizar “1 hora diária de jogo” como receita médica. Esse procedimento pode e deve ser aplicado por um profissional para ter seu efeito completo.

Quer entender melhor como aplicar a gameterapia na fisioterapia? Acompanhe o post até o final!

O que seria a gameterapia?

De forma simples e direta, é um tipo de terapia lúdica, em que se faz uso de jogos eletrônicos como ferramenta facilitadora. Sua aplicação pode variar consideravelmente, já que cada tipo de jogo interage com o paciente de forma diversa. O trabalho do terapeuta é garantir que a aplicação da ferramenta esteja correta, sempre de acordo com o objetivo terapêutico original.

Os problemas que podem ser corrigidos com a gameterapia são bem amplos. Ela tem aplicações para melhoria de postura, reabilitação física, estímulo neurológico, entre muitas outras.

Isso pode ser feito por meio de um controle tradicional, com botões, uma câmera ou um controle especial de captura de movimentos. Em alguns casos, apenas a imaginação e expertise do terapeuta são utilizados na gameterapia.

Cabe destacar que essa já é uma nova área de especialização. Se você quiser aplicar esse método corretamente, é melhor buscar formação e estudar suas ferramentas.

Que vantagens ela apresenta?

Estimula fortemente várias partes do cérebro

O videogame é conhecido por deixar algumas crianças bem agitadas, dificultando o sono e a concentração quando jogado em excesso. Porém, em dosagens moderadas e com o direcionamento certo, o ambiente digital interativo dos jogos é uma excelente maneira de exercitar diversas partes do cérebro ao mesmo tempo.

Os estímulos mais comuns estão relacionados à orientação visual e à coordenação motora. É necessário ter várias conexões neurais para captar os estímulos visuais e transmitir rapidamente estes comandos, de forma coordenada, até mãos, pés e dedos.

Porém, há outros elementos que podem ser trabalhados com os jogos certos, como capacidade de concentração, equilíbrio corporal, sensibilidade auditiva, entre outros.

Estimula o corpo

Outro estereótipo comum relacionado aos videogames é o do sedentarismo, levando um indivíduo a passar mais tempo parado do que em movimento. Mais uma vez, o problema está no excesso e no direcionamento.

Muitos jogos, hoje em dia, utilizam movimentos corporais como método de comando, o que estimula algum exercício físico mesmo em pessoas com limitações e/ou baixa disposição.

Como terapeuta, você pode aplicar a gameterapia de forma a facilitar esse estímulo. Jogos que usam captura de movimento, por exemplo, são uma boa maneira de trabalhar a reabilitação física, reforçando músculos e ossos, principalmente. Tudo dependerá do direcionamento certo.

Possibilita tornar o tratamento mais familiar

Outra questão com a qual muitos profissionais da área precisam lidar é a recusa do tratamento. Alguns pacientes, especialmente crianças, podem ter mais dificuldade em atender às demandas do processo terapêutico, pois, além da pressão física e psicológica que algumas deficiências implicam, também pode ser que o próprio tratamento seja muito estranho e assustador.

Diante disso, vale a pena investir em ferramentas que tornem a situação mais leve e familiar ao indivíduo. Seja para crianças seja para adultos, utilizar um jogo durante uma sessão de reabilitação muscular pode facilitar a aceitação do tratamento e permitir que o processo se inicie mais facilmente.

Deixa o processo um pouco mais lúdico

O engajamento do paciente é tão importante quanto a expertise do terapeuta. Em alguns casos, muito mais importante. Sendo assim, qualquer recurso que você tenha disponível para reforçar os procedimentos, tornando-o mais divertido, é um investimento válido.

Considerando os efeitos já conhecidos das ludoterapias, é bem provável que você tenha bons resultados com os jogos digitais, assim como teria com jogos analógicos.

Também vale lembrar que tais benefícios não se aplicam apenas a quem já tem o hábito de jogar videogame. Mesmo pessoas que não se dão muito bem com este tipo de entretenimento podem aproveitar o tratamento e se divertirem no processo.

Possibilita uma recuperação mais rápida

Ao aplicar a gameterapia na fisioterapia, você logo vai notar como os seus pacientes ficam mais engajados na realização dos exercícios. A presença de objetivos imediatos, feedback rápido e uma temática mais leve sempre ajudam a estimular corpo e mente a trabalharem com maior intensidade. A consequência disso são consultas mais produtivas e uma recuperação acelerada.

Esse efeito pode variar um pouco de acordo com o tipo de tratamento, nível de afinidade do paciente com a própria ferramenta, entre outros fatores. Afinal, os jogos eletrônicos são apenas um facilitador, não o processo terapêutico como um todo.

Porém, se esse recurso melhora o tempo de recuperação dos pacientes, certamente vale a pena aprender como aplicá-lo com maior grau de sucesso.

Apresenta diferentes opções para o mesmo tratamento

Por fim, é sempre bom lembrar que o mesmo tratamento não terá o efeito exato quando aplicado a dois pacientes distintos. Cada indivíduo se sente mais confortável lidando com uma situação diferente, o que pode afetar seu empenho no tratamento. Sem contar que cada um apresenta outras limitações atreladas a si

Ter várias opções para tratar o mesmo problema, seja com diferentes jogos, seja com outras modalidades, é sempre útil. Assim, se um paciente não se dá bem com uma atividade, você poderá aplicar outra. Se ele não se encaixa bem no tratamento tradicional, a gameterapia pode ser a solução de que ele precisava.

Depois dessa leitura, você já deve saber as vantagens de investir em gameterapia na fisioterapia e como ela pode beneficiar seus pacientes. Que tal ajudar mais pessoas? Compartilhe este post em suas redes sociais para outros aproveitarem as vantagens do uso de jogos em seus tratamentos!