Colete ortopédico para escoliose

Existe um grupo de alterações na coluna vertebral que é formado por condições que levam a um desvio anormal ou a uma acentuação de curvas já existentes, conhecidos como desvios posturais. Naturalmente, a coluna apresenta curvas na região torácica e lombar.

Quando há um aumento na curvatura da região lombar, surge a lordose. Quando o aumento é na região dorsal, surge a cifose. Quando há o surgimento de curvaturas laterais na coluna, surge a escoliose.

Neste texto, falaremos mais sobre a escoliose e um dos principais tratamentos fisioterápicos para essa condição, o colete ortopédico. Confira!

O que é a escoliose?

A coluna vertebral é vista como uma linha reta, quando visualizada de trás. A escoliose é caracterizada pela existência de uma ou mais curvaturas laterais nela, sendo uma deformação morfológica nos 3 planos. Isso significa que, além de “ir para o lado”, a coluna também faz uma torção para frente e para trás e em volta do seu próprio eixo.

Considera-se escoliose quando o alinhamento das vértebras apresenta curvatura maior que 10 graus no plano frontal.

A escoliose é classificada de acordo com a forma da curva que a coluna apresenta:

  • curva simples à direta ou à esquerda, coluna em forma de “C”;
  • curva dupla, coluna em forma de “S”.

A doença também é classificada de acordo com a localização da curva: cervicotorácica, torácica, toracolombar, lombar ou lombossacral. O tipo e o grau da torção determinam a gravidade e a progressividade da doença.

Quais são as causas e os sintomas?

Muitas vezes, a escoliose só apresenta sinais e sintomas quando a curva progride de forma significativa. Alguns dos sinais que podem surgir são:

  • desigualdade da cintura;
  • corpo inclinado para o lado;
  • dores nas costas;
  • ombros ou quadris nitidamente assimétricos;
  • grande proeminência da clavícula;
  • impressão de uma perna menor que a outra;
  • impressão de que um lado da caixa torácica é maior que o outro;
  • fadiga na coluna vertebral após muito tempo em pé ou sentado.

As causas da escoliose variam de acordo com seu tipo:

  • escoliose idiopática: causa desconhecida, atinge desde crianças menores de 3 anos de idade até adultos;
  • escoliose neuromuscular: surge como sequela de doenças neurológicas que causam fraqueza muscular (poliomielite, distrofia muscular, paralisia cerebral);
  • escoliose congênita: causada por malformações ou erros nas divisões das vértebras no período embrionário;
  • escoliose pós-traumática: doença do tecido conjuntivo, relacionada com síndromes;
  • escoliose degenerativa do adulto: causada pela degeneração dos discos intervertebrais e das articulações e hérnias de disco.

Por que o colete ortopédico ajuda na escoliose?

O tratamento da escoliose é determinado de acordo, principalmente, com o grau da curvatura. Não há indicação para tratamento fisioterapêutico em curvaturas menores do que 20 graus. A partir daí, podem ser utilizados os coletes ortopédicos.

O colete ortopédico é a principal forma de tratamento não cirúrgico para a escoliose. São produzidos de material leve, personalizados e podem ser utilizados por baixo da roupa. Seu principal objetivo é o de reduzir ou prevenir a progressão adicional da curva durante o seu crescimento.

Apesar de não haver uma cura definitiva que faça a coluna voltar completamente ao seu padrão linear, o colete tem o potencial de retardar a piora e melhorar a curvatura da coluna vertebral.

O uso do colete ortopédico pode ser associado a procedimentos fisioterapêuticos da Reeducação Postural Global (RPG), além de processos respiratórios, alinhamento corporal, equilíbrio de tensões musculares e reposicionamento de vértebras por meio de manobras.

Quais são as indicações?

O uso de coletes ortopédicos é indicado para pacientes que apresentam curvatura da coluna entre 20 a 40 graus, em média. Pacientes com mais de 40 graus de curvatura precisarão, em grande parte das vezes, de tratamento cirúrgico para a correção do alinhamento das vértebras.

Além disso, o uso dos coletes é indicado durante a fase de crescimento na infância e adolescência. A intenção é a de prevenir o aumento da curvatura ao longo do crescimento da coluna vertebral.

O ideal é que o método seja utilizado antes do “estirão” da adolescência, que é o momento no qual pode ter maior progressão da curva.

O colete deve ser utilizado entre 20 a 23 horas por dia, e precisa ser remodelado periodicamente, devido ao crescimento acelerado das pessoas nessa fase. Só deve ser retirado após o paciente passar da fase de “estirão”, com posterior acompanhamento por radiografia.

Quais são os tipos de coletes ortopédicos?

Existem diferentes tipos de coletes para escoliose, com indicações distintas. Os principais são:

  • Colete de Boston: é um colete feito de materiais de polímero de baixo peso, personalizado para o formato, tamanho e curva de cada paciente. É ajustado ao redor do corpo e funciona por meio da pressão exercida em 3 pontos estratégicos da curva;
  • Colete de Milwaukee: primeiro tipo de colete a ser desenvolvido, é do tipo cérvico-torácico-lombro-sacro, isto é, se alonga do pescoço até a pelve. É indicado para curvaturas mais altas na coluna (cervicotorácicas). Seu funcionamento se dá pela torção da coluna e pressão em pontos da curvatura;
  • Colete de Charleston: é um colete feito para ser utilizado durante a noite, pois não pode ser usado durante as atividades diárias. É inclinado para o lado oposto da curva, de forma que aplica forças contrárias a ela.

Todos os coletes contêm almofadas de compressão sobre as convexidades.

Como saber se o colete é de qualidade e adequado?

É importante ressaltar que a melhor opção de colete é escolhida pelo profissional de saúde junto com o paciente e a família. Como vimos, a indicação e o tipo de colete depende de características específicas das alterações na coluna vertebral. Além disso, é preciso ter compreensão e cautela ao lidar com as crianças e adolescentes, pois é comum que eles não se sintam à vontade para usar os acessórios.

Os coletes são personalizados, confeccionados exclusivamente para cada paciente. Por isso, é importante buscar um fornecedor de confiança e que garanta a mesma qualidade em todos os produtos. Vale a pena buscar por empresas que sejam conhecidas na área e já tenham experiência com produtos fisioterapêuticos e ortopédicos.

O colete ortopédico é uma ótima alternativa para um tratamento mais conservador da escoliose, podendo trazer diversos benefícios para as crianças e adolescentes que os usam.

Quer ter acesso a produtos fisioterapêuticos de qualidade? Então, entre em contato conosco e confira nossos produtos!