Tipos de TENS: conheça as indicações e contraindicações

Especialmente em tempos nos quais as pessoas não cuidam adequadamente do seu corpo e estão submetidas a elevados níveis de estresse, como os dias de hoje, buscar alternativas para manter o organismo saudável é essencial. Por isso, conhecer os tipos de TENS e as suas indicações e contraindicações pode ser muito interessante.

Muita gente já ouviu falar sobre essa técnica e já deve ter visto algumas aplicações importantes dos seus eletrodos, mas o fato é que o público em geral ainda não sabe ao certo do que se trata. Precisa de ajuda para explicar sobre isso para os seus pacientes? Então, não deixe de conferir o conteúdo a seguir:

O que é TENS?

A sigla TENS é oriunda do inglês Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation , que em uma tradução livre para o português pode ser chamada de Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea. Ela se refere a uma terapia que consiste no envio de impulsos elétricos para a derme por meio de placas condutoras chamadas eletrodos.

É uma técnica muito difundida na fisioterapia e com princípios científicos sólidos. Com o estímulo das fibras nervosas, o TENS visa a neutralização dos sinais dolorosos, fazendo com que eles não atinjam o cérebro e, com isso, o paciente não tenha a sensação ou sequer a percepção desse incômodo.

Como se não bastasse, os impulsos do TENS estimulam a secreção de endorfinas, ou seja, aumentam a produção dessas substâncias fisiológicas que fazem uma analgesia natural, de maneira análoga à morfina. Em outras palavras, o TENS busca a redução da dor e a restauração das condições fisiológicas normais.

Quais são as aplicações do TENS?

O TENS tem diversas aplicações e pode melhorar diversas condições patológicas e incômodas ao ser humano. Ele alivia, por exemplo, diversos tipos de dor agudas, como lombalgias, cervicalgias, pós-operatórios, dores musculares, torções, fraturas ósseas, neuralgia pós-herpética e muito mais.

Ele também atua em situações crônicas, como artrite, artrose, lesões de nervos periféricos, angina, dores metastáticas, entre outras. Ainda age em outras condições, com efeitos contra enjoos, náuseas, melhora do fluxo sanguíneo, redução de sintomas associados à síndrome de Raynaud e neuropatias diabéticas.

Também são observadas melhoras sólidas na regeneração de feridas e úlceras em pacientes com diabetes e excelentes efeitos no tratamento de lesões esportivas e na redução da atrofia muscular pelas mais diversas causas.

Quais são os tipos de TENS?

Existem algumas variantes do TENS, que podem ser escolhidas de acordo com as preferências do profissional que utilizará a técnica e também em consonância com as necessidades do paciente. Nos dias de hoje, o TENS convencional é o método mais frequentemente utilizado na prática clínica. Confira abaixo um pouco mais sobre as modalidades.

TENS convencional

Como dissemos, o TENS convencional é o mais usado atualmente e essa modalidade é a que tem mais estudos e pesquisas, tanto em humanos quanto em animais. Sua finalidade básica é a de produzir analgesia segmentar, com sessões rápidas e bem localizadas nos dermátomos — linhas de nervos que seguem um determinado segmento.

São correntes pulsadas com alta frequência e intensidade, que acabam sendo mais eficazes para atuar de maneira seletiva em fibras de diâmetro maior, causando uma parestesia (sensação de dormência) confortável e relaxante para os pacientes. Por isso mesmo, suas indicações são as mais diversas.

TENS acupuntura

A acupuntura é uma técnica que vem ganhando bastante espaço na medicina ocidental em função dos resultados consistentes que apresenta em inúmeros pacientes ao redor do mundo. Dentro desse contexto, não é difícil imaginar que o TENS acupuntura também venha chamando bastante a atenção da comunidade científica.

Essa vertente específica produz a indução de contrações não dolorosas nas regiões nervosas que estão relacionadas com o surgimento da dor, ativando de forma seletiva algumas fibras de pequeno diâmetro. As evidências apontam que o TENS acupuntura produz a sensação analgésica de uma maneira parecida com a acupuntura tradicional.

TENS breve-intensa

A TENS breve-intensa é uma vertente que tem como intuito principal ativar algumas fibras de pequeno diâmetro, com a emissão elétrica sobre alguns nervos periféricos que estejam situados no lugar no qual a dor está se originando, em um nível de intensidade que seja tolerável pelos pacientes.

São impulsos de alta frequência e intensidade, que agem como uma espécie de contra irritante, em períodos de tempo mais curtos. É muito útil em algumas situações, como remoção de suturas e trocas de curativo, fazendo analgesia segmentar e extrassegmentar com boa eficiência.

TENS de alta frequência

O TENS de alta frequência é similar ao TENS tradicional, porém, como o próprio nome diz, é utilizado com uma frequência de pulso mais elevada. Seu funcionamento se dá pela ativação do portão modulador de dor que ocorre no nível da nossa medula espinhal.

O impulso doloroso é transmitido ao longo de nervos de pequeno diâmetro, enquanto as informações sensoriais não dolorosas são mais velozes e conduzidas por nervos de diâmetro maior. Com a aplicação do TENS de alta frequência durante um intervalo mais longo, há a redução da percepção de dor por parte do paciente.

Também é empregado em tratamentos do distúrbio musculoesquelético pós-operatório, inflamações e dores miofasciais.

TENS de baixa frequência

Por fim, outro dos tipos de TENS é o de baixa frequência. Como o próprio nome diz, é aquele que é aplicado com uma frequência de pulso mais baixa e uma duração maior, na qual a sessão pode atingir até 45 minutos.

A ideia é atingir a fibra motora de pequeno diâmetro para o alívio doloroso, por meio do aumento da liberação de endorfinas. Isso ocorre pela estimulação de uma glândula chamada hipófise, que por sua vez produz substâncias químicas que estimulam esse aumento.

Embora os pacientes possam não experimentar um efeito imediato por meio dessa técnica, os benefícios são muito mais duradouros do que o que ocorre com o TENS elevado, por exemplo. Por isso mesmo, uma de suas principais indicações se dá no tratamento de dores crônicas e causadas por espasmos musculares.

Esses são os tipos de TENS, suas indicações e tudo o que você precisava saber sobre o tema para ajudar ainda mais os seus pacientes. Gostou do conteúdo? Ficou interessado no tratamento? Então, que tal entrar em contato conosco? Vamos lá!