6 dicas para escolher um fornecedor em fisioterapia

A qualidade do atendimento em saúde não depende somente da competência e das habilidades dos profissionais de saúde, mas sim de um conjunto de fatores essenciais para uma assistência de excelência. Entre esses fatores, podemos ressaltar a qualidade dos produtos e equipamentos que são utilizados nos atendimentos, o que se destaca ainda mais na área de fisioterapia.

Grande parte do atendimento do fisioterapeuta é feito a partir de produtos e equipamentos de saúde, por isso eles precisam ser de qualidade. Para isso, o primeiro passo — e, talvez, o mais importante — é escolher um bom fornecedor.

Pensando nisso, elaboramos esse texto com dicas de como escolher fornecedor em fisioterapia. Acompanhe!

Qual é a importância de escolher bem o fornecedor para a sua clínica?

Pode parecer óbvio, mas vale ressaltar a importância de se escolher um bom fornecedor para a clínica ou consultório de fisioterapia. Seja qual for a área específica, o atendimento em saúde traz alguns riscos, mesmo aqueles relativos à própria condição do paciente, por isso, é ainda mais importante garantir que as tecnologias e os equipamentos utilizados não ofereçam nenhum risco adicional.

Isso significa que um produto ou equipamento sem qualidade é capaz de trazer consequências ruins que vão muito além da insatisfação de quem é atendido. Eles podem comprometer a segurança do paciente, o que é extremamente mais relevante.

Por isso, o gestor do estabelecimento deve ser cauteloso e ter paciência ao fazer a escolha do fornecedor, principalmente porque atualmente existem inúmeras possibilidades. É preciso saber filtrar as empresas e escolher a que ofereça o serviço mais qualificado para não ter problemas depois de assinar o contrato.

O ideal é optar por um bom fornecedor e se manter com ele pelo tempo que a parceria ainda for favorável. Ter que trocar de fornecedor constantemente representa um desgaste para o gestor, além de gastos financeiros e de tempo com a busca.

Como escolher um bom fornecedor?

Agora que você entendeu um pouco sobre a importância de escolher um bom fornecedor, confira 6 dicas que vão ajudar nessa missão!

1. Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo da busca é realizar uma pesquisa de mercado para ter um panorama de quais são os principais fornecedores de produtos e equipamentos para fisioterapia. É importante verificar os pontos principais de cada empresa, como quais são as opções de produtos e o que cada uma tem a oferecer de diferencial.

A pesquisa de mercado permite uma comparação entre os fornecedores disponíveis, de forma a evitar que a escolha seja feita sem ter embasamento. Nessa etapa, você pode usar, até mesmo, o Google. Outra opção é a ferramenta de recomendação de locais e serviços no Facebook, o que ajuda, ainda, a saber a opinião de outras pessoas sobre a empresa.

2. Pesquise a reputação do fornecedor

Outro ponto a ser checado é a reputação do fornecedor. Para saber um pouco mais sobre a “imagem” de uma empresa, alguns pontos dever ser pesquisados:

  • finanças do fornecedor, com verificação do saldo da empresa;
  • tradição da marca;
  • comprometimento da empresa com boas práticas;
  • avaliação do atendimento aos requisitos legais (licenças e alvarás) frente a vigilância sanitária, Anvisa e outros órgãos pertinentes;
  • histórico do fornecedor com o cumprimento de prazos.

Uma forma bem atual e prática de saber mais sobre qual é a reputação da marca no mercado é pesquisando no Reclame Aqui. O compartilhamento de experiências no site permite uma visão ampla de quais são as reclamações dos consumidores e as medidas que a empresa tem tomado a fim de resolver os problemas. Por isso, vale valorizar a opinião do coletivo.

3. Confira a disponibilidade de produtos

É importante checar também qual é a disponibilidade dos produtos oferecidos, isto é, se ele conta com estoque suficiente para suprir a necessidade da sua clínica ou consultório. O fornecedor deve se programar para sempre ter estoque disponível com margem de sobra, de forma a prever e suprir qualquer contratempo ou aumento de demanda inesperada por parte da empresa contratante.

Na área da saúde, a não entrega de um produto, seja por falta dele ou por problema no prazo, implica em prejuízos na assistência, o que pode ser prejudicial para o paciente.

4. Verifique a variedade de opções

Vale a pena também conferir qual é a variedade de produtos disponibilizados. É interessante ter um único fornecedor para diferentes equipamentos, o que significa maior praticidade e economia. A solicitação de materiais pode ser feita apenas uma vez e, quanto maior for o pedido, menor será o preço final de cada produto individualmente.

Para uma clínica de fisioterapia e Pilates, por exemplo, pode ser muito interessante ter apenas um fornecedor que disponibilize todos ou a maioria dos equipamentos e materiais utilizados nas duas práticas — bolas, elásticos, rampas, entre outros.

5. Avalie o custo-benefício

Um erro que muitos gestores cometem ao procurar fornecedores é valorizar apenas o custo dos produtos, pensando sempre em escolher o mais barato. Essa não é uma conduta adequada em nenhuma área, especialmente para os estabelecimentos de saúde. A escolha pelo mais barato pode trazer consequências negativas para o empreendimento e comprometer a qualidade do atendimento ao paciente.

Portanto, é necessário avaliar o custo-benefício dos produtos, principalmente na escolha do fornecedor de equipamentos com duração mais longa. O preço mais barato pode significar uma qualidade menor, que apenas fará com que outro equipamento tenha que ser adquirido em pouco tempo.

Vale lembrar que um equipamento mais caro, mas vendido por um fornecedor de qualidade reconhecida tem maior durabilidade e, provavelmente, necessitará de menos manutenções, além de ter uma performance melhor durante o uso. Lembre-se: o barato pode sair caro!

6. Verifique a assistência pré e pós-venda

Um bom fornecedor é aquele que oferece assistência pré e pós-venda para os seus clientes. Isso significa que, mesmo antes de fechar o contrato e os produtos serem solicitados, ele se disponibiliza para mostrar seus equipamentos e explicar como funciona o seu trabalho.

Além disso, esse fornecedor oferece também acompanhamento durante o processo de compra, bem como manutenção ou correção para possíveis questões que surgirem após a aquisição.

Escolher fornecedor em fisioterapia qualificado e de confiança é um dos mais importantes passos para o sucesso do estabelecimento, pois garante produtos de qualidade que trazem valor ao atendimento.

Se você procura um fornecedor de confiança, entre em contato conosco e conheça nossas soluções e produtos!