Conheça os principais equipamentos para fisioterapia domiciliar

A fisioterapia domiciliar, ou home care, é um ramo que tem crescido no nosso país e consiste, basicamente, em oferecer cuidados a pessoas que por vários motivos não podem se locomover até a clínica.

Embora seja uma área aquecida, é fundamental se destacar, prestando um ótimo atendimento nesse setor, garantindo, assim, a fidelização dos pacientes. Por isso, é primordial contar com equipamentos para fisioterapia domiciliar que permitam que você realize os tratamentos de forma eficiente, oferecendo uma plena recuperação ao paciente.

Ficou interessado no tema? Continue lendo este post!

Fisioterapia domiciliar: por que investir nesse ramo?

Para se destacar no mercado é fundamental prestar uma variedade maior de serviços, e entre eles está a fisioterapia domiciliar. Mais cômoda para muitos pacientes e mais vantajosa financeiramente para os fisioterapeutas, essa pode ser uma ótima maneira de ampliar a sua atuação e conseguir mais pacientes.

A fisioterapia domiciliar apresenta muitas vantagens para quem utiliza dos seus serviços, como:

  • tratamento especializado e individualizado;
  • praticidade, comodidade e bem-estar;
  • integração da família no tratamento e maior cooperação do paciente;
  • economia de tempo e de recursos financeiros;
  • recuperação mais rápida.

Mas para que esse modelo seja aplicado de forma positiva é fundamental ter atenção a alguns aspectos, como:

  • avaliar muito bem o local em que as atividades serão realizadas, conferindo o layout dos móveis, a presença de pisos ou tapetes escorregadios e se existe a possibilidade de realizar os exercícios ou as atividades de forma segura naquele ambiente;
  • incluir a participação familiar, garantindo que o paciente realizará os exercícios ou as atividades propostas, aumentando a adesão ao tratamento e a velocidade dos resultados;
  • explicar muito bem cada atividade ou interação com o paciente, garantindo que todos terão informações suficientes para compreenderem o que será feito e a importância da cooperação para que os resultados apareçam.

Quais são os principais equipamentos para fisioterapia domiciliar?

Além das dicas que demos no tópico anterior, contar com bons equipamentos para fisioterapia domiciliar também é imprescindível para realizar bem o seu trabalho.

Assim, separamos alguns itens básicos que você precisa considerar ter. Confira!

TENS portátil

Equipamento indispensável em inúmeros protocolos de atendimento, sendo extremamente importante para a analgesia, tanto em casos de dores agudas quanto crônicas.

O TENS pode ser usado para diversas enfermidades, como: dores no pescoço, ciática, dor nervosa ou óssea, luxações e entorses, lombalgia, dorsalgia, dores causadas pelo câncer, dor pós-operatória, artrites e bursites.

Ultrassom portátil

Também é imprescindível em vários protocolos de tratamento, atuando na analgesia, em condições inflamatórias ou no pós-operatório.

O aparelho pode ser usado no tratamento de inúmeras condições, como tendinites, edemas, bursites, artroses, artralgias, braquialgia, cervicalgia, lesões musculares, contraturas, luxações, condições inflamatórias agudas e crônicas e no reparo de sequelas após cirurgias, principalmente fibroses e cicatrizes.

Infravermelho

É um item pequeno e fácil de carregar, mas que pode ser usado na termoterapia, ajudando a aliviar as dores e a rigidez, melhorar a mobilidade articular e favorecendo a regeneração de lesões de tecidos moles e de problemas dermatológicos.

Theraband

As faixas elásticas são usadas em vários tipos de exercícios e com diversas finalidades, como as atividades de resistência para membros superiores, inferiores e abdominais, além de auxiliar a alongar a musculatura do paciente.

As faixas são divididas por coloração, tornando os exercícios ainda mais personalizados e condizentes com as necessidades e as características do paciente, medindo também a evolução do tratamento.

Quando usada em um programa de reabilitação, a theraband auxilia no fortalecimento articular e muscular e pode ser empregada em exercícios para pernas, glúteos, peitoral e braços.

Bola suíça

Permite uma variedade de movimentos simples e complexos, auxiliando na correção postural e na melhora da força do paciente e da coordenação motora, além de poder ser usada em técnicas de terapia manual.

Com ela, é possível melhorar a amplitude de movimento, fortalecer membros inferiores, tronco e membros superiores, promover um alongamento global, auxiliar em treinos cardiopulmonares, realizar a mobilização articular, auxiliar na manutenção do tônus muscular, favorecer a propriocepção postural e promover o relaxamento.

Overball

É uma bola pequena e fácil de transportar, mas que também tem diversas finalidades nos tratamentos fisioterápicos. Ela é uma aliada importante nos exercícios de fortalecimento e ainda pode servir como apoio, principalmente para atividades com idosos.

Tubos elásticos

Também são muito práticos na hora de carregar e versáteis nas aplicações. Os tubos elásticos ajudam no fortalecimento muscular tanto dos membros superiores quanto inferiores, otimizando o tratamento.

Meia bola bosu

É feita com látex especial, que proporciona mais resistência e absorção de impacto. A meia bola pode ser usada para alongamentos e relaxamento muscular, além de auxiliar no condicionamento físico, nos treinos de propriocepção e de estabilização da coluna vertebral.

Inspirômetro de incentivo

É um ótimo equipamento para pacientes que estão com a função respiratória comprometida devido à doença pulmonar obstrutiva (DPOC). Aliada aos medicamentos, a fisioterapia ajuda a recuperar a função respiratória dessas pessoas.

O inspirômetro auxilia o paciente a realizar inspirações profundas, podendo ser usado também na recuperação de pessoas que passaram por cirurgias abdominais ou que têm doenças musculares, dificultando a respiração.

Cama elástica

Hoje é possível encontrar camas elásticas de todos os tamanhos, e as menores são bem fáceis de serem transportadas. Elas ajudam bastante nas terapias de reabilitação após traumas ou disfunções ortopédicas.

A cama elástica ajuda a fortalecer os músculos inferiores, atua no equilíbrio do paciente e melhora a capacidade cardiorrespiratória.

Quando a fisioterapia domiciliar é indicada?

A fisioterapia domiciliar é indicada para qualquer paciente que esteja impossibilitado de comparecer à clínica por diversos motivos, como: gravidez, crianças, recém-nascidos, idosos, pessoas com doenças neurológicas, oncológicas ou com deficiências motoras.

Para isso, é essencial fazer uma avaliação completa do paciente, entendendo suas necessidades e propondo um tratamento eficiente, mesmo que em domicílio. Outro ponto fundamental é sempre acompanhar a evolução do quadro, garantindo que as atividades têm trazido resultados.

Se você deseja começar a atuar na fisioterapia domiciliar, vale a pena lembrar que é preciso também incluir no preço cobrado por sessão os custos com deslocamento, como gasolina, tempo perdido no trânsito e a compra de equipamentos específicos.

Por isso, algumas vezes, o preço final da sessão domiciliar costuma ser até 50% mais cara do que a sessão em clínica, garantindo que você terá uma boa margem de lucro.

E, então, gostou de saber sobre os equipamentos para fisioterapia domiciliar? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a prestar esse serviço com excelência, contando com os melhores produtos do mercado!