Homecare na fisioterapia: saiba por que oferecer esse atendimento

O homecare na fisioterapia é uma atividade clínica que traz vantagens para os profissionais e, principalmente, para os pacientes. Todavia, sua indicação deve ser bem-fundamentada para não causar complicações aos envolvidos.

Para tanto, é importante esclarecer todas as dúvidas do paciente e dos seus familiares, mostrar como ocorrerá esse processo e acompanhar a evolução clínica ao longo do tempo por meio de indicadores eficientes.

O atendimento fisioterapêutico domiciliar necessita de alguns cuidados, como infraestrutura e materiais necessários a essa prática, bem como qualificação adequada do profissional.

O fisioterapeuta que se especializa nessa atividade precisa aprofundar seus conhecimentos, já que, na maioria das vezes, agirá sozinho e fará intervenções complexas quando necessário.

Se você quiser entender as vantagens da fisioterapia domiciliar, acompanhe conosco o post de hoje e saiba mais! Boa leitura!

Atendimento personalizado

A fisioterapia homecare é indicada para os pacientes que necessitam de cuidados contínuos, porém não apresentam a condição clínica que justifique sua estadia em ambiente hospitalar com equipamentos complexos.

Contudo, isso não significa que o paciente não demande cuidados. Exemplo disso são as pessoas acamadas que precisam de acompanhamento fisioterapêutico para evitar atrofia dos membros.

Essa é, sem dúvida, a principal vantagem do atendimento residencial. Além disso, podem ser listados como benefícios o atendimento personalizado e o apoio da família — fatores essenciais para o sucesso da terapia.

Nesse sentido, sabe-se que a sessão clínica será totalmente focada no paciente, assim como as instruções dadas a ele ou aos seus familiares, e não terá interrupções de outros profissionais, como pode acontecer no contexto hospitalar.

Uso exclusivo de acessórios

Em clínicas e centros de reabilitação é comum um número limitado de acessórios e equipamentos para atender uma demanda crescente. Nesse sentido, o revezamento é algo necessário — e isso pode causar incômodo em muitos pacientes.

No ambiente domiciliar, e dependendo da condição clínica do paciente, é possível adquirir acessórios e equipamentos que serão utilizados por muito tempo. Existe também a opção de consignação de materiais e aparelhos em situações esporádicas.

Sendo assim, os equipamentos serão utilizados exclusivamente pelo paciente no momento oportuno. Ademais, o tempo de vida útil dependerá das formas de cuidado e manuseio apenas dos envolvidos no tratamento, o que diminui as chances de problemas.

Recuperação mais rápida

A fisioterapia domiciliar apresenta resultados animadores em relação à recuperação de lesões e ao fortalecimento muscular. Isso porque diversos fatores contribuem para a redução das sessões inicialmente propostas.

Um deles é o apoio de familiares e amigos que visitam frequentemente os pacientes e levam alegria e ânimo para continuar nos trabalhos de reabilitação e retorno ou adaptação às atividades diárias.

Além dessa influência positiva, pode-se concluir que os pacientes em recuperação domiciliar serão mais assistidos pela família, no que se refere à alimentação e prevenção de doenças oportunistas, situações comuns nos ambientes hospitalares.

Diversidade das opções terapêuticas

Por meio da fisioterapia domiciliar, é possível desenvolver diversas opções terapêuticas para os pacientes, desde aqueles com lesões pequenas até os mais idosos que se encontram acamados permanentemente.

Assim sendo, é possível implantar os exercícios terapêuticos que busquem uma melhoria da qualidade de vida ou readapte o paciente à rotina diária ora perdida devido à extensa internação hospitalar.

Também é possível implantar o Pilates Clínico, movimentar periodicamente o paciente para evitar úlceras de decúbito e dar orientações fisioterapêuticas para antes e após cirurgias importantes.

Flexibilidade de horários

Para os profissionais que trabalham em regime homecare, a flexibilidade de horários é relatada como uma das principais vantagens. Dessa forma, o fisioterapeuta organiza o seu próprio horário e consegue realizar outras atividades pessoais entre os intervalos.

Além disso, cada profissional terá sua “carteira de pacientes”, que pode ser avaliada pelo número de sessões ou pela continuidade dos serviços, garantido um orçamento mínimo que atenda aos padrões financeiros desejados.

Dessa forma, os fisioterapeutas terão mais tempo para dedicar aos estudos e implantar técnicas atualizadas no paciente, de forma a eliminar práticas desnecessárias ou com pouco embasamento científico.

Conhecimento aprofundado do paciente

Profissionais que atendem em residências acompanham a rotina diária do paciente e, com isso, adquire uma relação mais estreita. Os problemas passam a ser analisados sob a ótica da integralidade.

Assim sendo, os fisioterapeutas reconhecem o estado de ânimo dos indivíduos e, a partir daí, instituirão novas terapias. Pacientes com questões emocionais latentes tendem a ser menos aderentes ao tratamento.

Conhecendo melhor o paciente, é possível instituir condutas direcionadas àquela situação momentânea e fortalecer a confiança com técnicas de humanização pertinentes ao caso em questão.

Reembolso financeiro interessante

Após as justificativas clínicas para iniciar a fisioterapia domiciliar, o profissional deve cumprir os objetivos propostos no esquema terapêutico, para fins de reembolso pelas operadoras dos planos de saúde ou pelo sistema público.

O tempo das sessões deve ser controlado para evitar esforço demasiado do paciente e não é indicado estender muito o horário, pois pode prejudicar as outras consultas da agenda. Além disso, o excedente não será computado para fins de pagamento.

Existe a possibilidade de o fisioterapeuta estabelecer um plano de tratamento e elaborar um orçamento para aqueles indivíduos que não são conveniados às operadoras e, nesse caso, aumentar os ganhos com a atividade domiciliar.

Conciliação com outras atividades

O fisioterapeuta que trabalha em regime homecare deve ser organizado para atender a demanda crescente por esse serviço. Nos horários ociosos, além da atualização científica é possível conciliar outra atividade clínica.

Existem profissionais que destinam um dos turnos do dia para fazer o acompanhamento domiciliar e outro para trabalhar em clínicas e consultórios, ministrar palestras ou exercer a vida acadêmica.

Sendo assim, a rotina semanal desse profissional será diversificada, sem monotonia e com serviços que podem ser complementares. Ao final do mês, o salário terá um aumento significativo.

O homecare na fisioterapia é um serviço clínico que apresenta benefícios para o paciente e para o fisioterapeuta. De um lado, pode-se observar o atendimento personalizado, o uso de acessórios exclusivos e a recuperação mais rápida com o apoio da família e dos amigos. De outro, percebe-se a maior flexibilidade de horário do profissional e a possibilidade de conciliar com outras atividades clínicas.

E você, pensa em exercer a fisioterapia domiciliar? Quer ficar por dentro de outras novidades da área? Então, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook, YouTube e Instagram!