Ter um site da sua clínica já não é mais considerado um diferencial, mas sim algo obrigatório para garantir a confiabilidade da sua marca. E, assim como os demais itens de comunicação do seu negócio, ele também funciona como uma vitrine do que você oferece.
Por isso, quando alguns pontos básicos não são considerados, corre-se o risco de transmitir uma mensagem errada aos seus visitantes, podendo dar a ideia de que sua clínica é desatualizada, não tem foco no paciente, é desorganizada, entre outras questões.
Para evitar esses problemas e garantir mais retorno é muito importante deixar seu site mais atrativo e interessante para quem o acessa. Continue lendo e veja algumas informações valiosas que trouxemos sobre esse tema.
Por que investir para deixar o site mais atrativo?
Uma parte dos empresários ainda não entende que o site da sua empresa, na verdade, funciona como uma importante comunicação do seu negócio e que, por isso, deve estar alinhado com as características da sua marca.
Se você vende a sua clínica como moderna e repleta de serviços e de tecnologia diferentes para o tratamento dos seus pacientes, mas o seu site é obsoleto, usa animações que não carregam e não consegue se comunicar direito com seus possíveis pacientes, existe uma disparidade entre o que você diz ser e o que transmite às pessoas.
Essa diferença pode fazer com que alguns acabem optando pela sua concorrência ou até deixem de confiar na sua marca e nos serviços que você oferece.
Assim, tornar seu site mais atrativo, prático e moderno pode ajudar você a:
- atrair novos pacientes;
- diferenciar a sua marca;
- informar melhor seu público-alvo sobre suas especialidades e diferenciais;
- transmitir mais confiança e segurança para quem precisa de tratamento;
- reter pacientes.
Como deixar o site mais atrativo?
Depois de ler o tópico anterior, você já está convencido da importância de tornar seu site mais atrativo, certo? Agora, veja algumas dicas para conseguir isso.
1. Tenha um site responsivo
Sites responsivos são aqueles que funcionam e carregam corretamente independentemente da forma pela qual são acessados. Isso significa que se o seu paciente acessar o seu site por um computador de mesa, um notebook ou um smartphone, ele funcionará adequadamente em todos esses tamanhos de tela.
Isso é fundamental atualmente, afinal, a maior parte das pessoas acessa a internet por meio dos celulares, e se o seu site não carrega nessas plataformas, é claro que você perderá acessos importantes.
2. Foque na experiência do usuário
Houve um tempo em que algumas “tendências” no design eram quase obrigatórias, como animações em flash, excesso de imagens, fundos coloridos, entre outros.
Contudo, rapidamente essas questões começaram a cair em desuso, já que elas mais dificultavam a navegação do que tornavam o site atrativo. Antes de optar por qualquer tendência de design, sempre tente focar na experiência do usuário, facilitando a vida de quem acessa o seu site.
O que isso significa? Um fundo de uma cor que facilite a leitura, fontes igualmente fáceis de serem lidas, um menu intuitivo, a presença do mapa do site, rodapé com informações de contato atualizadas, entre outros pontos.
3. Analise o tempo de carregamento
Como dissemos, hoje, muitas pessoas acessam a internet por meio dos celulares e também fazem uso de conexões 3G ou 4G que, muitas vezes, podem ser menos velozes que o Wi-Fi.
Se o seu site demorar muito para carregar ou tiver imagens pesadas, pode ser que essas pessoas não consigam acessá-lo e acabem desistindo de ler as suas informações. Além disso, sites lentos também são penalizados pelo Google, dificultando que você atinja as melhores posições de busca para o seu nicho.
Assim, evite tudo o que pode deixar o seu site muito pesado e faça testes acessando o seu domínio de redes com velocidades diferentes.
4. Fique atento às questões éticas
Investir em um site é uma ótima maneira de diferenciar a sua clínica de fisioterapia, mas você não quer que ele cause problemas éticos, não é mesmo? Por isso, é fundamental ficar atento ao que rege o código de ética da sua profissão.
Alguns pontos são essenciais e devem ser evitados, como:
- fotos de pacientes, expondo o antes e o depois de determinados tratamentos (como no caso de fisioterapia estética);
- textos que façam menções a termos como “resultado garantido”, “o único capacitado”, “o melhor”, “o mais eficiente” etc., já que essas expressões podem caracterizar propaganda enganosa;
- oferecer consultas ou tratamentos de forma não presencial;
- divulgar ou promover uma “terapia infalível” ou uma descoberta cuja eficácia não tenha comprovação.
5. Tenha textos claros e informativos
Um site interessante e atrativo é aquele capaz de oferecer informações importantes e valiosas para quem o acessa. Assim, cuide dos textos que estão presentes na sua página.
Logo na home tente fazer um resumo breve sobre a sua clínica e os seus diferenciais, buscando clareza e objetividade, fazendo com que a pessoa que acesse o seu site já saiba o que esperar dele.
Crie páginas específicas para os tratamentos que você oferece, buscando elucidar de forma clara e simples a que se referem cada um deles, os aparelhos usados, as recomendações e os cuidados gerais, entre outras informações que possam ser importantes aos seus pacientes.
Faça também um conteúdo específico sobre a sua clínica, explicando quem é o fisioterapeuta responsável, quais profissionais trabalham no local, os diferenciais que você oferece, há quanto tempo atua no setor, entre outros dados que julgar relevante.
Sempre, é claro, respeitando o português, sendo claro e objetivo, focando no que o seu público-alvo deseja.
6. Crie um blog e publique com frequência
Conteúdo rico e informativo é algo muito importante para conseguir se comunicar melhor com seus pacientes, diferenciar a sua marca e ainda melhorar o ranqueamento do seu domínio em mecanismos de pesquisa, como o Google.
Por isso, ter um blog é uma ótima forma de deixar seu site mais atrativo e de melhorar o seu marketing digital. Mas é preciso alguns cuidados para que suas postagens tragam retorno positivo, como:
- identificar os temas que sejam mais relevantes para o seu público-alvo;
- ter uma linguagem acessível a essas pessoas;
- postar com frequência;
- divulgar corretamente as suas postagens (via redes sociais ou para uma lista de e-mails, por exemplo);
- ter um blog otimizado e responsivo;
- criar um calendário editorial;
- desenvolver conteúdos que sejam realmente interessantes e úteis aos seus pacientes.
7. Facilite a interação
Além de todas essas ações, é muito importante que o seu site facilite a interação e a comunicação dos seus pacientes ou futuros pacientes com você. Por isso, crie uma área específica para contato, com o e-mail da clínica, os telefones e os links para as redes sociais.
Outras dicas que podem ajudar a ter um site mais atrativo dizem respeito ao design (com cores que estejam em sintonia com a sua marca), a identificação e a correção de erros (como páginas que não carregam ou links quebrados) e, claro, o uso de técnicas de otimização, que farão com que seu domínio apareça melhor classificado nos mecanismos de pesquisa.
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