O segmento da saúde vive em constante evolução e, vez ou outra, somos surpreendidos por metodologias e técnicas com as quais não estávamos tão acostumados. Diante dessa realidade, aprender um pouco mais sobre a quiropraxia e conhecer os seus benefícios pode ser de grande valia para quem deseja estar na vanguarda do setor.
Muito popular em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, a quiropraxia é amplamente utilizada não apenas por pessoas comuns, mas também por atletas de elite de diversas modalidades. E você, ficou interessado em aprender um pouco mais sobre esse tema? Então, continue a leitura e confira!
O que é a quiropraxia?
A quiropraxia, ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, é uma profissão que exige cursos específico de nível superior e é devidamente reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O quiroprata ou quiropraxista é o profissional responsável por atuar, diagnosticar e tratar nessa área.
A meta primordial é justamente a prevenção de eventuais distúrbios biomecânicos nos ossos, músculos, tendões, ligamentos, nervos e nas articulações em geral, com uma atenção especial para a coluna vertebral, tendo em vista que ela é o grande pilar de sustentação do corpo humano.
A sessão de quiropraxia é composta por técnicas manuais, posturais, prescrição de exercícios e de orientações sobre os hábitos dos pacientes. O maior diferencial é justamente os ajustes articulares, que são realizados por manobras rápidas, precisas e completamente seguras, permitindo que o organismo funcione de maneira harmônica.
Em linhas gerais, podemos dizer que a quiropraxia minimiza os riscos de desenvolver lesões, sendo indicada nos mais diversos casos, desde a melhora do desempenho de um atleta de elite até a redução de dores musculares em uma pessoa que cuida do serviço doméstico ou um advogado, por exemplo.
Também é um excepcional coadjuvante no tratamento de diversas patologias comuns nos dias de hoje, como lombalgias, cervicalgias, atrofias, tendinites, hérnias de disco, escoliose, cifose, lordose, cefaleias, fibromialgia e muito mais.
Como funciona uma sessão de quiropraxia?
Uma sessão de quiropraxia funciona de forma similar como qualquer tratamento, como o de fisioterapia, por exemplo. Os clientes procuram um profissional especializado, marcam uma consulta e relatam os seus problemas e desconfortos. O quiropraxista analisará os dados e sinais e será capaz de localizar a causa dos problemas, tratando-a.
No atendimento em si, o profissional utilizará métodos físicos para promover os ajustes necessários nas articulações. Posteriormente, se for o caso, ele poderá indicar alguns exercícios, treinamentos e mudanças de hábitos para promover a reabilitação adequada e maximizar os benefícios obtidos com as sessões de quiropraxia.
A maioria dos pacientes relata uma sensação bastante agradável após os atendimentos, apresentando, por muitas vezes, melhoras acentuadas na mobilidade da articulação e redução das dores. No entanto, dependendo da pessoa, apresentar um pouco de cansaço logo após as sessões pode ser perfeitamente normal.
Quais são os benefícios da quiropraxia?
A quiropraxia tem diversos benefícios. Confira alguns deles:
Ajusta a coluna vertebral
Um dos grandes benefícios da quiropraxia é que ela permite um ajuste minucioso da coluna vertebral, e isso é muito importante, sobretudo para pessoas que apresentam dor na região. A cervicalgia (dor no pescoço) e a lombalgia (dor na região lombar), por exemplo, são algumas das campeãs de reclamações e podem melhorar bastante com o tratamento.
Essas duas áreas são submetidas a muita sobrecarga e acabam ficando tensas, reduzindo o fluxo sanguíneo para essas regiões, o que gera dor e reduz a capacidade de recuperação. Trabalhos que exigem que a pessoa fique muito tempo sentada e a má postura também contribuem para o problema.
O quiropraxista, por sua vez, analisará as causas do incômodo e utilizará técnicas para minimizar o problema, ajustando a coluna e permitindo um fluxo sanguíneo melhor, reduzindo as dores e liberando as zonas de tensão muscular, causando alívio e melhorando a função geral do corpo do paciente.
Reduz a dor de hérnias e protrusões de disco
Os discos intervertebrais são estruturas fibrosas presentes entre os corpos das nossas vértebras, na articulação propriamente dita. Os discos são formados por um anel fibrosos e um núcleo pulposo que absorve os impactos comuns do dia a dia, garantindo a mobilidade dessas estruturas.
Em caso de uma sobrecarga excessiva ou um trauma, especialmente após uma certa idade, esse anel fibroso pode se romper, causando a protrusão ou a hérnia de disco. Esse quadro ocasiona muita dor, fraqueza e até a perda de movimentos, dependendo do nível de compressão do nervo.
A quiropraxia, em conjunto com a atuação de um médico especialista, será fundamental para dar mais qualidade de vida e também para evitar que a protrusão possa resultar em comprometimentos neurológicos e mais gravidade do quadro.
Trata lesões por esforço repetitivo
A lesão por esforço repetitivo (LER) é um mau moderno que vem se tornando cada vez mais comum em nossa sociedade. Em linhas gerais, essas são aquelas lesões que têm origem em movimentos que temos que fazer diversas vezes, como o manuseio do mouse, por exemplo.
Essa situação acarreta na compressão do nervo mediano, que fica localizado entre a mão e o antebraço, gerando a síndrome do túnel do carpo. Os sintomas mais comuns são fraqueza, formigamento e dor.
Além da prevenção, a quiropraxia atua minimizando as dores e tornando essa articulação mais ajustada, permitindo a passagem adequada do fluxo sanguíneo e o relaxamento dessa musculatura que costuma fica tensa.
Como o quiropraxista também prescreve exercícios e dicas de estilo de vida, essa é uma situação na qual vale apostar, por exemplo, em um equipamento ergométrico, que tenha sido projetado corretamente para minimizar os riscos de danos à região dos punhos e que posicione as mãos em uma altura mais adequada.
Como podemos observar, a quiropraxia tem um papel importante na melhoria da qualidade de vida de qualquer pessoa, independentemente da sua idade, condicionamento físico, gênero ou área de atuação profissional. Os ajustes melhoram as dores, tornam o organismo mais forte e permitem muito mais saúde para encarar qualquer desafio.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a se informarem também!