Saber quando contratar funcionários para uma clínica de fisioterapia é uma estratégia que exige planejamento, análise de custos e avaliação da produtividade da empresa. Nesse sentido, o gestor deve ponderar a inserção de novos colaboradores com a posição financeira da clínica.
Ademais, é crucial uma análise do cenário econômico brasileiro para optar por contratações ou pela capacitação de funcionários, para não ter prejuízos em longo prazo. Isso porque a admissão de novos colaboradores implica em encargos tributários, fiscais e pessoais, o que pesará significativamente no orçamento da clínica.
Também é fundamental que os gestores identifiquem as principais responsabilidades dos novos colaboradores para evitar desperdício de tempo e dinheiro com contratações inadequadas. Sendo assim, o processo seletivo deve ser objetivo e atendendo as exigências da função.
Ou seja, os funcionários serão avaliados quanto ao seu conhecimento técnico, em caso de profissionais de saúde, ou sobre a sua capacidade de organização das tarefas e da dinâmica da clínica.
Por isso, se você não sabe quando contratar funcionários para sua clínica, fique atento às recomendações que daremos a seguir. Boa leitura!
Aumento da demanda
Ao abrir uma clínica de fisioterapia é comum contar apenas com poucos funcionários técnicos e administrativos. À medida que o número de pacientes aumenta, é interessante pensar na ampliação do quadro de colaboradores.
Isso porque a rotina estabelecida anteriormente não será eficiente para atender os pacientes de forma humanizada e atenciosa. E é nesse momento que as reclamações podem ocorrer e a clínica ficar com uma imagem negativa.
Assim, os gestores devem abrir um processo seletivo para escolha de funcionários competentes e de preferência com conhecimento desse ambiente para facilitar o trabalho de integração.
Ampliação dos serviços
Uma clínica de fisioterapia que se dedica exclusivamente a terapias de reabilitação física tende a limitar suas potencialidades, pois tem equipamentos apenas para essa finalidade. E no atual momento econômico é imprescindível diversificar os serviços prestados.
Nesse sentido, expandir as atividades clínicas é uma proposta inovadora, porém carece de profissionais com experiência em procedimentos fisioterapêuticos ou de técnicas para avaliação específica, como a dermatofuncional.
Todavia, para garantir o retorno financeiro desse investimento, é preciso fazer a divulgação correta do serviço, enfatizando os benefícios clínicos das novas terapias inseridas.
Investimento em mídias sociais
O fisioterapeuta não pode realizar serviços pela internet, ou seja, não é permitido fazer uma consulta virtual. As justificativas são diversas, mas se relacionam, basicamente, com a falta de contato presencial com o paciente, o que impossibilita uma anamnese completa.
Todavia, é possível a divulgação dos serviços por meio das mídias sociais, enfatizando os aspectos de conteúdo clínico e não como estratégia de promoção do consultório fisioterapêutico.
No mercado da saúde é fundamental investir em práticas diferenciadas para atrair novos pacientes. Nesse contexto, é essencial procurar especialistas para realizar as atividades por meio das redes sociais.
Os novos funcionários serão responsáveis por inserir conteúdos interessantes no Facebook, Instagram, Twitter e demais redes sociais. Com as técnicas corretas, os profissionais poderão sensibilizar um número maior de possíveis pacientes.
Além disso, os especialistas em mídias sociais poderão elaborar sites atrativos, acompanhar as visualizações dos conteúdos e monitorar as principais dúvidas das pessoas para investir em técnicas diferenciadas de convencimento.
Visitação em clínicas médicas
Os fisioterapeutas podem realizar um excelente trabalho clínico, porém nem sempre são reconhecidos por outros profissionais de saúde. Dessa maneira, uma forma de melhorar essa situação é realizar visitação médica.
Trata-se de uma forma de conscientizar os médicos por meio de visitas em seus consultórios abordando as principais terapias de reabilitação e tratamentos complexos para recuperação física do paciente.
Sendo assim, seria necessário recrutar fisioterapeutas com conhecimento clínico aprofundado nas rotinas da clínica e que desenvolvam um trabalho constante com os médicos para captar novos pacientes.
Implantação de terapias específicas
Um grande investimento tecnológico requer profissionais capacitados para manejar os equipamentos adequadamente. Assim, alguns aparelhos necessitam de manuseio cuidadoso para evitar danos ao paciente.
Nesse caso, não estamos considerado o tratamento com bolas ou outros acessórios de fácil utilização e acompanhamento pelo fisioterapeuta e paciente, mas sim aqueles procedimentos que incluem uma prática apropriada aliada ao conhecimento embasado.
Terapias que utilizam laser, ultrassom, eletroterapia, termoterapia, técnicas diferenciadas nos diversos tipos de reabilitação, entre outros equipamentos, necessitam de profissionais com know-how para entender as diversas funções dos sistemas tecnológicos e como executá-las adequadamente.
Ademais, esses indivíduos devem reconhecer quando o aparelho está apresentando problemas, se é indicado a renovação dos equipamentos ou se a manutenção corretiva resolverá a situação.
Sobrecarga de trabalho
Quando percebe-se que os funcionários estão estressados devido à sobrecarga de atividades, esse é momento de oferecer qualidade de vida a eles. Isso porque, nessa situação, o nível de absenteísmo costuma ser grande.
Quando isso acontece, os colaboradores se sentem pressionados, desmotivados e perdem o interesse pelo trabalho. Muitos se tornam agressivos, tornando o clima organizacional negativo para se conviver.
Além disso, dependendo das atribuições estabelecidas, alguns fisioterapeutas precisam delegar atividades administrativas para conseguir realizar o acompanhamento clínico com qualidade.
Portanto, a contratação de funcionários para executarem atividades administrativas tende a reduzir significativamente a sobrecarga de trabalho dos fisioterapeutas que tentam conciliar, sem sucesso, essas duas habilidades.
Expansão do horário
O horário comercial é um intervalo de funcionamento condizente com a rotina da maioria dos pacientes que necessitam de atendimento. Todavia, alguns indivíduos podem solicitar horários especiais.
Caso essa demanda seja frequente, é interessante pensar na viabilidade de estender o horário nos dias da semana ou abrir também aos finais de semana e feriados. Nessa situação, a contratação de funcionários é obrigatória.
Avaliando essa possibilidade, os gestores não perderão clientes e o consultório terá maior produtividade dos serviços prestados e garantirá atendimento para aquelas pessoas que necessitam de horários alternativos.
Entender quando contratar funcionários para um consultório exige conhecimento dos processos internos, das demandas externas e da avaliação financeira do negócio. Além disso, é importante considerar o panorama econômico brasileiro para tomar decisões gerenciais corretas.
E você, como tem avaliado a possibilidade de contratação? Quais critérios você tem utilizado? Quer ficar por dentro de notícias do universo fisioterapêutico? Então, acompanhe nossas atualizações pelo Facebook, YouTube e Instagram!