Você sabe o que é microfisioterapia? Descubra agora!

Você já imaginou que tudo o que vivenciamos e sentimos pode ficar guardado, não apenas no nosso inconsciente, mas também no nosso corpo? Pois essa é uma das premissas da microfisioterapia.

Uma técnica originada na França e ainda recente no Brasil, que promete curar dores físicas e emocionais por meio do toque, ajudando o corpo a promover a autocura e a conseguir superar os traumas vividos.

Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é microfisioterapia?

A microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que busca tratar a causa da patologia e não apenas os sintomas. Os tecidos têm energia vital, e quando são agredidos de alguma forma (seja fisicamente ou psicologicamente) acabam perdendo essa energia e as células não conseguem funcionar como deveriam.

É nesse momento que entra em cena o trabalho do microfisioterapeuta que busca, por meio do toque da pele e dos órgãos, entender quais são as causas do problema e ajudar o corpo a promover a autocura.

Para compreender essa memória celular, os profissionais da área precisam ter sólidos conhecimentos em embriologia, ontogênese e filogênese, identificando no corpo áreas que perderam a sua vitalidade normal, promovendo a regulação das partes afetadas.

A base de estudos primordial da microfisioterapia é a embriologia. Ou seja, todos os nossos órgãos, incluindo a pele e o cérebro, têm a mesma origem embrionária, e por isso guardam uma relação profunda.

Assim, mesmo que não percebamos, podemos sofrer vários “ataques” ao nosso organismo, seja por problemas físicos ou por questões emocionais. Os sentimentos acabam sendo registrados pelo sistema nervoso e continuam influenciando a nossa saúde se não forem tratados.

Com os toques certos, o microfisioterapeuta consegue estimular o sistema nervoso e reestabelecer o equilíbrio.

A microfisioterapia é uma técnica reconhecida no Brasil?

Como dissemos, a microfisioterapia ainda é recente por aqui. Ela foi desenvolvida na França, em 1983, pelos fisioterapeutas Patrice Benini e Daniel Grosjean. No Brasil, a técnica ainda não é regulamentada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e não há nenhuma espécie de formalização.

Contudo, já existe um grupo de trabalho dentro do próprio Conselho que está estudando a microfisioterapia, integrando-a no rol das técnicas complementares integrativas. De qualquer forma, o curso de formação apenas aceita fisioterapeutas.

Quais são os benefícios dessa técnica?

Inúmeras pesquisas têm sido feitas para tentar compreender melhor e definir os benefícios trazidos pela microfisioterapia. Diversos pacientes que se submetem ao tratamento relatam melhoras de dores crônicas e agudas, de problemas emocionais, de questões referentes ao sistema imunológico e até na prevenção de doenças.

A principal vantagem é que, pela técnica não ser invasiva, ela permite que qualquer pessoa usufrua dos seus benefícios, independentemente da patologia que apresente.

Assim, podemos resumir alguns benefícios da microfisioterapia como:

  • tratamento de dores crônicas e agudas;
  • melhoria no estado emocional;
  • identificação das causas de doenças e tratamento focado nessas fontes, e não apenas em amenizar os sintomas;
  • prevenção de doenças;
  • estímulo ao sistema imunológico;
  • melhora de alergias e de problemas respiratórios.

Quais são as indicações?

Como dissemos, existem diversas patologias tanto físicas quanto emocionais que podem ser tratadas com a microfisioterapia. Veja algumas delas:

  • enxaqueca;
  • depressão;
  • síndrome do pânico;
  • transtornos de ansiedade;
  • alterações hormonais;
  • problemas em recém-nascidos;
  • asma;
  • rinite;
  • bronquite;
  • sinusite;
  • alergias;
  • distúrbios do sono;
  • hiperatividade;
  • traumas emocionais;
  • déficit de atenção;
  • fibromialgia;
  • dores na coluna;
  • dores musculares;
  • artrite e artrose;
  • traumas físicos;
  • entorses.

Como funciona uma sessão de microfisioterapia?

Uma sessão de microfisioterapia dura de 45 a 60 minutos, e já é possível notar melhora significativa após apenas um encontro com o profissional. Porém, em alguns casos, podem ser necessárias mais duas ou três sessões até o pleno restabelecimento do paciente.

Geralmente, o profissional inicia a sessão fazendo uma anamnese completa, identificando a queixa principal do paciente. A partir disso, a pessoa será deitada em uma maca e o microfisioterapeuta iniciará a busca pelos tecidos que perderam sua vitalidade por meio do toque.

Uma vez definida a causa do problema e onde está a perda de energia vital, o profissional conversará com o paciente buscando entender quando ocorreu o trauma, permitindo que a pessoa compreenda o motivo da desordem, auxiliando na prevenção da doença.

A partir de então, o microfisioterapeuta fará uma estimulação buscando ativar o processo de autocura no corpo do paciente. Tudo isso é feito por meio da palpação, como um diálogo direto com a memória tecidual da pessoa.

Se o paciente precisar de mais sessões, deverá fazer o agendamento com um período espaçado de três semanas a um mês, dando ao corpo tempo suficiente para assimilar o tratamento. Também é possível realizar uma sessão por ano, de modo preventivo, ou a cada seis meses para o controle de sintomas agudos.

Quais são os cuidados após uma sessão de microfisioterapia?

Após a sessão, o corpo começa o processo de autocura, e isso pode trazer alguns sintomas desagradáveis nos primeiros dois ou três dias, como diarreia, dor de cabeça, vômitos, cansaço, dor, crise emocional, entre outros, devido, principalmente, à liberação das memórias que estavam agredindo o corpo.

Por isso, é muito recomendado descansar após as sessões, evitando atividades físicas ou a ingestão de medicamentos — salvo os de uso contínuo. Outra recomendação é beber bastante água, de 1,5 a 2 litros por dia.

A microfisioterapia funciona por meio da autossugestão?

Essa é uma dúvida comum de alguns pacientes, justamente pela microfisioterapia atuar de forma diferente do que estamos acostumados nos tratamentos padrões de saúde.

Porém, a técnica tem sido aplicada com sucesso em pessoas de várias idades, inclusive recém-nascidos, que não podem ser autossugestionáveis. Além disso, mesmo pacientes bastante descrentes costumam relatar melhoras após as sessões.

De qualquer forma, diversos estudos científicos têm sido feitos buscando avaliar os resultados da técnica. No site de microfisioterapia da França é possível encontrar um compêndio com várias publicações científicas sobre os efeitos do tratamento em várias questões, como cervicalgias, fibromialgia, lombalgia e assim por diante. Em todos eles, foram verificadas melhoras significativas nos grupos estudados.

Como você pôde notar, a microfisioterapia é mais uma novidade no universo da saúde, que busca, por meio de técnicas manuais, encontrar a origem real das doenças, tratando-as de maneira mais efetiva, independentemente de a causa ter sido um trauma físico ou psíquico — mostrando que o nosso corpo e a nossa mente estão o tempo todo integrados.

Para quem deseja diferenciar o consultório de fisioterapia e prestar um serviço capaz de encantar os pacientes, a microfisioterapia pode ser uma técnica interessante, principalmente se aliada aos tratamentos convencionais a fim de promover uma reabilitação mais rápida e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas.

Gostou de saber mais sobre microfisioterapia? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e divida essas informações com os seus amigos profissionais da saúde!