Atendimento humanizado é um procedimento clínico em que os profissionais de saúde entendem as queixas dos pacientes e acolhem seus sentimentos sem julgar as atitudes emocionais dos indivíduos.
Esse acolhimento promove uma relação terapêutica baseada na confiança e atende as expectativas dos pacientes. Além disso, as condutas terapêuticas são analisadas e administradas de forma bilateral, sem imposições de nenhuma parte.
Desenvolver o atendimento humanizado exige preparo, técnicas adequadas e materiais administrativos para que a implantação seja efetiva e garanta resultados promissores para a gestão.
Além disso, os profissionais clínicos necessitam de capacitação em sua área de atuação para evitar intervenções desnecessárias ou não condizentes ao perfil do paciente, principalmente aqueles que passam por sessões de fisioterapia e reabilitação.
Quer saber como aplicar o atendimento humanizado em sua clínica de fisioterapia? Então, acompanhe nosso post de hoje e descubra!
1. Identifique as falhas no atendimento
Os fisioterapeutas realizam a anamnese de forma objetiva, se preocupando com a identificação e as causas dos problemas e, muitas vezes, fazem essa atividade de maneira automática, sem considerar as queixas subjetivas, exceto a dor aparente.
Na ânsia de encontrar os problemas osteoarticulares do paciente, não percebem sentimentos que podem precipitar ou desencadear desconfortos para o indivíduo. Exemplo disso é a pessoa que relata aumento da pressão arterial quando discute com os filhos ou que reclama que sente mais dores quando precisa realizar as atividades sem ajuda.
Também podem ser percebidas dificuldades em efetuar os exercícios propostos para serem executados nas residências, pois os pacientes relatam falta de iniciativa ou compreensão por parte da família.
Todos esses aspectos devem ser levantados para encontrar uma solução eficiente para a melhoria do quadro do paciente, redução de custos com os procedimentos e aumento da qualidade de vida.
2. Capacite os fisioterapeutas
Após identificar os fatores influenciadores nas avaliações e intervenções fisioterapêuticas, é preciso discutir adequadamente essas situações com os demais profissionais de saúde. Assim como é preciso integrar esses pontos ao perfil socioeconômico do paciente.
Diante dessas informações clínicas e da avaliação das condições ambientais do paciente, é aconselhável buscar referências que associem técnicas de humanização em fisioterapia adequadas ao perfil do indivíduo.
Para tanto, é recomendável o estudo em conjunto dos casos clínicos complexos, o levantamento das principais propostas de intervenção e as formas de monitoramento do tratamento. Assim, os profissionais da sua clínica podem se tornar referência no mercado.
Os indivíduos tratados de forma humanizada lembrarão dessa conduta e indicarão os serviços para os outros pacientes que deles necessitam.
3. Invista na equipe administrativa
O atendimento humanizado deve ser estendido às ações advindas da equipe administrativa, na forma de encontrar resolutividade para as demandas dos pacientes e oferecer um ambiente confortável e acessível a todos.
Nesse sentido, o ambiente deve ser planejado com moveis confortáveis, acesso a hidratação (filtros de água), banheiros e interatividade (televisores, painéis eletrônicos etc.), além do layout acessível, que deve facilitar o deslocamento dos indivíduos.
Também é interessante que os formulários e procedimentos sejam informatizados para agilizar as atividades, diminuir o tempo de espera e proporcionar mais organização na rotina existente.
4. Faça um levantamento das métricas de qualidade
O atendimento humanizado deve alcançar um nível de satisfação do usuário ao ponto de ele indicar os serviços para outras pessoas. A forma de tratamento e as oportunidades oferecidas devem ser sempre bem-avaliadas.
Com base nisso, é essencial levantar métricas de qualidade por meio de questionários de satisfação ao paciente, percentual de marcação de consultas e índice de desistência aos procedimentos para avaliar a situação. Estes dois últimos servem para avaliar a produtividade dos serviços.
Caso seja detectado algum desvio de qualidade, é preciso entender os problemas, levantar hipótese e propor mudanças ao longo do tempo. Em algumas situações, uma consultoria externa sobre atendimento ao paciente pode ser bem-vinda.
5. Mude os paradigmas clínicos
O atendimento clínico alterou-se negativamente nos últimos anos, com imposição de terapias desnecessários e sobreposição da opinião científica em detrimento das percepções do paciente.
Exemplo disso é a insatisfação dos pacientes frente às longas sessões de fisioterapia, o que acaba gerando má adesão ao tratamento, apesar de muitos entenderem a importância desses procedimentos para a melhoria do quadro clínico.
Pensando nisso, muitos fisioterapeutas têm se colocado no lugar do paciente e criado alternativas diferenciadas para estimulá-lo a executar os exercícios propostos. Alguns profissionais estão, inclusive, investindo em canções motivacionais ou técnicas de estimulação individual.
6. Adquira equipamentos modernos
A humanização do atendimento deve levar em consideração o conforto do paciente. Em clínicas de fisioterapia, os equipamentos fazem parte do processo de reabilitação e fortalecimento muscular.
Nesse sentido, os gestores devem se preocupar em adquirir tecnologias mais eficientes para garantir os resultados em menor tempo, que sejam confortáveis e modernas e não causem problemas durante a utilização.
Adicionalmente, a supervisão contínua dos fisioterapeutas é imprescindível ao processo, pois transmite confiança aos pacientes, além de ser possível redirecionar os movimentos desejados e monitorar o número de repetições realizadas.
7. Identifique a experiência subjetiva
A experiência subjetiva em relação ao tratamento fisioterapêutico é avaliada conforme a importância e o significado dessa estratégia clínica para o paciente. Se o indivíduo a considera como algo fundamental, a chance de adesão ao tratamento é grande.
Porém, se o paciente tiver a impressão de que as sessões de fisioterapia não darão resultado, que é algo apenas para amenizar o problema e não vê credibilidade na terapia, a possibilidade de não comparecimento à clínica é grande.
A partir dessas informações, os fisioterapeutas poderão analisar condutas de sensibilização conforme a personalidade de cada indivíduo, de forma a convencê-lo dos benefícios da terapia. Assim, o resultado será alcançado em menor tempo e o paciente ficará satisfeito.
Atendimento humanizado é aquele em que os profissionais clínicos acolhem todas as necessidades biopsicossociais do paciente. Nesse sentido, ele compreende as queixas clínicas, relaciona com aspectos comportamentais e emocionais, elabora uma hipótese diagnóstica e propõe intervenções para serem analisadas em conjunto. Sabendo dessa importante técnica, é fundamental desenvolver a humanização para fortalecer a relação terapêutica e desenvolver critérios de monitoramento dos parâmetros implantados.
E você, já implantou o atendimento humanizado em sua clínica de fisioterapia? Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este texto nas redes sociais!