A inauguração do estúdio de pilates é, certamente, um dos momentos mais esperados por qualquer empreendedor. Após escolher o ponto comercial, reformá-lo, comprar e instalar os equipamentos, espera-se que ele esteja pronto para as aulas, não é mesmo?
Bom, não é bem assim. Afinal, é provável que o fisioterapeuta que acabou de abrir o estúdio ainda não tenha alunos. Nesse cenário, a inauguração tem um papel importantíssimo. Se bem-feita, ela é capaz de atrair as pessoas para o novo negócio.
Quer saber como fazer uma abertura de sucesso? Então, confira 7 dicas infalíveis!
1. Aguce a curiosidade dos alunos
Antes de qualquer empreendimento ser inaugurado, é comum que as pessoas fiquem curiosas sobre o que vai funcionar ali. Caminhões estacionando, aparelhos sendo instalados e pessoas novas circulando pelo local são alguns dos fatores que aguçam a expectativa dos potenciais alunos. Nesse sentido, que tal usar isso ao seu favor?
Se o seu objetivo é fazer uma inauguração de sucesso, invista em táticas para aumentar a curiosidade sobre o seu empreendimento. Para isso, existem algumas dicas, como:
Instalação de faixas
Assim que você alugar o espaço em que funcionará o seu negócio, coloque uma faixa com frases chamativas, como: “em breve!” e “BH está prestes a ganhar o melhor estúdio de pilates do Brasil!”. O ideal é ser criativo e fazer com que o cartaz chame a atenção.
Criação de um clima festivo
Balões, distribuição de brindes, música, coquetel: tudo isso chama a atenção das pessoas. Por isso, crie um clima festivo durante a semana de inauguração. Se possível, deixe uma mesa com biscoitos, café ou chá à disposição de quem for visitar o espaço.
Investimento em placas
Um dia antes da inauguração, invista em uma placa definitiva, que seja bonita, chamativa e clean. Aqui, tenha em mente que ela deve refletir a sua marca. Por isso, sempre que possível, contrate profissionais experientes para criar a identidade visual do estúdio.
2. Ofereça aulas experimentais gratuitas
Quem não gosta de fazer aulas gratuitas, não é mesmo? Nesse sentido, que tal oferecer uma semana (ou menos, dependendo da sua realidade) de pilates experimental?
Você pode ofertar essa promoção para quem comparecer à aberta do estúdio. Para chamar mais atenção dos futuros alunos, é possível colocar essa informação no próprio convite e no flyer de divulgação. Nesse caso, as chances de o evento receber um número expressivo de convidados aumentam significativamente. Para evitar confusão, uma dica é delimitar um número específico de aulas grátis (para os 100 primeiros, por exemplo).
3. Aposte em brindes para os convidados
Se você não quer oferecer aulas gratuitas, considere a possibilidade de dar pequenos brindes no dia da inauguração — essa estratégia também costuma ser bastante eficaz.
As bolinhas de cravo são opções úteis e com um bom custo-benefício. No entanto, também é possível investir em camisetas, canecas, chaveiros e muitos outros.
4. Dê descontos especiais para as primeiras matrículas
Outra forma de ganhar alunos ainda na inauguração é oferecendo descontos especiais nas primeiras matrículas. Você pode ajustar a quantidade e o percentual de acordo com a sua realidade, mas uma boa opção é dar de 10 a 15% de diminuição no valor da mensalidade para os 50 ou 100 primeiros alunos que se inscreverem no estúdio.
Isso é importante para estimular o senso de urgência das pessoas. Como a promoção é limitada a um número específico de alunos, eles tendem a “correr” para se matricular.
5. Invista em publicidade offline
Em tempos de internet, a publicidade online é importantíssima. Isso não quer dizer, porém, que as estratégias no mundo real devem ser extintas. Se você deseja ter um estúdio de sucesso, é fundamental vestir a camisa do empreendimento, literalmente.
Desse modo, faça camisetas do espaço, circule com ela em locais estratégicos e disponibilize o seu telefone de forma legível. Além disso, anuncie a inauguração do estúdio em veículos locais — principalmente aqueles especializados em vida fitness.
Pedir para os seus amigos e conhecidos recomendarem o novo empreendimento também é uma boa prática, já que o “boca a boca” continua sendo bastante eficaz.
6. Utilize as redes sociais ao seu favor
Além de divulgar a marca no mundo offline, quem deseja se destacar deve investir em estratégias na internet. Nesse sentido, as redes sociais são excelentes canais de divulgação. Para se ter uma ideia, 45% dos brasileiros usam o Facebook regularmente.
Com tanta gente nas redes, é impossível ignorarmos o poder delas. Por isso, faça uma página no Facebook, no Instagram ou em outro canal que você julgar necessário.
Depois, invista em fotos de boa qualidade, com design atrativo e disponibilize o telefone e o endereço do estúdio. Além disso, os anúncios publicitários nas mídias sociais são opções bastante eficazes para atrair quem ainda não conhece o novo espaço.
O interessante é que é possível fazer anúncios direcionados a públicos específicos. Para isso, basta limitar a publicidade a regiões, faixas etárias e sexos predefinidos, por exemplo.
7. Adquira equipamentos de ponta
A inauguração será o grande dia do seu estúdio! Nela, você vai mostrar as instalações e os equipamentos do espaço para as pessoas, fazendo com que elas entendam por que ele é diferente dos demais (você não precisa falar isso, mas tem que ficar subentendido).
Uma ótima forma de chamar a atenção — e, consequentemente, atrair alunos — é adquirindo equipamentos de boa qualidade. Para isso, procure empresas respeitadas no ramo e invista em instrumentos atuais e condizentes com as novas tecnologias.
A gameterapia, por exemplo, é uma técnica que têm chamado muita atenção das pessoas ao redor do mundo. Trata-se da utilização de jogos para tratar pacientes com diversos problemas. Por meio de softwares, é possível recuperar lesões, melhorar o condicionamento físico, fortalecer a musculatura, reeducar a postura e muito mais!
Por isso, se você quer sair na frente da concorrência, fique atento ao que há de mais novo em sua área — e a inauguração é um excelente momento para fazer isso!
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