Cadeira de banho: entenda seu papel na qualidade de vida do paciente

A cadeira de banho é um dos aparelhos indispensáveis para pacientes com limitações na locomoção ou que apresentam dificuldades para permanecerem na posição ereta durante a higienização corporal.

Também é recomendada para idosos que perderam o equilíbrio com o envelhecimento ou se sentem inseguros para tomar banho sem ajuda de acompanhantes ou pessoas da família.

Além disso, é importante mencionar também a importância da cadeira de banho em pacientes em fase de reabilitação, que buscam qualidade de vida e conforto nas atividades diárias.

Os benefícios do uso desse equipamento são diversos, pois ele organiza a rotina de todos os envolvidos, garante a higienização dentro das possibilidades e diminui o risco de contaminação microbiana nas partes do corpo.

Por isso, se você quiser saber a importância da cadeira de banho na reabilitação de pacientes e qualidade de vida, não deixe de ler este post. Confira!

Vantagens do uso da cadeira de banho

Melhora a higienização dos pacientes

A limpeza corporal diária é um hábito comum dos brasileiros se comparado às pessoas residentes em países europeus. Por isso, os pacientes que estão debilitados de forma temporária ou permanentemente sentem falta de uma higienização completa.

Além disso, a remoção da sujicidade corporal previne formação de úlceras de decúbito, a proliferação de fungos em pregas cutâneas e garante um frescor e vitalidade após o procedimento.

Adicionalmente, ao utilizar a cadeira de banho os pacientes poderão desfrutar de momentos relaxantes e higiênicos dentro das limitações físicas encontradas, diminuindo o suor e o mau cheiro provenientes de outras partes íntimas.

Promove a segurança do indivíduo

Existem diversos tipos de cadeiras de banho e cada uma tem uma indicação clínica específica. Cadeiras simples são recomendadas para indivíduos que precisarão dela por um período curto, pois apresentam menos funcionalidades.

Existem cadeiras mais complexas, que são acopladas a caixas coletoras de resíduos corporais (fezes e urina principalmente) e aquelas com braços escamoteáveis, que facilitam o transporte entre os cômodos da casa.

Também é possível adquirir cadeiras de banho para deficientes confeccionadas em PVC, que garantem conforto de praticidade no momento da higienização corporal além de serem seguras e convenientes para o paciente.

Outra novidade é a cadeira de banho para obesos, que tem um layout adaptado para esses pacientes e suporta até 150 kg, sendo indicada para qualquer faixa etária.

Nos modelos mais simples, não existem rodinhas embaixo, enquanto nas cadeiras mais complexas existem travas dianteiras, o que facilita a fixação em qualquer piso.

Algumas, ainda, têm cintos de segurança ao longo de sua estrutura para imobilizar os pacientes vítimas de traumatismos na coluna vertebral, situação que exige cuidados específicos.

Melhora a autoestima do paciente

A cadeira de banho facilitará a higienização dos pacientes que se sentem desmotivados após a situação que resultou na necessidade desse aparelho ou que ainda não tiverem experiências positivas durante o uso.

Pessoas que ainda estão assimilando a condição clínica permanente, frequentemente se sentem depressivas e sem ânimo para fazer algumas atividades, inclusive a higienização, enquanto outras se tornam resistentes porque não foi indicada a cadeira mais adequada à sua condição física. Por isso, retornam à rotina sem o uso desse artefato, o que pode comprometer seriamente a limpeza corporal e a segurança do paciente.

Sendo assim, os acompanhantes, profissionais de saúde e familiares devem incentivar o paciente a iniciar ou retomar o uso da cadeira do banho para melhorar a autoestima e aceitar a nova condição clínica.

Possibilita um banho mais completo

Antigamente o banho dos pacientes acamados ou com restrições para ficarem em posição ereta era feito com panos umedecidos passados ao longo do corpo, deixando a limpeza completa somente para as partes íntimas.

Com a evolução tecnológica, surgiram as cadeiras com diversas funcionalidades que proporcionaram uma limpeza corporal mais adequada e embaixo do chuveiro — condição permitida atualmente devido ao material usado na confecção dos equipamentos.

Dessa forma, é possível incluir a higienização frequentemente e torná-la um hábito prazeroso e contínuo. Basta apenas selecionar o modelo que atende às necessidades clínicas do paciente.

Facilita a adaptação à nova rotina

A utilização da cadeira de banho proporciona emoções conflitantes nos pacientes que necessitam dela: de um lado, observa-se a autonomia para realizar a atividade higiênica por conta própria, enquanto do outro percebe-se a dependência de familiares para a limpeza corporal, que para alguns é um fato constrangedor.

No primeiro caso, verifica-se uma excitação do paciente em poder desfrutar do momento do banho de forma independente, utilizando os produtos de higiene calmamente e aproveitando esse momento.

No segundo caso, percebe-se uma tristeza do indivíduo ao saber que necessita de cuidados de outras pessoas para seus hábitos de higiene. Todavia, com intervenções de caráter positivo, esse tempo pode ser divertido para ambos.

O mais importante nessas situações é adaptar a nova rotina de maneira que não se torne estressante e cause novas complicações clínicas no paciente. Por isso, recomendações dos especialistas são bem-vindas nesse quesito para mostrar os benefícios da utilização desse aparelho.

Garante mais qualidade de vida

Qualidade de vida é a percepção do indivíduo em relação à sua condição atual. Nesse contexto, são englobadas as intervenções clínicas para o conforto do paciente e os sentimentos dos doentes em relação ao processo.

Sendo assim, as intervenções terapêuticas devem propiciar menor risco de problemas clínicos, ausência ou eliminação de dor e todas devem ser discutidas com o paciente e seus familiares.

Nesse cenário, os fisioterapeutas são os profissionais que podem ajudar nessa situação. Eles serão responsáveis por indicar a cadeira de banho mais condizente ao estado do paciente e fornecer as informações sobre o uso correto, além de promover um atendimento humanizado e integral.

Também deverá acompanhar essa adaptação no ambiente residencial e se certificar da segurança dos procedimentos e de avaliar a percepção do paciente em relação ao problema.

A cadeira de banho é um aparelho imprescindível para pacientes com dificuldade de locomoção, para aqueles que não se sentem confortáveis para permanecerem na posição ereta ou em situações temporárias que a exigem. Sendo assim, a escolha do equipamento deve ser feita por um especialista no assunto, analisando quesitos como conforto, segurança e qualidade de vida do paciente.

Você sabia desses benefícios que as cadeiras de banho podem proporcionar? Essas informações foram úteis? Então, compartilhe este post em suas redes sociais!