Estar presente no Facebook não é mais um diferencial, e sim uma necessidade para qualquer profissional que deseja atrair e captar novos clientes. Afinal, de acordo com os dados do próprio Facebook, os brasileiros somam mais de 100 milhões de usuários, sendo que mais de 45% da população do país acessa a rede social mensalmente.
Para a área de fisioterapia, a presença na rede social mais importante de todo o mundo também é essencial, ajudando você a diferenciar os seus serviços e a sua clínica. Mas é claro que para conseguir esses objetivos é muito importante realizar uma boa campanha no Facebook, e por isso nós montamos este conteúdo repleto de dicas. Confira!
Construa a sua página de maneira profissional
Esse é o primeiro passo na hora de pensar em uma campanha no Facebook, afinal a sua página funcionará como uma verdadeira vitrine do seu negócio. Por isso, é essencial que você crie uma página de empresa (e não um perfil pessoal), se atentando para colocar os dados sobre o seu negócio como:
- site, e-mail e outras formas de contato;
- endereço e telefone atualizado;
- breve explicação sobre a sua clínica (tempo de atuação, principais serviços oferecidos, entre outros);
- fotos e logotipo da sua empresa;
- imagem de capa no tamanho certo, sem cortar nenhuma informação ou parecer amadora.
Aproveite também para linkar a sua página no Facebook com as outras redes sociais do seu negócio, principalmente com o perfil no Instagram.
Invista no relacionamento
É muito importante se lembrar que, ainda que o Facebook ofereça a opção de gerar negócios na sua plataforma, as pessoas estão na rede social para interagirem entre si. Por isso, tente não ser tão incisivo nas suas vendas, mas sim se relacionar com quem curte a sua página.
Em qualquer estratégia digital, é fundamental que as pessoas curtam, compartilhem e comentem nas suas postagens, mostrando engajamento e relacionamento com a sua marca, confiando no seu serviço e se lembrando de você para quando precisarem de serviços de fisioterapia.
Por isso, fique sempre de olho nas notificações e informações da sua página, seja solícito e responda a todos os comentários e mensagens que recebe e, claro, preste atenção sobre os dados do seu negócio.
Na sua página no Facebook, você consegue ter acesso a dados importantes, como o tipo de público que mais interage com as suas postagens, a região de origem dessas pessoas, a faixa de idade e o sexo e também os tipos de posts e os horários que geraram maior engajamento.
A partir desses dados, tente criar uma estratégia focada nas necessidades dessas pessoas, planejando postagens nos melhores horários para o seu público e que esteja de acordo com o perfil dele.
Crie conteúdo informativo
Um erro muito comum quando pensamos em campanhas no Facebook é apenas criar conteúdo publicitário, tentando focar em mostrar como os nossos serviços são superiores aos da concorrência. Como falamos no tópico anterior, as pessoas estão nas redes sociais para, primeiro, interagirem, e depois realizarem algum negócio.
Por isso, o ideal é balancear as suas postagens entre 80% de conteúdo informativo e 20% sobre a sua clínica. Investir em conteúdo informativo ajuda os seus seguidores a conhecerem mais o universo da fisioterapia e, claro, darem mais valor a esse tipo de serviço.
Você poderá dar dicas para evitar lesões esportivas, os principais motivos para dores no joelho, curiosidades sobre os recursos fisioterápicos voltados à estética, dicas de saúde geral, entre outras — sempre de acordo com as características e os interesses das pessoas que curtem a sua página ou que formam a sua rede de pacientes.
Use imagens atrativas ou pequenos vídeos
O Facebook é uma rede social visual e por isso conteúdos que têm esse tipo de apelo costumam criar maior engajamento. Assim, sempre pense com cuidado na imagem da sua postagem.
Você poderá criar infográficos, utilizar imagens que se relacionem com o seu público e até investir em pequenos vídeos, como depoimentos de pacientes, informações médicas e de saúde ou até da sua clínica. Só tome cuidado para que esses vídeos não sejam muito longos e cansativos, e quando for postá-los, prefira fazê-lo diretamente no Facebook (em vez de incluir links do YouTube, por exemplo).
Crie promoções
O fisioterapeuta não pode, de acordo com o código de ética da profissão, comercializar diretamente os seus serviços pela internet, mas sim utilizá-la como forma de divulgação do seu trabalho.
Dentro desse cenário, é possível pensar em promoções que ajudem a movimentar a sua página (e consequentemente a sua marca), fazendo com que mais pessoas compartilhem um determinado post, ajudando a fazer com que o seu negócio atinja ainda mais pessoas.
Você pode, por exemplo, sortear um brinde da sua clínica, ou até criar uma promoção de descontos para quem indicar novos pacientes para o seu negócio, compartilhar um post, fazer check-in na sua clínica, entre outras ideias.
Tenha um blog aliado à sua estratégia
Nem sempre é fácil conseguir converter as pessoas que curtem a sua página no Facebook em pacientes. Principalmente porque a rede social utiliza diversos algoritmos que tornam complicado chegar até os seus seguidores sem fazer anúncios.
Ter um canal próprio para poder falar diretamente com os seus pacientes é uma ótima maneira de conseguir atrair mais pessoas para o seu negócio. Assim, você poderá pensar em aliar um blog ao seu site e começar a produzir conteúdo informativo.
Conforme você for produzindo esse material, poderá usar o seu Facebook para divulgá-lo, ajudando a movimentar a sua página e ainda atraindo mais pessoas para conhecerem o seu site.
Pense em boas chamadas
Para que mais usuários cliquem nas suas publicações, além de uma imagem atrativa, você também deverá pensar em boas chamadas, que agucem a curiosidade. Geralmente, os posts em forma de perguntas atraem bastante atenção, assim como as listas, que são fáceis e rápidas de ler.
A melhor forma de saber o que funciona para a sua página, contudo, é sempre ficar atento às informações e dados de curtidas, comentários e compartilhamentos nas suas postagens.
Faça anúncios direcionados
Como dissemos, o Facebook tem algoritmos próprios que, muitas vezes, dificultam para que o empreendedor consiga movimentar a sua página sem realizar anúncios.
Você poderá anunciar tanto a sua página, buscando atrair mais seguidores, quanto impulsionar alguma publicação em específico (como no caso das promoções). O recomendado, contudo, é sempre personalizar o seu anúncio, direcionando-o para pessoas que estejam de acordo com o seu público-alvo e que sejam da região em que você atua.
Se você está inseguro, comece investindo um valor baixo e analisando o resultado das suas campanhas. Com o tempo, você conseguirá identificar quais tipos de anúncios trazem mais resultados para o seu negócio.
O importante na hora de montar uma boa campanha no Facebook é sempre tentar entender quem forma o seu público e quais são suas preferências, criando um conteúdo informativo, interessante e focado nas necessidades dessas pessoas, com periodicidade de postagem.
E aí, gostou das nossas dicas para uma boa campanha no Facebook? Ainda tem dúvidas? Conte para a gente nos comentários!