A rotina em um consultório de fisioterapia é muito corrida e exigente. Além da disputa com seus concorrentes, é fundamental prestar um serviço de qualidade, que mude a vida dos pacientes e que promova a melhora contínua da saúde.
Assim, os profissionais dessa área de atuação precisam se manter atualizados com as novidades do mercado para utilizar técnicas, equipamentos e estratégias que fazem a gestão crescer.
A cada dia que passa, surgem novos conceitos que favorecem a melhoria do serviço prestado, e um exemplo disso é a fisioterapia coaching.
O coaching é uma metodologia que já é utilizada em diversas outras áreas do conhecimento e vem encontrando grandes oportunidades de crescimento no ramo fisioterapêutico.
Com a leitura do nosso post, você vai aprender um pouco mais sobre esse assunto e como ele pode melhorar o seu posicionamento no mercado. Confira!
O que é a fisioterapia coaching?
O coaching é um modelo de atendimento que tem como principal objetivo a mudança de postura e posicionamento do cliente (coachee) para que algumas metas sejam alcançadas. Em alguns casos, elas estão relacionadas à melhoria do preparo físico ou até mesmo do uso de habilidades profissionais.
Para que isso aconteça, o coach (treinador) precisa causar um processo de reflexão no coachee a fim de desenvolver os pontos fortes e solucionar as questões que prejudicam o desempenho do cliente.
Essa transmissão de informações deve ser focada no presente e no futuro do cliente, facilitando a superação de obstáculos e evitando a sabotagem do planejamento realizado.
A fisioterapia coaching segue esses mesmos conceitos e se baseia na promoção da autonomia do paciente. Isso só pode acontecer quando o fisioterapeuta fortalece os conhecimentos e as técnicas do coachee, incentivando o autocuidado e a reflexão sobre a importância da qualidade de vida.
Como ela funciona?
A fisioterapia convencional é realizada para resolver uma lesão ou algum tipo de problema de saúde do paciente. A grande diferença para a fisioterapia coaching está relacionada à mudança a longo prazo da postura do coachee.
O profissional que atua nessa área não determina regras a serem seguidas à risca pelo paciente. É preciso desenvolver a consciência para introduzir novas rotinas e otimizar a qualidade de vida durante todas as etapas do tratamento.
Então, existem alguns passos fundamentais a serem aplicados por essa metodologia. Acompanhe:
Conheça o seu paciente
Todo tipo de negócio de sucesso deve conhecer as necessidades de seus clientes e projetos, e não poderia ser diferente para a fisioterapia coaching. Por se tratar de uma área de atuação que lida com pessoas diariamente e que tem muito contato humano, é essencial entender as demandas de cada caso em análise.
Uma entrevista motivacional é uma ótima ferramenta para ter uma visão diferenciada sobre a situação do paciente. Na maioria dos casos, ele busca um consultório de fisioterapia para resolver alguma enfermidade.
Por mais que existam sintomas evidentes e facilmente compreensíveis, você deve ouvir tudo o que o paciente tem a dizer antes mesmo de propor algum tipo de solução.
Planeje as ações
Todo tipo de mudança só pode ser alcançada quando as partes envolvidas trabalham em conjunto e com metas a curto, médio e longo prazo. Isso pode parecer óbvio, mas qualquer descuido é capaz de colocar em risco o sucesso das atividades.
Em um primeiro momento, o fisioterapeuta precisa atuar junto com seus pacientes para provocar modificações em suas rotinas. Por exemplo, se ele está com um pé quebrado, é necessário fazer um tratamento para resolver esse problema e também analisar seus motivos e causas.
Após isso, deve-se criar uma rotina para evitar a ocorrência desses incidentes no futuro, sempre levando em consideração a melhoria contínua da qualidade de vida do paciente.
Use boas ferramentas
Um diagnóstico preciso só pode ser realizado quando o fisioterapeuta utiliza equipamentos modernos e que facilitam a compreensão das características do paciente.
Portanto, faça questão de contar com os utensílios mais modernos que o mercado pode oferecer. Trabalhe com um parceiro com grande experiência do mercado e que, de preferência, tenha uma área educacional de cursos e certificações.
Seja um exemplo
O principal objetivo da fisioterapia coaching é provocar a reflexão, não é mesmo? Para que isso aconteça, é necessário acompanhar a evolução do paciente e utilizar ferramentas e estratégias que vão além do tratamento convencional.
Nessas horas, é fundamental que o fisioterapeuta seja um exemplo a ser seguido. De nada adianta tentar introduzir essas mudanças no coachee se você não as vivencia em sua rotina. Quando isso não acontece, o tratamento pode perder o foco e o paciente ficar desinteressado.
Então, mostre que as palavras e as técnicas ditas fazem parte do seu dia a dia e que você também está em um processo contínuo de melhoria da sua qualidade de vida. Como consequência disso, os pacientes se sentem mais motivados e engajados, e obtêm resultados positivos com mais facilidade.
Lembre-se de ser claro e objetivo em qualquer tipo de comunicação com os seus pacientes. Enrolá-los não é uma boa ideia e apenas traz consequências ruins para sua imagem no mercado. Não deixe que eles se confundam com o seu tratamento e use uma linguagem adequada e facilmente compreensível.
Quais são os seus benefícios?
É perceptível que a fisioterapia coaching precisa provocar mudanças na vida dos pacientes. Elas vão muito além do tratamento de problemas ortopédicos ou de coluna. Essa metodologia de trabalho utiliza processos e equipamentos modernos que ajudam na melhoria do bem-estar dos envolvidos.
Ao adotá-la em seu consultório, é possível fornecer um atendimento humanizado e diferenciado, que entende as necessidades de cada paciente e cria soluções customizadas para eles. Assim, você potencializa a sua carta de pacientes e oferece um tratamento mais completo e satisfatório.
Pacientes satisfeitos com o atendimento realizado indicam o seu serviço para amigos e colegas de trabalho e fazem com que você ganhe mais espaço e notoriedade no mercado. Por isso, a fisioterapia coaching é benéfica para todas as partes envolvidas.
E aí, gostou do conteúdo? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas também aprendam sobre o assunto!